domingo, 23 de novembro de 2014

Resenha - Champion de Marie Lu


A trilogia Legend finalmente chega ao fim no Brasil, com o lançamento de Champion, de Marie Lu. Distopia iniciada com os livros Legend e Prodigy, seu desfecho promete concluir a guerra iminente entre a República e as Colônias, assim como a história de Day e June. Champion consagra a trilogia de Marie Lu, marcando a autora como uma das revelações atuais.


Após os eventos de Legend e Prodigy, a paz parece estar estabilizada entre as duas potências americanas. Porém, quando um vírus, uma nova Praga, se espalha pelas Colônias, a culpa recai sobre a República, elevando a uma situação crítica o embate entre as forças. No meio desse caos, June e Day precisarão lutar lado a lado contra a guerra que está por vir, lidar com sacrifícios e se preparar para o pior: a possibilidade de perderem um ao outro.

"- Bilhões de pessoas vão nascer e morrer neste mundo - continua ele suavemente -, mas nunca haverá alguém como você,"

O que chamou a atenção em Legend, foi a narrativa ágil e jovem de Marie Lu. Capítulos curtos e diretos, e uma história sem muita enrolação, com o único objetivo de passar uma mensagem clara, tanto sobre ditadura e as noções básicas que a maioria das distopias apontam. Outro fator característico da saga, são os personagens muito bem construídos, e o modo como eles se relacionam. June e Day formam um casal controverso e totalmente agitado, porém um completa o outro apesar das personalidades distintas. Em Prodigy, a autora adquire mais experiência, e vemos um livro repleto de ação e conspiração, a medida que a trama se expande e novos personagens surgem ou se vão. O que parecia ter sido clímax geral no final do 2º volume, já que Champion inicia em uma fase quieta, não mostrava o que Marie estava preparando para o último livro.

Mesmo ainda sendo uma distopia mediana, acredito que Legend tem sua voz, e pra mim, ela encontrou seu tom exato em Champion. De longe, é o melhor livro da série, pois Marie Lu carrega até esse ponto consigo uma bagagem de experiências, nos entregando uma obra com muita dedicação. Há um equilíbrio entre ação e emoção, e essa distribuição de pesos permite que a autora tenha acesso para amarrar pontas soltas, e ainda desenvolver mais seus personagens. Temos um Day mais cru aqui, frágil e dependente, por mais que seu coração forte queira se ver liberto. June também se vê em um território diferente do que estava acostumada, já que trocou o trabalho de campo por algo burocrático, e seus sentimentos andam conturbados. É nesse caminho que Champion leva seus protagonistas, testando-os, enquanto no plano de fundo algo grande pode explodir e colocar tudo a perder.

"- O medo te fortalece."

Por mais que se encontre pontos similares a outras distopias, Champion mostra que pode caminhar com as próprias pernas, delineando um desfecho inesperado e diferente. É quase de praxe as últimas distopias terminarem em guerra, e aqui não é diferente, porém as situações que June e Day se encontram diverge de tudo aquilo que esperamos.

O desfecho é de cortar o coração, ainda mais quando se está tão envolvido pelos personagens. Marie Lu encontra um caminho mais ameno para desafiar o leitor, mas mesmo assim, temos um final que deixará os leitores tristes. O último livro que me fez ir às lágrimas foi Convergente, último da trilogia Divergente, e desde então, nunca pensei que teria as mesmas emoções em outra saga. Porém Champion me derrubou, e não deu para segurar no último capítulo.

"Mas suas mãos agarram meu braço. Sou puxada a meio caminho sobre o parapeito; meu ombro esquerdo sai do lugar. Eu grito. Meus saltos se afundam no parapeito, lutando para que eu não despenque do prédio. A Comandante Jameson se achata na lateral do edifício, tentando firmar-se num ponto de apoio. Suas unhas se enterram tão fundo na minha carne, que posso sentir minha pele se dilacerando. Lágrimas escapam dos meus olhos."

Eu encontrei tudo que esperava e mais nesse desfecho, e a trilogia Legend ganhou um novo significado para mim. Talvez não seja épico, ou considerado grandioso pela crítica, mas seria mentira dizer que Marie Lu não criou algo de conteúdo. Então, essa é a minha recomendação.

OBS: A trilogia Legend foi relançada pela Editora Rocco, e tenho que parabenizar o trabalho gráfico das novas edições. Estão muito mais lindas!

***

Ficha do Livro:

Título: Champion (Champion #3)
Autora: Marie Lu
Tradução por: Ebréia de Castro Alves
Editora: Rocco
Páginas: 304
Lançamento: 2014
Gênero: Distopia, Ação, Ficção

3 comentários:

  1. Posso ser chata? Queria que alguém morresse hahahahahaha sei lá, só acho que está na hora da literatura "adolescente" amadurecer - e veja que não digo crescer, mas amadurecer, e se tornar um pouco mais pensante. Claro que é apenas minha opinião, e Legend tem seus méritos, mas eu esperava um final mais ~sangue nos zóio~

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, cruzes, mas o que você fala tem sim um fundo de razão. Porém, fico feliz que a Marie Lu não tomou uma decisão precipitada de matar algum personagem. Acho que a morte de um personagem tem que ser crível, bem feita e no contexto, porque não é raro autores acabarem com gente em seus livros ao acaso, apenas para "chocar" o leitor. "Champion" foi bem levinho nesse caso, e considero como um alívio kkkkkk

      Excluir
  2. Eu realmente não esperava ver a resenha desse livro. Ou não dei a atenção devida, ou realmente não vi nada sobre seu lançamento - acho a primeira opção mais provável. :x
    De qualquer forma, a trilogia despertou a minha atenção desde a primeira resenha que vi (do primeiro livro; do segundo não lembro se li alguma coisa :s) e, justamente por gostar do gênero, como você bem sabe, tenho grandes expectativas. Novamente saber que você encontrou o que esperava é muito motivador, por isso espero ter a oportunidade de ler o quanto antes e espero também me surpreender.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...