sexta-feira, 4 de julho de 2014

Resenha - Um Outono em River Falls de Alexis Aubenque


Sequência de Sete Dias em River Falls, a Editora Vestígio - antiga Vertigo - lança Um Outono em River Falls, que retorna a tal cidade do título, com novos mistérios e assassinatos, e a figura do xerife Mike Logan, e sua namorada, profiller do FBI, Jessica Hurley. Alexis continua com sua escrita interessante, mas peca ao cair na síndrome das sequências.


Na trama, que se passa no outono, dois assassinatos ocorrem aparentemente sem nenhuma relação: um advogado brilhante é encontrado eletrocutado na banheira de sua luxuosa mansão no bairro mais rico da cidade, e no mesmo dia, o corpo de um mendigo é encontrado no rio. Mike Logan, que tomou o posto de xerife recentemente, e desde então já enfrentou alguns desafios, terá que entrar novamente em ação, e encontrar logo o causador dos assassinatos, antes que novas vítimas sejam feitas. O que ele não esperava, era que antigos erros do passado fossem trazer a tona segredos devastadores.

"- Quem é você?
Mas, quando a lâmina penetrou sua garganta, a resposta se tornou a menor de suas preocupações." 

Um livro relativamente maior que seu antecessor, Um Outono em River Falls atraí o leitor com sua premissa, ainda mais que os personagens e o cenário da cidade de River Falls já estão consolidados, então nada de introdução e apresentação. Alexis começa muito bem, intrigando o leitor já em seu prólogo, a medida que as provas e pistas se tornam escassas, e Logan e Hurley precisam usar suas mentes brilhantes para elucidar os casos.

Como eu disse, Alexis peca ao cair na síndrome das sequências, que muitas vezes não alcançam as expectativas como o primeiro livro. Um Outono em River Falls tem seus pontos positivos - principalmente a sub-trama que ilustra a capa - mas a sensação que tive ao me aproximar do final era que o autor se perdeu um pouco, e não apresentou os fatos de modo a prender o leitor. Há revelações feitas precocemente - ou que o leitor já imagina - e é muito para o final que o verdadeiro antagonista se apresenta.

"Com a pistola em riste, Logan começou a descer a escada. O suor escorria em sua testa. Ouviu chamados de socorros. Sem perder mais tempo, lançou-se escada abaixo. A voz não parava de pedir socorro."

Tirando os fatos corridos e as pontas soltas, Um Outono em River Falls ganha por ainda continuar com sua narrativa fluída, e por não só se prender a trama principal. Percebe-se que Alexis Aubenque melhorou muito a sua técnica de escrita, e teve certas partes que simplesmente ficava evidente a genialidade do autor - como a cena do motel no dia de Halloween. Alexis também nos faz se apegar a novos personagens, como Tom...

Mesmo com seus altos e baixos, Um Outono em River Falls é um livro bom e ficou na média. Como é uma trilogia, espero que o próximo volume seja superior e que feche bem a saga de Logan. As últimas páginas me deixaram um pouco cabreiro sobre o passado do xerife, e talvez isso seja explorado no último volume - e temo que ocorra algo bem surpreendedor.

Como sempre, a edição da Vestígio é confortável, e mesmo não possuindo orelhas, o livro tem um acabamento sem dar margem para reclamações, e ainda segue o padrão da editora como seus outros títulos.

***

Ficha do Livro:

Título: Um Outono em River Falls (Un Automne à River Falls #2)
Autor: Alexis Aubenque
Tradução por: Fernando Scheibe
Editora: Vestígio
Páginas: 409
Lançamento: 2014
Gênero: Policial, Suspense

Um comentário:

  1. Eu bem disse que o nome da editora daria problema. Mas Vestígio ficou legal, acho que ficou até melhor e mais adequado! Eu tinha esquecido que River Falls é uma trilogia, acho que vou esperar para ler sua opinião a respeito do último livro antes de me aventurar na série.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...