sábado, 22 de fevereiro de 2014

Resenha - O Segredo de Ella & Micha de Jessica Sorensen


O gênero New Adult já se popularizou no meio literário atualmente, e continua sendo uma das grandes novidades e apostas das editoras brasileiras, que cada vez mais trazem um título do segmento para seu catálogo. Eu precisava ler algum NA, e por isso peguei O Segredo de Ella & Micha, da autora Jessica Sorensen, e cheguei a conclusão que os livros desse estilo podem agradar muitos, ao mesmo tempo que decepcionam outros.


Ella e Micha são amigos de infância desde sempre, e à medida que ambos vão crescendo, descobrem-se apaixonados um pelo outro, mas ainda com o medo de se declararem para não destruírem uma amizade tão verdadeira. Após fatos que mudam a vida de Ella completamente, a jovem foge e deixa sua antiga vida para trás. Começa a estudar em uma faculdade, muda sua personalidade de brigona para uma garota calma e tímida, e acima de tudo, tenta esquecer o seu passado, principalmente Micha, que não desiste de procurá-la. Nas férias de verão, Ella decide voltar para Star Grove, cidade decadente onde nasceu, mesmo sabendo que terá que lidar com pessoas que não quer encontrar mais, mas quando se depara com Micha, Ella se pergunta se conseguirá resistir por tempo suficiente e continuar sendo uma pessoa diferente.

"- Não quero que pare sua vida porque não estou mais aqui.
- E eu não quero que você esteja em outro lugar que não seja aqui." 
Página 81 

Eu não tinha tantas expectativas quanto ao livro, porque já havia lido algumas opiniões um pouco negativas, e porque eu mesmo não esperava tanta coisa. Mas eu tinha certa curiosidade por ser meu primeiro NA, e de certo modo, eu queria que a leitura fosse produtiva, mas assim que comecei a ler, me senti muito desconfortável com a história em si e o enredo que não levava a lugar nenhum, principalmente porque no início fica muito vago o que a protagonista fez de errado, e o que há na realidade entre ela e Micha.

Aguentei a leitura, e acompanhando os dramas típicos adolescentes e os fatos corriqueiros, o livro ficou um pouquinho mais interessante na metade, e nada mais do que isso. Posso dizer que foi frustrante.

"Lágrimas quentes caem dos meus olhos e rolam por meu rosto. Meus ombros começam a tremer quando me volto para ele e escondo o rosto em seu peito. Ele me abraça pela cintura e me levanta. Meus braços e pernas prendem-no como se ele fosse minha tábua de salvação; e talvez seja mesmo."
Página 189 

Eu tenho a sensação de que a história foi mal desenvolvida, já que sinceramente, mesmo a premissa não sendo aquilo tudo, poderia ser muito bem explorada. Muitas vezes pensei que a autora iria fazer certa coisa, mas no final o fato era deixado de lado e eu ficava um pouco desanimado, já que a trama seguia superficial. Não só a trama, mas como também os personagens. O amor injustificado entre Ella e Micha piora principalmente por Micha, um cara completamente inconveniente e que paga de Don Juan. Ella se mostra uma personagem controversa, já que ignora tantas coisas do seu passado e reluta em sair de sua casca, mas acaba cedendo aos "encantos" de sua paixonite.

Ao final do livro, eu fiquei me perguntando qual é o segredo dos dois personagens, qual mistério havia entre eles, porque eu não consegui pegar isso durante a leitura. Sério, eu quis realmente entrar no clima do livro, pensar que tudo isso era porque eu não estava acostumado ao gênero, e pode ser isso mesmo. Não me dei muito bem com esse NA. O mais interessante - ou não - é que é o primeiro livro de uma trilogia. Não sei se há material suficiente para futuros volumes...

"Respiro fundo e digo antes que possa me acovardar:
- Micha, eu te amo."
Página 242

Recomendo o livro pra quem realmente é apaixonado por livros do gênero e está acostumado aos clichês dos NAs.

***

.
O exemplar foi uma cortesia da editora Geração

Ficha do Livro:

Título: O Segredo de Ella & Micha (The Secret of Ella & Micha #1)
Autora: Jessica Sorensen
Tradução por: Marsely Dantas
Editora: Geração
Páginas: 260
Gênero: New Adult, Romance
Lançamento: 2013

3 comentários:

  1. Eu ainda tenho meu pé atrás com o NA porque, aparentemente, é um gênero que chegou para suprir o buraco dos romances eróticos para os leitores mais jovens. A ideia do gênero é boa, a "evolução" do YA, mas enquanto no YA você tem conflitos muito sérios, como política, personalidade, o bem e o mal, além do romance, todos os NA que eu vi têm a mesma sinopse: um relacionamento, um passado mal resolvido, conflitos de personalidade linkados à relacionamentos. Não tem variantes, é a mesma coisa. Enquanto isso, autores como Veronica Roth e Maggie Stiefvater chutam bundas com romances jovens muito mais maduros que muito romance por aí.

    ResponderExcluir
  2. Joshua, eu estou completamente perdido em meio a essas divisões, YA, NA, mas, dentre os NA, fiquei com vontade de ler Ella e Micha porque ele vinha sendo bastante comentado - apesar de ainda não ter lido uma resenha dele, a sua é a primeira - e agora esta vontade meio que arrefeceu, acho que vai ficar pra depois minha estreia no gênero. Concordo com a Lu, acho suspeito o fato de a maioria dos livros do gênero girarem em torno de situações mal resolvidas e relacionamentos, parece que com tanto a se explorar se considerarmos os dilemas pelos quais a faixa etária do público alvo do livro passa, optaram por falar apenas do que é mais óbvio. Quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sabes onde posso baixar este livro, ou outros de New Adult?
    Preferencialmente sem custo... gosto sempre de dar uma olhada antes de comprar o livro físico. Encontreib una bons via Free Ebooks, secção fantasia (http://portugues.free-ebooks.net/categoria/romance), mas esse ainda não foi subido lá. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...