quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Crítica de Filme: Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Poster

Terceiro filme da franquia The Hunger Games, Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1 é a primeira metade da divisão do livro A Esperança de Suzanne Collins. Completamente arrasador, finalmente somos levados dos combates das Arenas para a guerra verdadeira, a revolução dos Distritos contra a Capital. Para ser direto, o filme eleva o patamar da franquia, nos dando mais tons sérios para a adaptação. É insano!

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Foto Jennifer Lawrence


Após ser vitoriosa ao lado de Peeta(Josh Hutcherson) na 74º edição dos Jogos, em Jogos Vorazes, em Jogos Vorazes - Em Chamas, Katniss(Jennifer Lawrence) retorna à Arena, mas ao contrário do que pensava, ela é resgatada pelo supostamente extinto Distrito 13, e descobre que uma revolução está prestes a estourar e o poder da Capital tem seus dias contados. Porém, é ela que terá que liderar todo esse embate, pois todos a consideram o símbolo da rebelião, o Tordo! Com Peeta nas garras do Presidente Snow(Donald Sutherland), Katniss terá que se juntar à Presidente Coin(Julianne Moore) do 13 para manter a salvo aqueles que ela ama, e principalmente, uma nação inteira, pois a guerra só está começando.

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Foto Jennifer Lawrence

Nas primeiras cenas do longa, temos um vislumbre de desolação do Distrito 12, que foi bombardeado ainda no final de Em Chamas, após os eventos dos Jogos. É ai que Katniss tem noção da gravidade da situação. Sua visita ao Distrito 8 e tudo o que ela vê pela frente a impulsionam a tomar a frente da revolução e tomar o seu lugar de Tordo, enquanto tudo o que ela quer é ter Peeta de volta.

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Foto Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth

Em um novo cenário que difere do que víamos nos dois primeiros filme, o Distrito 13 tem um "quê" de socialismo, em um ambiente subterrâneo, e com menos cores da extravagante Capital. É ai que Katniss encontra refúgio e tantas outras pessoas que conseguiram fugir dos ataques de Snow. Somos apresentados então a presidente Alma Coin, que agora vê a oportunidade de se lançar contra a oposição opressora. Enquanto Coin usa Katniss como símbolo para suas propagandas revolucionárias, Snow tem Peeta ao seu lado, que incessantemente pede que todos desistam da guerra. São esses dois pólos que batem de frente, e a cada momento, os ataques se tornam mais hostis.

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Foto Jennifer Lawrence

Mas o ponto alto de Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1, é a atuação de Jennifer Lawrence. Ela consegue nos passar todo o drama, emoção e dor que sente ao se ver num lugar que no início não queria estar, ao ver pessoas inocentes serem sacrificadas, e saber que Snow ainda está com alguém que ela ama. Katniss não poupa lágrimas aqui, e talvez esse seja o momento para prantear, já que por enquanto, ela tem tempo e segurança no 13, mesmo que momentaneamente.

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Foto

Algo positivo no longa, é que mesmo sendo o tipo de filme da franquia que toma fôlego para o que está por vir, Francis Lawrence ainda brinda o expectador com cenas de ação excelentes e tensas. Reforçado pelos efeitos especiais, os personagens são jogados no campo de batalha, cercados por escombros, incêndios e tiroteio.

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Foto Jennifer Lawrence, Julianne Moore

Com tons mais sérios, é notável a redução do fator "romance". A presença de Gale(Liam Hemsworth), infelizmente para alguns fãs, é apenas de parceiro e amigo durante as batalhas, e todo o interesse amoroso é sufocado por abraços de amizade. Isso é bom, pois já se elimina um plot que talvez tome espaço indesejado, sobrando mais lugar para cenas que trabalhem o emocional dos personagens e elevem a guerra.

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Foto Liam Hemsworth

O que a maioria dos leitores estavam curiosos para saber: em que ponto a Parte 1 se encerrará? Havia muitos palpites, mas creio que nenhum deles acertou o que nos é reservado na última cena. É de partir o coração, mas ficou tão perfeito, que ouso dizer que a profundidade na adaptação foi maior. É um cliffhanger assustador, então se prepare para as cenas fortes nos últimos minutos do longa, principalmente quanto àquela cena polêmica, que preciso bater palmas pelo que fizeram. Foi tão real que chega a dar nervoso.

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Foto Josh Hutcherson

Em geral, Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1 foi um ótimo filme, dando fôlego aos expectadores, e nos preparando para o que está por vir. Esta espécie de pausa e essa divisão foi totalmente necessária, tanto para apresentar o 13, quanto para nos mostrar a gravidade da situação em que Panem se encontra. Enfim, assistam, e fiquem até os créditos finais, os últimos mesmo.

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Foto Jennifer Lawrence

***

Ficha do Filme:

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 : Poster
Título: Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1 (The Hunger Games - Mockingjay: Part 1)
Direção por: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth...
Gênero: Ação, Drama, Ficção
Nacionalidade: EUA
Duração: 2h3mins
Lançamento: 19 de novembro de 2014

4 comentários:

  1. Oi nnao conseguir ver a cena oos credito pois o cara tirou o filme nos ceeditos pode dizer o que aconteceu na cena pos credito?

    ResponderExcluir
  2. AH EU NAO FIQUEI PRO AFTER CREDITS O CINEMA ACENDEU AS LUZES E ACHEI QUE NÃO TINHA, FILHOS DA MÃE!!!! Mas tudo bem, vou tentar rever hauhauahuahua

    Mas eu morri com o filme, concordo com tudo o que vc escreveu. TUDO. FOI LINDO E ÉPICO!

    Obrigada, Odin, por um filme tão bom! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHHH KKKKK, muita gente foi embora assim que os créditos começaram e perderam essa cena do tordo se transformando :3333. O tordo do Parte 2 ficou incrível! Acho que é o mais bonito de todos.

      Bem, esse filme foi sensacional, e gostei do que o Francis e o elenco está fazendo de THG nas telonas. Essa divisão de Mockingjay é totalmente crível agora que podemos avaliar. Espero um Parte 2 derrubador de forninhos mais do que esse foi hahaha

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...