domingo, 30 de março de 2014

HQ Extreme! - BTOOOM! de Junya Inoue


Recente lançamento da JBC para esse ano, BTOOOM!, de Junya Inoue está nas apostas da editora para 2014, com o intuito de chamar a atenção do público que curte histórias como Battle Royale e Jogos Vorazes. E é neste estilo que o mangá segue, um survival onde a disputa irá terminar até que reste apenas um competidor, e para eliminar os adversários, usa-se bombas. Isso mesmo, bombas! BTOOOM! tem tudo para ser uma explosão no Brasil - desculpa, não aguentei não fazer o trocadilho!



Conhecemos Ryota Sakamoto, um jovem desempregado, que mora com a mãe, e sua principal atividade o dia inteiro é jogar online o famoso game BTOOOM!, uma competição mundial onde os jogadores utilizam guerreiros munidos de bombas de diversos tipos para se combaterem. Até que um dia, Ryota se encontra preso em um paraquedas, numa floresta tropical, e descobre que está numa ilha. Quando vê uma pessoa caminhando em sua direção, pensa em pedir ajuda, até que uma bomba é lançada contra ele, e as explosões começam. Ryota está numa versão real do seu jogo favorito, e tudo o que lhe resta é sobreviver e descobrir a razão de estar ali, nem que tenha que matar.

FONTE

Como primeiro volume, Start é apenas uma introdução ao mundo de BTOOOM!, e temos poucas informações do que realmente está acontecendo, quem armou todo esse jogo mortal, e por que Ryota está ali. Mas, não espere apenas uma abertura monótona, pois a ação já começa nas primeiras páginas, com muitas explosões e correria. Ryota tem que aprender rápido a como usar seus BIMs - nome das bombas - já que jogar online é bem diferente do que viver o jogo. Sentimos a tensão logo no começo, porque cedo ou tarde, Ryota se encontrará em uma nova enrascada.

FONTE

Ao longo da edição, Ryota já se depara com alguns personagens. Seu primeiro oponente é Yoshiaki Imagawa, um cara durão, vítima de remédios controlados; pelo caminho, ele se depara com uma garota misteriosa, que foge; e Ryota ainda consegue arranjar um aliado, um senhor chamado Kiyoshi Taira, bondoso, mas esperto. Além disso, o mangá tem algumas fichas, espalhadas pela história, dos personagens, informando nome completo, idade, tipo sanguíneo, ocupação, residência e o tipo de BIM. Ao final da edição, há também uma grade com todos os competidores, informando quais já morreram e os que ainda estão vivos.

FONTE

Mas e então, BTOOOM! vale todo esse burburinho? A resposta é sim! Talvez nem todos os leitores irão se identificar com a história, pois ela é muito agitada, e traz algumas cenas fortes - a classificação é para maiores de 18 anos - mas, se você gosta de história nesse estilo de ação, cercada de mistérios, é uma ótima indicação. BTOOOM! é uma história que promete, não só pelos segredos que até agora ela carrega, mas pelo próprio mecanismo que ela traz. Combates onde os personagens se desafiam usando bombas, explosões, muita correria... isso passa uma tensão para o leitor, que é ótimo experimentar. Lembro que assim que comprei o mangá na banca, eu comecei a ler, e em menos de 1 hora, por aí, eu estava virando a última página e querendo mais!

FONTE

Ryota Sakamoto é o tipo de jovem "típico" de hoje em dia, que quer privacidade, que quer ter independência, mas no fim de tudo, não faz por onde, e só sabe ficar enfurnado no quarto. Seu relacionamento com a mãe deixa claro o quão idiota ele é, pois sua mãe sempre lhe indica empregos, mas Ryota foge com a desculpa de que "Já tenho um em mente" - na verdade ele quer trabalhar na Tyrannos, empresa que criou o jogo BTOOOM!. Quando a realidade de que Sakamoto está numa competição mortal, sem ter para onde correr, cai sobre ele, percebemos que Ryota está começando a se arrepender de tudo o que fez no passado, e agora tem que lutar para se manter vivo. Como ele está com as memórias fragmentadas - isso é explicado durante o mangá - ele tem alguns flashbacks bem explicativos sobre sua vida anterior à competição, o que acrescenta mais a história, já que temos uma dosagem bem feita entre passado e presente.

Ao final, BTOOOM! já conquista o leitor, mesmo sendo apenas o primeiro volume. É claro que a história acaba com um gancho para o próximo, mas sentimos aquela curiosidade para saber o que acontecerá. Fica claro que o jogo possui interesses maiores, e Ryota é apenas mais uma peça em um tabuleiro. Agora, como Junya Inoue vai conduzir a história, só lendo os próximos volumes para saber.


Recomendo bastante BTOOOM!, pois ele é um mangá fácil de se ler, e se eu não me engano, ele não é um "mangá infinito", então não espere enrolação da parte do autor.

Por último, quero elogiar bastante o trabalho da JBC, principalmente com o trocadilho na capa - JBC ONE. A edição está bonita, e dá gosto de ter o exemplar em mãos, com uma qualidade do tipo. E não só elogiar a parte gráfica, mas também por ter trazido um título desse para o Brasil - e muitos outros que virão.

Então é isso! Leiam BTOOOM!!

OBS: Existe uma versão em anime do mangá, e eu assisti o primeiro episódio, e posso dizer que está bem fiel à história, apesar de só cobrir até certo ponto do primeiro volume. Vou acompanhar primeiro os mangás, e paralelamente assistindo os episódios correspondentes.

***

Título: BTOOOM! (BTOOOM! #1)
Autora: Junya Inoue
Tradução por: Denis Kei Kimura
Editora: JBC
Páginas: cerca de 200
Gênero: Survival, Ação, Disputa
Lançamento: Fevereiro/Março
Preço: R$12,90
Classificação: 18 anos





Próximo Volume:

9 comentários:

  1. oie Joshua
    gente, adorei. Amo HQ, e não conhecia esse ainda.
    Essa capa me lembrou muito jogos de X-Box. Amei os traços da ilustração.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é com essa intenção, parecer uma capa dos jogos de X-Box XD Achei bem legal essa ideia!

      Excluir
  2. Joshua, até agora essa série não tinha me atraído muito não, tava acompanhando as novidades meio de longe, e até por isso não sabia ao certo sobre o que se tratava. E gostei, Battle Royale é um título que sempre me chamou a atenção, mas que é impossível de se encontrar disponível hoje em dia, então com certeza Btooom é uma boa pedida!

    Dois abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BTOOOM! é bem interessante, e vai fisgar os leitores que gostam de survival, porque a história tem bem essa tensão, e como eu disse, as lutas com bombinhas aumentam isso, kk! Eu estou ansioso pra ler os próximos volumes!

      OBS: Ainda não li Battle Royale, apenas o primeiro - e online. É difícil mesmo de achar :/

      Excluir
  3. Isso já foi comentado, mas a capa lembra mesmo uma capa de jogos do X-Box, achei bacana a proposta. Eu não leio muitos mangás, mas esse pareceu interessante, e não pude evitar em ler o nome, mesmo que só na minha cabeça, num estilo Bruce Lee de ser "BTOOOM UATÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ" HAHAHAHAHA adorei esse título!

    Você sabe quantos volumes são? Tenho preguiça de precisar ler 934984532 volumes...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Eu também gosto bastante do título, porque a sonoridade é diferente, tipo "bitium", kkkk. Olha, acho que seria legal você dar uma conferida pelo menos na primeira edição, porque talvez você goste :)

      Ah, se eu não me engano são 12 volumes. Tá acabando agora no Japão.

      Excluir
  4. Eu não costumo ler mangás, mas isso de entrar dentro do jogo é bem interessante. Pelas fotos deu para perceber que o desenho é bem feito, não entendo muito, mas achei bonito. Leria sim, se tivesse a oportunidade. Embora ele me pareça um pouco violento demais.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a história, mas posso dizer que mais uma vez gostei muito da sua indicação. Engraçado que recentemente li sobre um anime no mesmo estilo e claro que gostei da premissa (só não lembro o nome pra saber se é o mesmo. Preciso pesquisar de novo). O problema é que, como já disse, não dá para iniciar uma coleção por aqui, já que não é certeza que conseguirei todos os volumes. Talvez, com todas as suas resenhas, eu espere lançar todos para adquirir.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Joshua!
    Não sou muito de ler mangás, apenas vejo animes de vez em quando... E BTOOOM! não pode ficar de fora, afinal, tem um pouquinho do plot de Jogos Vorazes (que eu amo!). Já procurei o anime legendado, achei e está nos meus favoritos. Verei em breve.

    Abraços,
    Lucas Fagundes
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...