segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Resenha: A Mão Misteriosa de Agatha Christie

"A cidadezinha de Lymstock só oferecia paz e tranquilidade, e seus habitantes aparentemente tinham tudo para serem felizes. Até que uma mão, dissimulada, começa a semear o conflito, o escandalo e, aos poucos, irrompe no terreno do crime, da atrocidade... por correspondencia.
Vêm à tona então todas as reservas de desconfiança e de maledicência e a cidadezinha passa a ferver. Um assassino extremamente calculista e cruel continua à solta, tramando desgraças.
Em meio a tudo isso, só os olhos de miss Jane Marple não se deixam enganar: conseguem ver através da noite - e da névoa onde tantos vão se perdendo"

Não é um dos primeiros livros que leio da autora; mas é um dos que me surpreenderam. A história é narrada em primeira pessoa por Jerry Burton, um homem que sofre um acidente e é aconselhado por seu médico a ir para o campo ou a um lugar tranquilo, para que se recupere. Jerry vai com a irmã, Joanna, a uma cidadezinha chamada Lymstock. Quando pensam que tudo vai bem, uma carta chega. Os dois irmãos abrem e leêm seu conteudo, e é ai que tudo muda. O que a carta leva é algo totalmente fora do comum. Algo horrendo e mentiroso. Os irmãos, não acreditando no que a carta dizia, jogam ela na lareira da casa. Pensando que aquilo tudo havia acabado, não sabiam que aquilo era só o começo.

A história é bem estudada, e eu gostei de como Agatha nos conta ela. A autora não se apressa em nos mostrar logo de cara o crime; e sim, ela vai aos pouquinhos nos mostrando a vida de cada personagem, e nos dando aquele gostinho e curiosidade de saber quem vai - ou é? - o criminoso. Mas isso não é a unica coisa boa que há no livro. Jerry, um dos personagens principais, é crucial para a trama. Ele nos conta - desde sua chegada com a irmã a cidade, ao casamento com...(spoiler) - tudo que viu e descobriu. Apesar do livro ser do seu ponto de vista, Agatha não se limita só a ele. De um jeito incrivel, ela nos mostra os sentimentos dos outros personagens, seus problemas, suas vidas, e de como elas se cruzam em um determinado ponto.

Sei que quando você for ler este livro, achará que o crime demorará a ser cometido. Eu achei isso. Tipo, você lê quase 70 páginas, e só na página 71 que o crime é cometido. Como já falei, a autora não se apressa em nos narrar o crime. Ela simplismente nos envolve com a trama, nos ganhando aos pouco. E eu achei que ela está certissima nisso. Pois a história só estaria firme assim, por causa de nós sabermos sobre todos os personagens. É assim: Jerry e Joanna, por serem moradores novos da cidade, são bem recebidos por todos, e isso inclui jantares nas casas dos vizinhos, chás nas tardes, e cafézinhos. E tudo isso inclui uma conversa ali, e outra ali. Assim, conversa vai, você descobre tudo sobre os personagens, e quando você souber mesmo de tudo, é ai que o crime é cometido.

É simplismente ótimo este livro. Quando acabei de ler, refleti no que o ser humano é capaz de fazer, só por causa de seus interesses. É como aquele velho ditado diz: "Quem tudo quer, tudo perde". Agatha é simples ao nos mostrar a verdade sobre todo caso. Mesmo você se chocando como o criminoso executou seu trabalho, ela não frisa nisso, e sim em como o homem, por sua ganancia, faz coisas impossiveis por uma simples mulher... - isso você entenderá no livro -, e no final, o criminoso mesmo vai pra cadeia. Mas, a autora reserve algo bem mais chocante para o final.

Por isso, recomendo. Leia.

FICHA DO LIVRO

TÍTULO: A Mão Misteriosa
AUTORA: Agatha Christie
TRADUTOR: Mário Salviano Silva
EDITORA: Record
PÁGINAS: 167

Um comentário:

  1. Olá, gostei da resenha e adorei o blog, já estou te seguindo. =)
    Agatha é muito bom pra distrair e brincar de detetive. Virei fã dela no primeiro livro que li, que por sinal ainda é meu favorito, "Os Crimes ABC", já leu?

    Fiz resenha para esses dois livros dela, se quiser dar uma olhada deixo aqui o link pro meu blog.
    http://viajandocomnideck.blogspot.com.br/

    Beijos. ;*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...