quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Resenha - A Última Música de Nicholas Sparks

Esse livro, tenho que dizer, foi um dos melhores livros que já li em 2011! Vejam a resenha.

"Mais uma vez Nicholas Sparks nos mostra porque é considerado o mestre do romance moderno e porque seus livros são adorados por leitores de todo o mundo. Seguindo a tradição de seus mais belos romances, ele agora nos apresenta uma comovente história sobre família, amizade, amor, amadurecimento e especialmente sobre como perdoar e recomeçar.

Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com o pai na Carolina do Norte.

O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar.

É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo- se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida.

Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A Última Música demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração."

Esse é o segundo livro que leio de Nicholas Sparks, e me surpreendi verdadeiramente com sua narrativa leve, emocionante, e com um toque de verdade e romance nisso tudo. Ele sabe estruturar seus personagens, e lhes dar características verídicas! Sua obra é perfeita! Mesmo que tenha alguns errinhos, A Última Música tem seu ponto forte em vários tópicos, que irei listar ao decorrer desta resenha.

A história do livro - ainda na linha romance, igual aos outros livros do autor - tem sempre um ponto que culmina em toda a obra. E este ponto onde o livro se inicia é 6 meses depois de toda a história do livro, e começa com Ronnie - a protagonista - relembrando de tudo que acontecera. Logo logo a história vai se revelando, e você começa a entender tudo.

Os capítulos não são narrados por uma pessoa, mas no ponto de vista de uma pessoa. Cada capítulo discute o que cada personagem sente, e o que ele passa. Gostei muito dessa idéia do autor, pois sendo assim, temos uma visão mais ampla de toda história, nos deixando mais informados e transparecendo a história mais fácil de se entender. Até porque, essa técnica do autor neste livro faz com que vemos os sentimentos de cada personagem em relação ao outro - isso fica mais forte nos capítulos de Will e Ronnie.

Outra coisa que amei foi que Nicholas soube dar um início, meio e fim para o romance. O livro tem seu começo, como uma introdução para toda a história, personagens sendo apresentados, e tudo mais. Já no meio da obra, temos o ponto máximo do romance entre Ronnie e Will, a restauração do relacionamento de pai e filha, e várias outras coisas que fazem o leitor a se apaixonar mais pela narrativa. Também no meio da história há alguns problemas, o que faz o leitor a ansiar por uma resposta para todo aquele dilema. E finalmente o fim da obra, revela muitas surpresas e tristezas, mas no fim, a alegria de continuar.

E falando do fim do livro, esse foi mais emocionante, e é ai que o título do livro condiz com a história: A Última Música. Sim, a última música. Essa parte - o final - é muito emocionante, e acho que qualquer um sentiria o mesmo ao ler este livro.

Verdadeiramente, eu recomendo esse livro a todos os leitores. Mesmo que haja muitas críticas negativas sobre esta obra por aí, acho, na minha opinião, que esse livro é tudo de bom. Não é um romance melado, e sim a história de esperança, restauração de relacionamentos, fé, amor, perdão, e tudo mais.

Recomendo :)

FICHA DO LIVRO:
Título Nacional: A Última Música
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 408 páginas
Editora: Novo Conceito
Tradutor: Danielo Vilela Bandeira

5 comentários:

  1. Eu gostei muito desse livro, mas confesso que esperava mais do Nicholas! Talvez seja porque as resenhas que eu li foram todas muito positivas, e por esse motivo eu acabei criando grandes expectativas... não sei! Mas é um romance que vale a pena ser lido sim, eu recomendo.

    Adorei a resenha ^^

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma verdade é, Spaks dá umas mancadas. O livro é bom, mas tyeve gente que não achou o mesmo...

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  2. Nem gosto tanto assim dos livros do Nicholas. Ele é dramático demais, e às vezes clichê demais. Sempre morre alguém nos livros dele, sempre tem alguém com alguma doença grave ou um casal que se apaixona no verão e depois não se vêm mais por anos. Enfim, eu gostei da Última Música no começo, mas depois foi ficando chato e eu tive vontade de passar um monte de página, porque já sabia o que iria acontecer. Que bom que gostou e que gosta das obras dele, porque querendo ou não, a gente aprende muita coisa.

    Beeeijo,
    Kaká

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Sparks é meio clichê mesmo, mas como você disse, aprendemos muitas coisas com os livros dele.

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  3. Queia muito ler esse livro, já conheço alguns dos outros trabalhos dele e foram muito bons apesar dos clichês, espero que esse também seja.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...