domingo, 18 de dezembro de 2011

Resenha - Quem Manda já Morreu de Marcos Rey


Bem, faz um tempinho que li esse livro, mas eu ainda não esqueci sua história. Sabe quando você pega um livro, tem algumas expectativas quanto a história, e quando você começa a ler percebe que suas expctativas foram superadas e que o autor conseguiu nos brindar com várias outras surpresas? Então, foi assim que me senti com esse livro. O título pode ser um tanto macabro, mas no final das contas, você até percebe que não faz tão sentido assim, só por parte. Começando a resenha, vamos ler a sinopse do livro:

"Por que tanta gente tentava impedir que Edu fizesse um trabalho para a faculdade sobre Tony Grand, se o bandido já estava morto? Era o que se perguntava. Mas nem seu tio Palha, um excêntrico detetive, parecia saber a resposta. Só que antes de matarem a charada, os dois começaram a receber ameaças de morte. Edu acompanha seu tio Palha na investigação de um esconderijo de traficantes para revelar a identidade do misterioso Boss."

O livro começa com uma dose de humor, e pra quem já leu, sabe do que estou falando. Logo nos primeiros capítulos, Edu, estudante de jornalismo está prestes a entrar de férias no meio do ano, só que sua turma recebe um trabalho: cada um terá que fazer uma reportagem e entregar no início das aulas. Edu fica apavorado, não havia achado um tema ainda e virara naquele exato momento alvo de deboche de seus colegas. Logo vai pra casa e tem uma idéia: falar com seu tio, cujo nome é Geraldo Palha, mas gosta de ser conhecido como Palha. Seu tio é detetive, então Edu achava que falando com ele, teria alguma idéia. E olha o que o seu tio lhe aconselhou? Fazer uma reportagem sobre o bandido mais procurado de todos os tempos: Tony Grand. O abndido já estava morto, e tio Palha achava que seriabem mais fácil fazer uma reportagem desse gênero. Edu ficou animadíssimo com a idéia e foi log na delegacia pedir informações para o trabalho. Logo recebe uma lista de três pessoas que poderia entrevistar: a irmã de Tony, Bruna Grand, um mecânico, ex-integrante da quadrilha de Tony, e o trapezista Zoe, também ex-integrante do grupo de bandidos. Edu vai atrás dos três, só que Bruna Grand o espanta de seu salão de beleza, assim como o mecânico Mossoró. Quando chega no trailer de Zoe no circo, também é espantado. Sozinho, sem nehuma informação, Edu volta para casa. Só que depois das entrevistas, coisas estranhas começam a acontecer. E uma delas é que Edu é sequestrado, só que consegue fugir, por pouco.

O livro se desenrola desse jeito, com cenas de tirar o fôlego. E quase em todo o livro paira a pergunta: E será que quem manda já morreu mesmo? Isso é que dá aquele gostinho de querer descobrir o que nos aguarda na próxima página!

Sobre os personagens, o narrador, Edu, ele é muito carismático. Acho que ele sabe se virar na hora certa e não tem muito medo dos perigos que irá enfrentar. Mesmo que sinta um frio na barriga, ele sabe vivenciar aqueles momentos de risco. E por isso mesmo, Edu salvou-se da morte mais de duas vezes no livro! Sobre seu tio, Geraldo Palha, é um detetive particular que resolve casos do cotidiano, como um álbum de figurinhas desaparecido, um cachorrinho de alguma madame sumido, entre outras coisas. E até ficou conhecido por ter encontrado um leão de um circo que havia escapado, e por isso o nome de sua agência de detetives - que só tem ele - se chama Agência Leão de Detetives. Tio Palha é aquele personagem que serve como "humorista" em partes de tensão no livro. E há também outra personagem, a secretária de tio Palha - e também namorada - Coca Gimenez. Ela é, se não me lembro, do Peru, e antes de entrar na carreira professional era cantora. Coca é uma mulher também valente e sabe o que fazer na hora certa, e assim como tio Palha, tem um certo toque de humor...

Quem Manda já Morreu é um livro maravilhoso que recomendo a todos. E digo e repito: não pode faltar em sua estante!

FICHA DO LIVRO:

Editora: Ática
Autor: MARCOS REY
ISBN: 8508033702
Origem: Nacional
Número de páginas: 112
Acabamento: Brochura
Formato: Médio  

Um comentário:

  1. Adorei a resenha! Esse parece ser aquele tipo de livro que, mesmo sendo bem curtinho, consegue narrar uma história de tirar o fôlego! Eu amo suspenses e a sinopse desse título conseguiu me fisgar, rsrs

    Obrigada MESMO pela dica \o/

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...