sábado, 7 de janeiro de 2012

Resenha - A Professora Sumiu! de Maria da Glória do Castro

A professora sumiu!

"Madá é uma professora muito amada por seus alunos. Vive em uma cidade pequena e um dia desaparece misteriosamente. Vendo o desespero dos alunos, a cidade tenta entender o que aconteceu e como uma professora consegue despertar tanto a paixão de aprender em seus alunos."

Li esse livro no ano retrasado, mas como o blog não existia nesse tempo, escrever a resenha seria impossível. Agora me lembrei desse fantástico livro então decidi postar uma resenha sobre a obra.

Não é um livro muito conhecido, mas é o tipo de livro que diverte e nos brinda com uma maravilhosa história, que digamos, serve para passar o tempo e tal.

O livro conta a história de uma cidade pequena. Nesta cidade pequena existe uma escola, e nesta escola, uma turma que admira muito sua professora, Madá. Só que em um belo dia... Madá some. Sim! Some, desparece. E esse é o ponto forte do livro, e é ai que a hsitória dá uma guinada e as coisa começam a ficar mais interessantes e despertam a curiosidade do leitor.

Quatro alunos que gostam da professora muito, decidem então colher pistas e irem a procura de Madá. Mas nada será tão fácil assim. Quando as pistas são precárias, e a polícia não deixa pirralhos se meterem na casa da professora, as coisas começam a ficar difíceis para o lado dos quatro alunos, que fazem de tudo para descobrir o paradeiro de Madá.

O livro é fininho, mas tem uma história muito boa. Com uma narrativa rápida, a autora conta os fatos com clareza e não se demora nos capítulos. Não me lembro não, mas acho que li em um dia esse livro, e dá pra ter uma idéia como esse livro é saudável e dá pra se ler numa tardinha calma.

Mas falando dos personagens. Ao meu ver não são muito originais, e até me fizeram lembrar da série Os Karas. A capa também. Não sei se é coisa da minha imaginação ou não sei mesmo, rs. Mas continuando. Acho que o livro chega a forçar um tantinho, como se tentasse dizer que os protagonistas são os detetives da história, ou são eles que descobrem o paradeiro de Madá. Nada disso. Ele até podem ter descoberto as pistas, mas eles descobriram indiretamente o paradeiro da professora. E isso chega a ser um grande ponto negativo na história.

E mais outro ponto negativo é o final do livro. Acho que ele termina sem mais e sem menos. Fica meio em aberto. Com uma explicação sem muita surpresa, a autora conclui a obra, sem uma chave de ouro. Para alguns leitores, acho que o final foi uma aposta errada.

Mas não sei se esses pontos negativos se devem ao fato do livro ser inspirado em fatos reais. Mas se for, acho que a autora poderia ter adaptado mais, modelado o enredo do livro, adicionar mais fatos intrigantes e tal. O livro ficaria mais elaborado.

Mas A PROFESSORA SUMIU! não chega a ser um livro ruim, só não elaborado. A autora se prendeu muito em ser fiel aos fatos reais, e se esqueceu de desenvolver a história para o papel.

Recomendo, mas só se você não for exigente...

FICHA DO LIVRO:

Autor(a): Maria da Glória Castro
Ilustrações: Andreia Resende
Catálogo: InfantoJuvenil
Acabamento: Brochura
Edição:
Número de Páginas: 80
Editora: Editora Paulus
Peso (em gramas): 105g
Ano: 2008
Dimensões (cm): 13.5 (larg) x 21 (alt)
ISBN: 9788534928977

Um comentário:

  1. adorei a resenha.
    não conhecia o livro e chamou bastante atenção *-*
    beijos
    boa semana
    ps: tem concurso cultural lá no Macchiato.
    *-*

    Amy - http://thislovebug.net/macchiato

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...