terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Resenha: O Sortilégio - Triologia da Magia de Cliff McNish

Boa tarde pessoal! Hoje venho trazendo mais uma novidade sobre resenhas, e o livro escolhido foi O Sortilégio, livro que faz parte da Triologia da Magia. A série não tem muito destaque aqui no Brasil e nem no exterior, mas como li, escrevi esta crítica para vocês darem suas opiniões quanto a ele.

Sinopse: "Para quem gosta de tramas que misturam magia, transformações e intermináveis combates fantásticos entre bruxas e feiticeiros, O sortilégio – primeiro volume da Trilogia da Magia –, criado por Cliff McNish, é impecável. O sucesso de sua narrativa junto ao público é enorme. Ele se diz espantado com os rumos de seus livros, que se transformaram na revelação do momento da literatura inglesa para jovens. Em O sortilégio, os protagonistas de McNish são Rachel e seu irmão mais novo, Eric. Toda noite eles tinham estranhos pesadelos povoados por feiticeiros monstruosos e crianças perdidas na neve. Até que um dia os terríveis sonhos viraram realidade: ambos acordam no mundo gelado e sombrio de Ithrea, o universo da mais maléfica de todas as criaturas, a bruxa Dragwena. O seqüestro das crianças se dá porque Dragwena está à procura de uma menina especial – a criança-esperança, cujos poderes poderão ajudá-la a conquistar a Terra. E ela tem uma grande intuição de que essa menina possa ser Rachel. Exultante com a nova aquisição em Ithrea, a bruxa celebra a companhia da nova aliada, mas ela não imaginava que para dominar a menina ela teria que colocar em prática seus maiores feitiços. Rachel, que pouco a pouco descobre seus próprios poderes, resiste com firmeza à dominação de Dragwena. Ela acabará encontrando auxílio entre os escravos da bruxa, que durante anos falaram sobre a lenda da menina que vai derrotar a feiticeira e libertar a todos. Resta saber se Rachel é mesmo essa criança especial... As narrativas de McNish ostentam como pano de fundo uma luta de valores entre o bem e o mal, conduzida por heróis de aceitação inquestionável. O autor também guarda finais instigantes para os leitores que se deixam seduzir pelo ritmo mágico de suas histórias. O sortilégio é o primeiro volume da Trilogia da Magia, que prossegue com os títulos O aroma da magia e A promessa do mago. Os livros fazem parte da Coleção Aventuras Encantadas, que reúne histórias protagonizadas por seres fantásticos, sobrenaturais, deuses, bruxos, magos e feitiços."


Primeiramente, nesta resenha, começo dizendo que não gostei do livro. Segundo, O Sortilégio não passa - e não é só eu que penso isso - de uma imitação de várias outras obras, que misturados, resultam em uma história maluca, sem nexo, e que poucos dirão que a obra é razoável - e estou sendo bonzinho em dizer razoável.

Agora vamos a resenha. A história conta sobre dois irmãos, que do meio do nada começam a ter pesadelos, e de repente, no porão da casa, são puxados por algo horripilante para um portal e começam a flutuar - já em um mundo novo - até pousarem no chão, e o lugar onde estão é simplesmente povoado pelo inverno - como disse antes que O Sortilégio é uma imitação de várias coisas misturadas, podemos ver uma parte de O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa, da série As Crônicas de Nárnia. Nárnia, sob o domínio da Feiticeira Branca (que aqui é a Bruxa Dragwena) é uma terra fria sob um inverno eterno.

Prosseguindo. Os dois irmãos se envolvem em várias "aventuras" e rapidamente são levados até o castelo da Bruxa Dragwena. A bruxa maléfica - que tem uma descrição de dar horror. Só pra você ter uma ideia, ela tem quatro bocas, aranhas em sua cabeça e suas teias e várias outras coisas que quase são impossíveis de serem imaginadas em uma pessoa - tem segundas intenções quanto a garota, Rachel, pois ela tem um dom e poderes mágicos, mas não são simples poderes, a garota é mais poderosa que a própria bruxa, apenas ela não sabe que os possui, e Dragwena se aproveitará disso.

Logo outras coisa vão acontecendo e Rachel descobre seus dons. Conhece aliados e inimigos e aprte em uma jornada pelo país de Ithrea, fugindo da bruxa junto com o Conselho dos Saren, que são crianças que foram aprisionadas pela bruxa, que com o tempo no país mágico, foram envelhecendo, e agora são anões velhos - pelo menos essa é a descrição do autor. Eles acreditam em uma profecia que fala sobre a queda da bruxa causado por uma menina morena - possivelmente Rachel - que os libertará daquele mundo infértil.

Enquanto Rachel foge e treina também seus poderes com um dos anões que aprece saber dessas coisas, ela também descobre segredos que envolvem a origem da bruxa e sobre outros três magos que a aprisionaram naquele mundo. Mas o irmão de Rachel, Eric, também possui poderes, só que são diferentes de sua irmã: ele pode desinventar feitiços - isso pode ser um ponto interessante no livro, mas um livro não se sustenta só com isso...

Em meio a várias aventuras, fuga em cima de corujas gigantes, lutas contra lobos falantes, transformações em flocos de neves - algo impossível - e também em gotículas de água, passeios por uma floresta tenebrosa e viva sob o comando da bruxa, perseguimento em um labirinto totalmente sem nexo, onde os corredores possuem várias portas, e se você entrar em uma porta entrará em um novo labirinto ou quarto, entre várias outras coisas.

O Sortilégio não possui algo atrativo, digamos assim, apenas poucos elementos que chegam a ser regulares para um livro. Ao ler ele, podemos ver muitas histórias imitadas ali, mesmo que apreçam escondidas, dá pra perceber a semelhança, e não é apenas isso que irrita. Existe uma coisa você aproveitar uma ideia já usada em outros livros, e uma coisa é você imitar uma ideia já usada. O problema foi que o autor não soube manipular a história, não soube criar um universo novo, só que com bases em outras histórias. E sabe uma coisa, Cliff escreveu este livro fundamentado em histórias que contava para sua filha Rachel. Acho que ele se prendeu muito a uma história infantil, e no final, criou uma história mais que infantil!

A única cena boa no livro foi a última batalha entre Rachel e a Bruxa Dragwena. Essa sim foi uma batalha digna. Mas mesmo assim, o livro não superou nenhuma expectativa minha. Acho que não existe uma nota acima de cinco para este livro...

Enfim, não recomendo. Mas se você for ler, antes, releia minha resenha, e mais uma dica, não crie expectativas...

FICHA DO LIVRO:

Livro: O SORTILÉGIO (Trilogia da Magia # 1)Autor: Cliff McNish
Tradução: Angela MelimISBN: 85-325-1877-XPáginas: 260Formato: 14x21Ilustração: Julio CarvalhoSérie: Trilogia da Magia
Preço :
R$ 37,50

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...