quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Resenha - A Evolução de Calpúrnia Tate de Jacqueline Kelly


A Evolução de Calpúrnia Tate, da autora neozelandesa Jacqueline Kelly, conta de forma simples a história de Calpúrnia Virginia Tate, uma garota nascida no Texas, que não se encaixa no mundo feminino da época de 1889, e tem uma forte curiosidade acerca do mundo ao seu redor. Kelly capta o universo de Calpúrnia através de seus olhos, enquanto a personagem descobre não apenas sobre os animais, plantas e etc ao seu redor, mas sobre si mesma.


Calpúrnia Virginia Tate, ou simplesmente Callie Vee, não aceita as condições e deveres lhe dados por ser menina. Ter aulas de piano, de postura, aprender a cozinhas e ter que preparar bordados e costuras não são a sua praia, pois o que ela gosta mesmo é de correr, se jogar na grama, nadar no rio, com seu espírito livre. Sua curiosidade aguçada do mundo ao redor lhe faz reparar que há algo diferente no quintal de sua casa: gafanhotos amarelos que ela nunca vira antes. Ao receber uma caderneta de seu irmão mais velho, Callie começa a anotar tudo o que ela acha e vê de diferente, o que chama a atenção de seu avô, um naturalista, que decide ensiná-la sobre o ramo das ciências. Juntos, Calpúrnia irá entrar em uma jornada inesquecível, acompanhada de Darwin e a natureza.

Com uma arte de capa chamativa e agradável, eu tinha certa expectativa quanto ao livro, e quando o exemplar chegou da Editora Única, fiquei animado para ler. Ao terminar, em resumo, A Evolução de Calpúrnia Tate não é o tipo de livro marcante ou sensacional, mas é uma obra que tem seus atributos delineados, que tornam a leitura interessante e prazerosa. A história se passa no espaço de um ano, e Jacqueline Kelly trabalha pelo decorrer de seus capítulos a história de Callie, da sua família, dos seus amigos e conhecidos, e principalmente, de seu relacionamento com seu avô.

Figura temerosa na família Tate, o avô conhecido como Capitão Tate, se isolou em seu laboratório e biblioteca particulares, para se dedicar aos seus estudos e experimentos sobre a natureza. Calpúrnia sempre teve o desejo de se aproximar dele, e é do jeito mais inusitado que ambos vão criar uma amizade verdade: através da ciência. A curiosidade infantil e esperta de Callie chamam a atenção de seu avô, e é esse relacionamento que fundamenta a história. Mas o mais interessante, é que a autora não apenas dá foco a essa trama, então temos outros fatos para olhar.

O livro também tem sua parte técnica bem leve, já que trata de assuntos científicos, mas nada difícil. Enriquece a trama citações sobre espécimes de plantas e animais etc, sendo que a própria autora toma liberdade em algumas informações, então nada com que se preocupar.

No fim, eu gostei da leitura, foi uma experiência boa, e recomendo para quem quer um livro leve e agradável, sem muito comprometimento. A Evolução de Calpúrnia Tate cumpre o que promete, sem tentar ser grandioso ou dramático, então curta apenas a narração de Callie e suas descobertas junto com o avô.

***

Ficha do Livro:

Título: A Evolução de Calpúrnia Tate (The Evolution of Calpurnia Tate)
Autora: Jacqueline Kelly
Tradução por: Elisa Nazarian
Editora: Única
Páginas: 382
Lançamento: 2014

7 comentários:

  1. Gosto muito dessa capa e tenho certo interesse pela leitura, mas é bem verdade que não é um livro que entraria na minha lista de leituras obrigatórias. Como você bem disse, e eu já imaginava, é um livro para quem precisa de algo leve. No momento, como preciso disso, poderia apreciar, mas não sei se isso voltaria a acontecer tão logo.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura pra se apreciar. Recomendo para quem quer algo assim.

      Excluir
  2. Joshua, estou na metade do livro, assim que terminar volto para ler sua resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joshua, gostei muito do livro, acho que a autora acertou no tom e soube narrar sua história de forma bastante competente, e Calpúrnia é completamente cativante!, além de ser diferente do que eu esperava, com um tom mais pessoal de uma personagem forte em uma época onde as mulheres estavam fadadas apenas a serem esposas. Foi uma leitura e tanto.

      Dois abraços ;)

      Excluir
  3. Achei essa sinopse interessante e o livro me deixou curiosa. Parece ser o meu tipo de livro: pessoal, introspectivo. A capa é bastante bonita também, mas o avô dela é Darwin ou "na companhia de Darwin" significa na companhia de livros de Darwin e os conceitos dele? Porque se ele fosse o avô da menina, seria muito da hora hahahaha

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Introspectivo pode ser uma palavra que defina "A Evolução de Calpúrnia Tate", e acredito que por mais que seja um livro simples, ele tem lá suas camadas.

      Ah, kk, desculpe por ter me expressado errado, o "na companhia de Darwin" significa que Capúrnia e o avô dela seguem os ensinamentos de Darwin a respeito da natureza, principalmente Callie, que tem "A Origem das Espécies" na cabeceira de sua cama. E sim, seria muito interessante se ele fosse o avô dela... mas digamos que ele tem/teve uma conexão com um dos personagens...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...