sexta-feira, 7 de março de 2014

Crítica de Filme - Pompéia

Pompeia : Poster

Existem filmes que tentam repetir a fórmula de sucesso de Titanic, histórias catastróficas, onde tudo parece dar errado e com um casal apaixonado no meio, mas nenhum consegue se fazer tão marcante quanto esse longa - e nunca haverá um. Pompéia tem a mesma intenção, mas ao contrário da maioria, o filme que relata fatos históricos, existe toda uma razão para os acontecimentos, e mesmo sendo clichê, o filme pode agradar e muito.


Pompeia : Foto

Milo(Kit Harington), conhecido como O Celta, é um escravo guerreiro em arenas, e quando criança, foi o único que sobreviveu de sua tribo de cavaleiros bárbaros dos ataques dos romanos. Trazido da grande Roma para a região de Nápoles, Milo acaba na cidade de Pompéia, que fica aos pés do Vesúvio, um vulcão. Lá ele conhece Cassia(Emily Browning), filha do mestre da cidade, e ambos começam a nutrir um amor secreto através de troca de olhares, já que ele é um escravo e ela uma bem-nascida, e não podem se encontrar. No meio de combates sangrentos e jogos para divertir a população, o vulcão decide acordar, e a destruição se alastra. E a única coisa que move Milo, é salvar sua amada.

Pompeia : Foto Kit Harington

O filme tem toda uma construção de enredo comum, mas isso não impede de curtir o filme. Mesmo não sendo aquele filme que irá marcar sua memória, ou que traz significados implícitos, Pompéia é uma história de amor um pouco mais diferente do que vemos por ai. Não só por causa do clima de desastre iminente que põe em prova o amor de Milo e Cassia - que até então, nunca tiveram um contato físico mais direto - mas porque mostra todas as tentativas do protagonista para salvar sua amada e fugir com ela da cidade, antes que toda ela seja coberta pelas cinzas e lava.

Pompeia : Foto Adewale Akinnuoye-Agbaje, Kit Harington

Durante o longa, sempre temos um vislumbre do Vesúvio, imponente no fundo da paisagem. O diretor Paul W. S. Anderson utiliza os closes no vulcão para dar destaque e avisar continuamente o expectador que tudo só vai piorar, e ficamos na ânsia de saber como tudo ocorrerá. Essa linha de história principal no filme só se conclui no final, enquanto seguimos durante Pompéia a saga de Milo, que nas arenas conhece Atticus(Adewale Akinnnuoye-Agbaje), que à princípio seria o seu adversário em uma das lutas de vida ou morte, e acaba se tornando seu aliado e amigo.

Pompeia : Foto

O filme não chega a ser enfadonho, mas até uma certa parte do filme, o nervosismo fala mais alto, mas felizmente(?) as ameaças do vulcão se fazem presente, e a destruição começa. Nesse quesito, os efeitos especiais fazem um ótimo papel. Temos bolas de fogo chovendo sobre a cidade, destruindo construções e acertando grandes massas de pessoas, pedregulhos que se se soltam do vulcão, em lava, acelerando o processo. A saída para o mar que parece ser a única escapatória, se mostra o contrário, e o clima de desespero chega até o expectador, independente de qualquer fator anterior do filme, essas últimas sequências são agoniantes. Se fosse apenas o Vesúvio, Milo e Cassia conseguiriam fugir livremente, mas em seu caminho está o o senador Corvus(Kiefer Sutherland), que veio direto de Roma com interesses políticos e próprios para Pompéia. Seu desejo é ter a mão de Cassia, que resiste às tentativas com repugnação.

Pompeia : Foto Emily Browning, Kit Harington

Então, o filme começa com um massacre - o ataque à tribo de Milo, quando criança - e termina com outro, movido agora não pelas forças de homens, mas pela própria natureza. Ao final da sessão, ouvi muitos comentários criticando o desfecho, não pelo filme ter sido negativo, mas pelas atitudes finais dos personagens. De certa maneira, eu me toquei em como o ser humano é egoísta - todos nós - e que preferem salvar suas vidas ao invés de ajudar os outros. Pompéia não é o melhor filme que você verá, não te levará às lágrimas, e apenas empolgará pelos efeitos e pela história boa. Mas Pompéia é uma obra de certo destaque, e na minha opinião - talvez a maioria não concorde comigo - o final é poderoso, tão mais poderoso do que sua erupção.

Pompeia : Foto Emily Browning, Kit Harington

***

Ficha do Filme:

Pompeia : PosterTítulo: Pompéia (Pompeii)
Duração: 1h44min
Direção por: Paul W.S. Anderson
Elenco: Kit Harington, Emiy Browning etc.
Gênero: Ação, Aventura
Nacionalidade: EUA, Alemanha, Canadá
Lançamento: 21 de fevereiro de 2014

6 comentários:

  1. Depois que deixei de postar as estreias da semana acabei me afastando muito das produções cinematográficas e esse é mais um caso que eu não conhecia até sua crítica. A ideia é bem interessante, apesar de não ser tão original, então por suas palavras dá para dizer que é mais uma escolha para diversão. Essa história de repetir a fórmula de Titanic é bem complicada, então não sei até que ponto pode ser visto como positivo, mas se tiver a oportunidade vou assistir sim. O cenário me agrada e muito!

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do filme, e ainda mais do final, que de certo modo, pode surpreender o expectador, já que acontece algo que pode agradar e desagradar, ai vai de pessoa para pessoa. Assista, vale super a pena :D

      Excluir
  2. Parece interessante, mas nada que me faça querer pegar a fila do cinema e tudo o mais. Eu sei que é o que vende em Hollywood, mas será que uma história épica sem o romance - pelo menos tão implícito - não seria melhor e mais crível? Será que não venderia de jeito nenhum? Parece que todo mundo tá cansado da fórmula, mas o cinema continua produzindo e ganhando em cima disso, não dá pra entender.

    Observação girly para o tanquinho do Jon Snow. Mamãe!

    ResponderExcluir
  3. Oie Joshua
    Não conhecia o filme (baita desligada),mas pela sua crítica, já vi que faz meu estilo.
    Amo histórias de amor que passam por uma avalanche de tragédias, e no final o amor supera tudo (ou quase tudo rs)
    A fotografia tá linda, e os efeitos visuais devem ser caprichados.
    Destaque para o tanquinho do meu eterno Jon Snow (que saúde hahahaha)
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que Kit foi perfeito no personagem, é um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Game of Thrones é um dos seus trabalhos mais recentes dele e ainda que não seja o melhor roteiro, visualmente nos limpa os olhos. Vi que Game of Thrones 7 vai estrear uma nova temporada e na verdade não a perderei, para uma tarde de lazer é uma boa opção.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...