quinta-feira, 14 de julho de 2011

Resenha - As crônicas de Nárnia - Volume Unico de C.S. Lewis

Titulo: As Crônicas de Nárnia - Volume Único
Autor: C.S. Lewis
Tradução: Paulo Mendes Campos e Silêda Steuernagel
Ilustrações: Pauline Baynes
Páginas: 752


" Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia

Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia 'para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações. 

Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez. "


É impossivel parar de ler As Crônicas de Nárnia. É tão fantástica sua história, que nos faz imaginar lutas épicas e batalhas surreais, pois é isso que se conta em As Crônicas de Nárnia: Aventuras cheias de ação, e com um toque de magia.

Todas as crônicas são protagonizadas, na maioria, por crianças de nosso mundo, com exceção da crônica O Cavalo e Seu Menino, que é a história de um garoto de Nárnia mesmo.

Algo que eu gostei muito nas Crônicas de Nárnia, é o jeito do escritor apresentar os personagens, com caracteristicas distintas. Também gostei do jeito que Lewis descreve os maravilhosos lugares de Nárnia, com uma detalhação surreal das coisas. Realmente, a imaginação de Lewis vai alêm dos limites.

É difícil por em palavras, nesta simples resenha, o que eu senti ao ler as aventuras de Nárnia. O autor, diretamente e indiretamente, nos transmite uma linda mensagem de moral, sobre como ver as coisas ao redor, sobre a amizade, o amor, o carinho, entre outras coisas magnificas e lindas de se aprender. Nárnia é um país onde aprendemos sobre tudo que há de melhor, acompanhado do Leão Aslam, um sábio Leão.

As Crônicas de Nárnia não fala de um simples país, ou de uma simples história de aventura, e sim, fala de como podemos mudar, de como podemos nos tornar amigos uns dos outros, sem perder o amor e a alegria.

Espero ter colocado nesta resenha tudo que eu senti ao ler Nárnia. Agora, vou dizer as minhas crônicas favoritas da série:

A Cadeira de Prata. Por quê? Simples, com personagens novos e uma aventura totalmente surreal, indo diretamente para o Norte de Nárnia, A Cadeira de Prata surpreende o leitor, do começo até o fim. A aventura da crônicas é nas Terras Agrestes do Norte. O Norte significa uma terra de destruição, de escassez e tal. É isso que eu gosto muito, pois os obstáculos são tantos, que até parece que os personaens não conseguirão os vencer.

A segunda crônica que eu gostei foi A Ultima Batalha, que é a ultima crônica de todas. Por que? Novamente digo simples. Pois é ai que toda história termina, e um desfecho especial e encantador nos espera nas ultimas paginas do livro. É realmente surpreendente.

Em terceiro lugar fica A Viagem do Peregrino da Alvorada, que é uma aventura pelo mar de Nárnia. São descobertas na crônica, mui ilhas, distintas umas das outras, e a cada uma delas, um mistério nos espera.

As outras crônicas eu gostei também, mas essa foi as que me marcaram logo de inicio. E é isso. As Crônicas de Nárnia, eu recomendo. Você vai se encantar, e clamar para viver no mundo de Nárnia. Bem, mas tudo isso é imaginação do autor, claro que não existe Nárnia, mas, Nárnia só foi um item que o autor usou para nos transmitir uma mensagem. Espero que entendam tudo que eu disse nesta postagem.

Agora vamos a nota do livro:

CAPA: 10
PERSONAGENS: 10
HISTÓRIA: 10
ORIGINALIDADE: 09
NARRATIVA: 10

4 comentários:

  1. Oi Joshua :)

    Eu ainda nao li Narnia, mas um dia pretendo ler ^^

    Adorei a resenha!

    Beeijos
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei o volume único numa promoção do Submarino, estava por 15 reais e fiquei chocado por ter visto na livraria por 110 no dia anterior. Já li "O Sobrinho do Mago" e "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", mas abandonei fazem alguns meses. Eu não achei ruins, mas eu esperava mais. Não sei. Faltou algo pra mim... talvez eu tenha esperado outra coisa, ou talvez seja por eu preferir livros maiores e com mais descrição. Só sei que achei o filme "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" melhor do que o livro.

    ResponderExcluir
  3. Nossa faz seculos que comprei esse livro , e ainda não tive coragem de começar a ler , tenho que por uma meta para ler pelo menos 4 cronicas por ano , assim quem sabe eu termino um dia kkkkkkkkkk , adorei a resenha e seu entusiamo com a com a leitura .

    ResponderExcluir
  4. Oi Joshua
    Gostei muito da sua resenha!bem elaborada ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...