terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Resenha - Seis Anos Depois de Harlan Coben


Harlan Coben é um autor mais que prestigiado, tendo vendido mais de 60 milhões de livros no mundo inteiro, vencedor de prêmios importantes, e obras traduzidas para mais de 40 idiomas, além de adaptações de seus livros. Em suma, Coben é um autor aclamado e bem conceituado, e Seis Anos Depois chega ao Brasil pela Arqueiro com a promessa de ser o melhor já escrito por ele. Será?


Jake Fisher é o narrador da história. Seis anos atrás ele conheceu uma linda mulher, Natalie Avery, em um retiro, e acabaram se apaixonando, vivendo os melhores meses de suas vidas. O que parecia ser um mar de flores, acaba sendo destruído quando Natalie rompe o relacionamento com ele abruptamente, e se casa com Todd, um ex-namorado. Natalie faz Jake prometer que nunca mais vai procurá-la, e ele promete. Seis anos depois, Jake descobre que Todd está morto, e decide ir atrás de Natalie, quebrando assim a promessa feita anos atrás. Mas quando ele chega ao enterro, a viúva que ele esperava encontrar é outra mulher. A medida que Jake procura por Natalie, cheio de dúvidas, começa a desenterrar segredos do passado, se envolvendo em uma trama perigosa. Fazendo de tudo para encontrar o amor de sua vida, Jake se lança em uma jornada de vida ou morte.

Desaparecido para Sempre foi uma grata surpresa para mim e meu primeiro contato com Coben. Ele é um autor genial, construiu uma trama totalmente surpreendente e que nos deixa boquiabertos, e o desfecho é tudo aquilo que o leitor espera: um baque. Eu esperava que isso se repetisse em Seis Anos Depois, e admito que minhas expectativas estavam lá em cima, afinal, "O melhor livro de Coben até hoje..." segundo o Suspense Magazine, eu não podia não estar animado. Porém, encontrei algo totalmente diferente do que eu esperava, e ouso dizer que me decepcionei um tantinho.

Antes de mais nada, Seis Anos Depois é um livro bom, sim, porém soa equivocado dizer que é o melhor do Harlan dentre todos os que escreveu, e principalmente, morrer de elogios pela história. Após a leitura eu não conseguia entender pessoas dando 5 estrelas para ele no Skoob, mas, gosto é gosto. Sendo sincero, Seis Anos Depois é apenas mediano, apesar de não ser de forma negativa.

Eu não duvido da escrita de Harlan. Na verdade, estou ansioso para ler mais dele, porém encaro Seis Anos Depois como o livro "menos bom" que ele escreveu. De forma geral, a leitura não foi de toda ruim.

Dentre as coisas que me incomodaram, primeiro foi Jake. Ele me irritou com certas atitudes que tomava, tudo por impulsividade. Ele acabava em apuros por querer investigar demais e por se meter onde não deveria. Tudo bem que ele está atrás de Natalie, mas ele nunca tinha um plano formado antes, o que quase custou sua vida. De certa forma, Jake é ingênuo. Outra coisa foi o rumo que a história tomava. É óbvio que em livros de suspense e mistério, o autor se utiliza de ferramentas para despistar e confundir o leitor, porém o que eu encontrei aqui foi uma soma de situações confusas, mal entendidos, e o mistério no final era tão simples que não precisava daquele alarde todo. Eu passei a maior parte da leitura aguardando uma surpresa bombástica, mas ao chegar ao final foi tudo muito superficial.

Pode ter sido culpa minha, por ter esperado muito mais, porém Seis Anos Depois não é aquilo tudo que falam por ai. A leitura não funcionou comigo, então aviso para os que ainda não leram, irem com mais calma. Mas que fique claro que ainda não desisti de Coben.

***

Ficha do Livro:

Título: Seis Anos Depois (Six Years)
Autor: Harlan Coben
Tradução por: Ricardo Quintana
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Gênero: Suspense, Mistério
Lançamento: 2014

2 comentários:

  1. Joshua, também nunca li nada do autor, mas tenho certa curiosidade somada a uma desconfiança - ele produz bastante não? - mais ou menos o que acontece com o David Baldacci Agora, se fosse ler algo dele acho que não me sentiria tentado a ser por esse, se ele fica na média é um riscop que eu desanime completamente do autor...

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que "Seis Anos Depois" não seria o melhor livro do autor. Não quero ser pessimista, mas acho impossível qualquer livro dele superar "Não Conte a Ninguém". Talvez por esse pequeno detalhe que apreciei a leitura mais do que você.
    De qualquer forma, o Harlan Coben é um autor fantástico e já estou ansioso para ler o último livro lançado pela Arqueiro - algo que pretendo fazer na próxima semana.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...