terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Resenha - O Símbolo Perdido de Dan Brown

É o segundo livro que eu leio que tem como protagonista o professor de simbologia Robert Langdon. Antes de começar a resenha, vamos dar uma espiada na sinopse:

"Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas.

Em O Símbolo Perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.

Mal´akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.

Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.

Nesse labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem que influenciar o mundo físico.

O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nessa trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inouce Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está."

O livro começa como Anjos e Demônios: com um pesadelo de Robert. Não sei se O Código da Vinci - que não li - tem o mesmo início, então na posso afirmar nada sobre o começo. Voltando. O livro começa normalmente, Robert é chamado para uma conferência pelo seu amigo, por fax, e logo ele parte em viagem. Ao chegar no lugar confirmado - o Capitólio - Robert percebe que tudo fora uma armadilha, e é ai que as coisas começam a andar. Num ritmo acelerado e frenético, Dan nos conduz por uma história além do que possamos imaginar, e vemos que nem tudo que aparenta ser, é.

Não posso contar muito sobre a história, pois se não eu acabo soltando alguns spoilers. O que recomendo é ler a sinopse do livro, pois por ela dá pra ter uma idéia sobre o que livro discute. Mas, se houver oportunidade, leiam o livro!

Falando dos personagens. Eu já estava familiarizado com Robert Langdon, então ficava mais fácil saber o perfil dele e não ficava muito chato ter que se acostumar a um novo protagonista. E a nova história do livro ajuda muito, pois não segue a linha de Anjos e Demônios e O Código da Vinci, no quesito de enredo. O Símbolo Perdido é uma nova aventura, com nova roupa, e sinceramente, melhor que seus antecessores. E como nos outros livros, Dan sempre coloca uma parceira em ajuda de Robert na trama, e essa é Katherine Solomon, irmã do amigo de Robert, maçonista. Os dois partem em busca de respostas e em ajuda de Peter Solomon.

E concluindo a resenha. Depois de toda a história fantástica, cheia de ação e cenas de arrepiar, O Símbolo Perdido me decepcionou muito. Dan Brown de repente, no meio do livro, foi perdendo o fio da meada, dando um final sem graça, sem nexo, sem revelações. É como se ele tivesse enrolado o tempo todo, adicionado páginas ao livro só pra fazer com que o leitor ler até o final, com a expectativa de um mistério resolvido. O que quer dizer é que O Simbolo Perdido não foi um bom livro. Acho que Brown enfeitou de mais o pavão e acabou criando uma história muito complexa, e no final, não soube dar um ponto final. Simplesmente o livro ficou em aberto. Não sei se ele pretende fazer uma continuação - e duvido muito - mas mesmo assim não vai amenizar o que O Símbolo Perdido havia prometido desde seu início. O leitor, ansioso por mais uma aventura com Robert, ao chegar ao final do livro, fica muito perturbado pela conclusão da história. Sei que possa haver muitas críticas positivas, mas tenho que dar minha opinião: esperava mais da obra.

Enfim, O Símbolo Perdido não chega a ser ruim. Apenas não leia com muitas expectativas. Não espere um final brilhante. Apenas leia e se delicie com as cenas de aventura. Você verá que a obra em si é boa, mas seu final é que não supera o que muitos esperavam.

FICHA DO LIVRO:

Editora: Sextante
Autor: DAN BROWN
ISBN: 9788599296554
Número de páginas: 512
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

2 comentários:

  1. Já ouvi muitas coisas boas a respeito desse livro, e para ser sincera é a primeira resenha que vejo meio negativa! Interessante o seu ponto de vista... A partir de agora, irei pesar duas vezes antes de comprá-lo, rsrs

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...