sábado, 3 de maio de 2014

Crítica de Filme: O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro


Chegou aos cinemas a sequência de O Espetacular Homem-Aranha, remake do super-herói nas telonas, e que desde o seu primeiro filme, causou múltiplas opiniões. A continuação - com o subtítulo A Ameaça de Electro - promete gerar bastante discussão entre os fãs, mas uma coisa é notável: Marc Webb realmente conseguiu entregar um material digno de entretenimento.


Homem Aranha18mar2014 03

Após os eventos do primeiro longa, Peter Parker(Andrew Garfield) assume a responsabilidade de proteger a população, sob a máscara do Homem-Aranha, enquanto tenta equilibrar seu relacionamento com Gwen Stacy(Emma Stone) - o que acha ser um erro, pois pensa que ela correrá perigo enquanto estiverem juntos. Tudo começa a mudar, quando os segredos por trás dos seus pais vem à tona, e um de seus amigos de infância, Harry Osborn(Dane DeHaan), retorna para assumir a empresa Oscorp. Não bastasse isso, uma nova ameaça assola Nova York: um vilão feito de pura energia e eletricidade, conhecido como Electro(Jamie Foxx). Peter terá que entrar em uma de suas maiores batalhas e proteger aqueles que ama - e arcar com todas as consequências.

Homem Aranha 2 17mar2014 01

O Espetacular Homem-Aranha 2 é mais bonito não só visualmente e em seus efeitos, mas também em sua trama. Agora que temos uma base para esse remake, fica mais fácil o público aceitar o novo Peter Parker e o rumo de sua história - apesar de haver uns chatos que insistem em glorificar a trilogia de Sam Raimi. Não é errado, mas os argumentos são desnecessários. Aqui temos mais do Cabeça de Teia, e chego a dizer que há um culto ao Aranha aqui. O filme todo parece convergir para sua imagem, de modo a destacar seu heroísmo, e isso é empolgante. Em meio a tantas versões de super-heróis mais sombrias, A Ameaça de Electro é mais colorido e remete bem as HQs.

O Espetacular Homem Aranha 2 Total Film 16jan213 02

As cenas de ação são épicas. Temos viagens alucinantes pelos arranhas-céus e prédios de Nova York, mergulhos brutais pelas ruas, e tudo isso em uma sincronia perfeita, sem cansar o expectador. Os combates são interessantes, e enquanto o Homem-Aranha enfrenta (seja bandidos, ou outros vilões com super-poderes), temos sacadas de humor que tornam a trama mais leve.

O Espetacular Homem Aranha 2 EW 11jul2013 06

O relacionamento de Peter com Gwen é um dos pontos altos do filme. A conexão entre eles é forte, e vemos que Peter quer apenas protegê-la. Quando ele prometeu ao pai dela que ficaria longe de Gwen para o seu próprio bem, ele não acreditava que seria tão difícil, então espere por encontros e desencontros entre os dois, e as comuns discussões entre casais. Isso não empaca o filme, até porque, as cenas entre os dois terão um grande valor no desfecho...

O Espetacular Homem Aranha 2 3Dez2013 02

Sobre o vilão que dá nome ao filme, Electro tem até uma construção interessante, mas acho que no final ele se torna um antagonista meia-boca. Max, seu verdadeiro nome, trabalhava na Oscorp, e era ignorado por todos, e sempre deixado para fazer o trabalho sujo. Um dia, quando salvo pelo Homem-Aranha, acaba construindo uma idolatria pelo herói (chegando a conversar com fotos dele pela casa, imitando um diálogo). Max, no dia do seu aniversário, acaba tendo o azar de ser eletrocutado e cair num tanque de enguias na Oscorp (vocês saberão mais quando assistirem.), e acaba se tornando pura energia. Descontrolado, ele acaba causando muitos problemas pelo caminho. A trilha sonora do Hans Zimmer é bem bolada, e nas cenas em que o Electro aparece, é acompanhado por um instrumental que deixa bem evidente como o vilão está. Se quiser conferir, é "I'm Electro".

O Espetacular Homem Aranha 2 5Dez2013 02

O problema de Electro, é que ele acaba tendo suas motivações se tornando desnecessárias. Por mais que Max tenha um certo distúrbio e complexo de inferioridade, sua raiva contra o Homem-Aranha é fabricada apenas para os dois entrarem em embate - não que isso torne ruim o personagem.

Homem Aranha 2 17mar2014 02

Enquanto Electro, como ameaça principal, é mais do mesmo, ainda temos o Duende Verde em cena. O expectador pode até achar que o Electro é o cabeça de tudo, mas como em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, onde o vilão Bane não passa de um soldado, aqui acontece o mesmo. Se os confrontos contra Electro tiraram seu fôlego, as últimas cenas contra Duende Verde vão impactar, pois ela é seguida de momentos tensos e surpreendentes.

Homem Aranha 18mar2014 06

O final é angustiante. Quem conhece os quadrinhos - e o filme tem procurado ser fiel - já sabe o que acontecerá, mas aqui, eu acredito que o expectador terá uma sensação de tristeza. Não vou falar muito, mas apenas se prepare.

Homem Aranha 2 17mar2014 06

O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro, no fim, é incrível. Não é 100% espetacular como o título aponta, mas sabe, dá pra sentir o espírito das aventuras do Aranha. Essa sequência superou o 1º filme, e quem sabe, até a antiga trilogia. Sei que isso divide muitas opiniões, e volto a dizer: Raimi fez um ótimo trabalho, mas agora estamos em uma nova fase. Acho que ficar dando pitaco é perda de tempo.

O Espetacular Homem Aranha 2 26fev2014 3

Divirta-se!

O Espetacular Homem Aranha 2 11fev2014 10

OBS: Talvez muita gente vá perguntar se há cenas pós-créditos... bem, infelizmente, NÃO TEM, mas durante a primeira etapa dos créditos, é possível ver imagens fazendo menção à alguns vilões icônicos do Homem-Aranha... e depois disso, há sim uma cena pós-crédito, mas não passa de um trecho do filme X-Men - Dias de um Futuro Esquecido... será que há alguma relação?

***

Ficha do Filme:

Título: O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man - Rise of Electro)
Direção por: Marc Webb
Elenco: Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Dane DeHaan, etc
Nacionalidade: EUA
Gênero: Aventura, Fantasia, Ação, Super-herói.
Duração: 142 minutos.
Lançamento: 1 de maio de 2014

3 comentários:

  1. Oie Joshua
    como sempre você é mega rápido em assistir aos lançamentos.
    Não gostei do primeiro filme, então nem tenho expectativa quanto a esse.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Se tem uma coisa que gostei do primeiro filme foi a fidelidade com a HQ, apesar de não conhecê-la suficientemente bem para comparar. Mas, como vi o primeiro apenas uma vez e a primeira trilogia incontáveis vezes, ainda não consigo separar os dois personagens, apesar de entender a necessidade de renovação. Mas, como sou fã desse tipo de história, não dá para descartar o interesse. Só espero gostar e também achá-lo superior.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não vi a nova saga do Aranha (na verdade, eu nem manjo de super-heróis), mas eu sou fã do Raimi. Mas assim, fã do Raimi em Evil Dead e Homem Aranha 1 e 2, porque o terceiro me dá uns coisos só de pensar, de tão tosco que foi. Não acho que tenha sido culpa do diretor, mas o terceiro filme é o suficiente para justificar esta nova trilogia e abordagem. Acho que a nova produção parece fazer um trabalho digno, mas fãs são chatos e discutem por qualquer pelo em ovo.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...