segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Críticas de Filmes - Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras


Sinopse:

"Quando o príncipe herdeiro da Áustria é encontrado morto, a prova, interpretada pelo Inspetor Lestrade, aponta para suicídio. Mas Sherlock Holmes deduz que o príncipe tenha sido vítima de um assassinato desenhado pelo professor Moriarty. Misturando negócios com prazer, Holmes segue as pistas até um clube subterrâneo, onde ele e seu irmão, Mycroft Holmes estão brindando a última noite de solteiro do Dr. Watson. É lá que Holmes encontra Simza, uma cartomante cigana, que vê mais do que diz e cujo envolvimento inconsciente no assassinato do príncipe faz com que ela seja o próximo alvo do assassino."


Sherlock Holmes, o famoso detetive do mundo literário criado por Sir Conan Doyle, há muito tempo atrás, e que se tornou famoso por suas aventuras, e que também, por sua inteligência. Não faltou tempo para que essa "febre" se alastrasse por todo canto, e hoje nós temos filmes e etc., que retratam as aventuras de Homes e seu fiel amigo Watson.


Mas o que vou falar aqui é do filme de Sherlock Holmes, que em seu primeiro, teve grande sucesso e aprovação do público, e agora em seu segundo - que está em cartaz nos cinemaas - não será diferente.


O filme tem sua história, agora, fortificada em termos de chegar ao ponto que todo fã de Holmes almejava para as telonas: o confronto com o Professor Moriarty! O arquinimigo do detetive, que assim como ele, é inteligente, sagaz, e digamos, maluco, mas com um gênio maligno e decidido ao poder. Holmes, com sua esperteza, liga os pontos de um assassinato do príncipe herdeiro da Áustria a vários outros casos inesplicáveis e estranhos, e que tudo aponta para o maligno professor. Quando atentados de explosões corroém todo o país, Sherlock corre contra o tempo para imedir novos atentados e mortes.

O filme então é dividido pelo casamento de Watson, mas em sua despedida de solteiro, Sherlock encontra uma cartomante, a cigana Simza, que de alguma forma, está ligada a todos esses fatos, e logicamente, ao Professor Moriarty. Mas ela não é a malvada não, e sim uma das vítimas, e que junto com o detetive, procuram por uma mesma coisa.


Depois do casamento de Watson, tudo parece em paz, mas quando um ataque na lua de mel do amigo de Holmes acontece, a dupla se junta novamente para deter o inimigo.


Tenho que dizer, o segundo filme é melhor que o primeiro. A história é bem mais frenética, com cenas de tirar o fôlego - e gargalhadas - onde o expectador fica impressionado com a inteligência de Holmes. Robert caiu como uma luva no papel do detetive, e conquistou o público com seu talento. Acho que ninguém mas como ele poderia ter interpretado Sherlock.



Os personagens também, continuaram simplesmente perfeitos. Alguns tiveram fins trágicos e outros foram adicionados, como a cigana Simza, que é agora a presença feminina do filme. Noomi Norén, em sua estréia no filme, teve um certo destaque, o que certamente agradou.

Watson continuou ainda sempre aquele sujeito sério, mas com um humor dosado. Jude Law não deixa nada a desejar, e assim como no primeiro filme, continuou em seu mesmo perfil interpretando fielmente o seu papel ao lado de Robert Downey Jr., que por sua vezes, interpreta Holmes.


Sobre o enredo do filme: perfeito. Guy Ritchie deixou o filme com uma cara inovadora, e sua história é totalmente coerente. Mesmo com um mundo sherlockiano moderno, o filme não perde sua essência que Sir Conan Doyle havia criado. Ritchie manipulou a história e tomou muito cuidado com as cenas, não querendo deixar erros escaparem. Para muitos críticos, falam que o filme é muito forçado em suas cenas em câmera lenta. Até pode ser, mas acho - como já disse em outras críticas - que esse não chega a ser o foco do filme. Existe um mundo por trás de Sherlock Holmes, e se você só atentar para um elemento, claro que achará várias falhas. O que eu falo, é em geral, e gostei muito do trabalho de Guy.

Professor Moriarty

E o final do filme, é simplesmente surpreendente, chegando até tirar muitas gargalhadas. Holmes não perde o seu senso de humor, e que parece achar que a vida é um jogo - e essa é a intenção do título do filme.


Recomendo, pois esse é um ótimo filme. Bom ou ruim, alguns podem achar, mas na minha opinião mesmo, eu adorei o filme, e deixo uma palavra que encerra o filme dando um gostinho de quero mais:

FIM?

É proibida a reprodução total ou parcial deste artigo sem prévia autorização do autor. 

8 comentários:

  1. Oi Joshua, aaah eu adoro Sherlock Holmes, filmes livros e td mais rsrsrs

    Vou ver se assisto esse tb, afinal estou ansiosa desde o ano passado pra poder assistir.

    Beijocas
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapha eu tenho toda certeza que você gostará desse segundo filme. Ele tem tudo de bom, cenas de ação, tensão e até humor! Recomendo!

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  2. Sherlock *ooooo* Quero muito ver esse filme e minhas expectativas são grandes, só não sei se posso dizer que o Robert Downey Jr. é o melhor ator pra interpretar Sherlock. Estou assistindo a minisserie Sherlock, e o ator Benedict Cumberbatch faz um grande trabalho. Tá certo que se passam em épocas diferentes, mas ainda assim fica dificil escolher qual dos dois manda melhor.

    Parabéns pela resenha. Espero ver ele em breve.

    Abraços
    Ricardo (www.overshock.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Sobre o Robert ser, na minha opinião ser o melhor para interpretar o Holmes, se deve ao fato de eu nunca ter visto a série - e que eu também nem sabia que tinha uma. Obrigado pela dica, vou ver se consigo assistir a série. E valeu pelo comentário :D

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  3. Tenho que ver. Os dois!
    O jude law eu conheço do filme gattaca, mas também acho que Robert caiu como uma luva no papel de Sherlock.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda certeza, mas eu ouvi falar que existe um série do Sherlock e que o autor do mesmo interpreta bem melhor. Como não vi a série ainda, não posso dizer nada, mas por enquanto, o Robert caiu mesmo como uma luva no papel de Sherlock.

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  4. Eu fiz uma crítica para o filme 1, de 2009. Uma coluna meio inspirada daqui do seu blog :D mas também há muito que eu pensava em resenhar os filmes que já vi.

    ResponderExcluir
  5. Sugestão ao dono do blog, criticas de filmes mais plausiveis, a lista conta com filmes de enredo e conteúdo chatos. Na minha perspectiva é bem mais instigante conversar sobre Lincoln, Django Livre, Labirinto do Fauno, OS Miseraveis do que Um Natal bom pra Cachorro...
    Ass: Elison Gonçalves

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...