sábado, 7 de maio de 2011

Resenha - Zorro de Isabel Allende

Titulo: Zorro - Começa a Lenda
Autora: Isabel Allende
Editora: Bertrand Brasil
Tradutor: Elisa Amorim
Páginas: 416

O livro Zorro é o tipo de livro que explica tudo nos minimos detalhes, deixando - as vezes - a leitura cansativa e monotona.

A história conta sobre a vida de Diego de la Vega, e de como ele se tornou no Zorro que conhecemos hoje. Desde seu nascimento, a guerra estava em seu sangue, desde a coragem e ousadia.

No decorrer da hsitória, Diego aprende a montar cavalo, fazer magica, aprender esgrima, fazer piruetas entre outras. A vida de Diego foi um treino para ele se tornar num Zorro.

A diagramação do livro é boa, não encontrei erros

Uma coisa que me chateou foi a escassez em detalhes em horas de lutas e batalhas. A narração era rapida, e dava pulos como: Zorro deu uma estocada, seguida da outra, até desarmar seu adversário, que foi rapidamente.
Mesmo que esse erro não tenha se repetido muito, acho que a autora deveria ter revisado isso.

Outra coisa foi a ausencia de dialogos. Sei que o livro foi feito pra contar a história do Zorro, dando explicações e voltas e voltas nisso, mas acho que os dialogos dariam mais vida a história, demonstraria um pouco a emoção dos personagens, por se tratar da história, a narradora é uma personagem do livro, assim, não daria para ela saber tudo o que os outros passavam.
O livro pecou nisso tambem

Outro ponto ruim foi o final do livro. Não que foi chato, mais acho que terminou tipo: Ponto final.
Sei que toda história tem seu ponto final, mas o ponto final de Zorro foi como se a aventura acabou ali, deixando a desejar, não completando algumas lacunas que foram deixadas na história.

Outro ponto me chateou - parece que tudo no livro me chateou! - foi a capa! No livro, o Zorro usa uma espada que se chama Justina, que ele usa para fazer seu famoso Z. Mas falando da capa, acho que se o Zorro da capa estivesse com um chicote, como ele usa, seria bem melhor. Acho que retrataria mais o Zorro.

Enfim, o livro foi bom, acho que a autora quis enfeitar muito o pavão, colocando, já na sinopse e na introdução do livro, palavras de efeito e de mistério. Eu recomendaria, mas se você é um fã de Zorro, gosta dos filmes dele, não leia este livro, pois, por mais que a história tenha sua aventura em si, ação e batalhas, o livro não passa, digamos por certa parte, infantil. Mas se você, fã de Zorro quizer ler, vá em frente, boa leitura

Agora vamos a nota do livro:

CAPA: 04
HISTÓRIA: 07
ORIGINALIDADE: 08
NARRAÇÃO: 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...