quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Artigos: Como Escolher um Título e Nome para meu Blog/Site?

A mini-série de artigos que hoje trarei para o blog falará sobre como escolher um título e nome para seu blog/site.
Como já disse na coluna inaugural de artigos, no meio desse "mundo" onde muitos blogs e sites falam de um mesmo assunto, escolher um nome que se destaque no meio dessa "multidão" fica meio difícil. Então, através desses artigos, irei solucionar - pelo menos tentarei te ajudar - esse problema que assola muitos novatos nesse novo "mundo".

Primeiramente digo que escolher um nome é algo bem fácil. Não chega a ser um bicho de sete cabeças. O que você precisa fazer é apenas planejar e fazer uma pequena lista de nomes sugestíveis para seu blog/site. Mas antes e primeiramente tem que saber qual será o foco do seu trabalho e o que você apresentará aos seus leitores e visitantes. Se for falar de livros, não escolha um nome comum. Vou dar um exemplo, Falando de Livros. Tipo, esse nome de site/blog deixa evidente que se está falando de livros, mas é um nome comum e é fácil achar isso no meio do "mundo" literário. Há muitos blogs/sites com um nome semelhante, e mais um só faz aumentar o problema.

É necessário ter um nome original, que se destaque no meio de outros blogs e sites. O exemplo que dei de um nome de algum site de livros é só um em meio de vários outros exemplos. E as vezes quando há muitos nomes "genéricos" em meio a esse "mundo", fica algo repetitivo, e muitas vezes chega a ser algo prejudicante a divulgação de seu trabalho.

O nome também tem algo que atraia novos leitores, e se for algo simples, não haverá destaque e nem uma boa divulgação.

Vou dar o exemplo do nome do meu blog. Eu queria falar apenas de livros? A príncipio, sim, mas vi que também precisava de falar sobre filmes, algo que eu gostava. Que nome eu daria então? Filmes e Livros? Vi que eu precisava também falar sobre jogos de video-game, algo que eu também gostava. Agora ficava meio complicado dar um nome, que tivesse destaque e que fosse também original. Eu também tinha que falar sobre séries de TV, sobre histórias em quadrinhos e etc.

De forma geral, cheguei a conclusão que eu precisava dar um nome ao meu blog que abrangesse todos esses elementos. E finalmente coloquei Pensamentos do Joshua. Original? Sim. Tem destaque? Parcialmente.

Agora chego a um outro tópico. Um blog/site não se segura em sua divilgação apenas em seu nome, mesmo que ele tenha algo que atraia o leitor, é preciso que o próprio criador do site crie meios para divilgação.

Mas sobre isso falarei no próximo aritigo, que fechará a mini-série de artigos sobre títulos de blog/site. Depois darei início a uma próxima mini-série que falará sobre tema e foco do blog/site.

Aguardem...

2 comentários:

  1. Bom. Pela minha experiência na blogosfera, minha dica é que o nome do blog não seja muito extenso. E, se for literário, de preferência não misture books no meio, porque é muito comum e retira ou torna-se um empecilho a criatividade de um termo complementar. Tipo assim: books o quê? central books. Book Park. Book Read? É sempre complexo arranjar uma boa combinação.
    Aguardando a continuação das postagens. Se me permite a sugestão, fales de como socializar um blog e sobre escolher um layout maneiro, carregamento rápido e deslize prático.

    att.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é uma grande verdade isso que você falou. Sobre o termo books nos títulos de blogs ou sites, acho que, de a partir em diante alguma pessoa for colocar esse nome eu seu blog, acho ser prejudicial para si mesma. Há alguns já com o termo books, mas esses são os originais.
      E valeu pela dica.

      Abraços,
      Joshua

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...