sábado, 25 de janeiro de 2014

Resenha - O Concorrente de Stephen King

Não achei a capa em boa qualidade.

Escrito sob o pseudônimo de Richard Bachman, O Concorrente é a minha primeira leitura do aclamado mestre do horror, Stephen King, uma distopia clássica eletrizante e que vai muito além do que suas páginas contém. Após esse livro, King se tornou leitura obrigatória para mim.

O ano é 2025. A população é dominada pelo entretenimento da GratuiTV, e seus programas de reality shows; o ar puro é privilégio para poucos, já que a poluição tomou conta do planeta; e a principal diversão das pessoas é a desgraça alheia. Ben Richards é um desempregado que vive no setor pobre da capital de Harding, com sua esposa Sheila que se prostitui ao seu contra-gosto, e sua filha Cathy, ainda um bebê, com uma pneumonia inquietante. Cansado de viver essa vida de miséria, Richards decide ir ao Edifício dos Jogos, onde toda a programação da GratuiTV é composta, principalmente os seus reality shows. Após passar por um extenso teste físico, mental e etc, Richards é designado para o famoso programa O Foragido, onde nenhum participante até agora saiu vivo. Caso ele consiga sobreviver por um mês, fugindo dos Caçadores e passando despercebido pelas denúncias da população, ele ganhará em torno de 1 bilhão de dólares ou mais, o suficiente para pagar um plano de saúde para sua filhinha e tirar a família da miséria. Mas será que Richards irá conseguir?

"- Terça-feira - disse a ninguém, e se levantou da cama. O sofisticado relógio da GA em forma de sol, na parede mais distante, informou-lhe que passavam nove minutos das sete horas. A transmissão ao vivo de O Foragido iria ao ar em toda a América do Norte em menos de 11 horas. Richards sentiu uma gota quente de medo no estômago. Dali a 23 horas, ele seria caça liberada."
Página 61 

É necessário dizer o quanto O Concorrente é um livro alucinante, um enredo disparado e que deixa o leitor aflito pelo o que acontecerá no próximo capítulo, já que o protagonista Ben está sendo caçado 24h por dia, e nenhum lugar parece ser seguro. Como o próprio nome do programa aponta, ele se torna um foragido, não apenas no programa. É como se ele se tornasse um inimigo da nação, e quando for pego, ele poderá ser rapidamente morto. É nesse estado que lidamos com Richards durante o livro, e partilhamos a mesma sensação. O instinto de sobrevivência e o desespero do calor do momento é palpável, e nos perguntamos até que ponto Ben irá conseguir resistir, até quando sua sagacidade irá salvar-lhe a pele e se ele ainda encontrará aliados em sua fuga acelerada pelo país.

King é merecedor de todos os comentários que ouvimos por aí, e neste livro ele prova toda a excelência de sua escrita, e ainda, a construção visionária de um mundo futuro. O estado distópico que encontramos em O Concorrente é sufocante, já que a população possui sua classe miserável e que aos poucos morre com doenças respiratórias por causa da atmosfera poluída, e sua classe privilegiada, que ignora esta primeira, possui seus próprios purificadores de ar, acreditam em tudo o que a GratuiTV transmite, vivendo suas vidas de forma fútil e torpe. King deixa exposto todo o egoísmo humano, nos fazendo torcer mais ainda por Richards, e nos fazendo acreditar que ele pode se tornar um herói para a classe inferior, e quem sabe, fazer uma revolução.

"Estou sendo cercado, pensou. A ideia lhe trouxe um pavor de coelhos desamparado.
Não, corrigiu sua mente. Você  foi cercado."
Página 101 

Além da caracterização crua da distopia, Stephen construiu um personagem convincente. Ben Richards é do tipo "agora ou nunca", que toma suas atitudes, de certa forma, com impulsividade, mas sempre raciocinando as consequências que estão por vir, já que não tem nada a perder. Mesmo vivendo em um mundo corrompido, pode-se dizer que Ben é um homem íntegro a sua família, e mesmo quando a Rede lhe oferece as regalias de luxo por ele ser um dos concorrentes de O Foragido, Ben nega e mais uma vez se mostra resistente àquele governo. Isso nos faz pensar em como a situação atual da história poderia ser diferente, se todas as pessoas naquele universo - ou no nosso - fossem como Richards.

Os capítulos se passam de forma diferente, em ordem decrescente, como em uma contagem regressiva, nos deixando mais ansiosos para o que o final nos aguarda. Nos capítulos finais, King prepara um desfecho difícil de engolir, mas talvez, um desfecho certo para o que tudo aconteceu durante o livro. É certo que Stephen King não escreveu O Concorrente apenas para entreter o leitor com uma história frenética e com muitas mortes. Não, se o leitor prestar bem atenção, vai encontrar bastante significados entrelinhas, principalmente em seu último capítulo.

"Richards descobriu que o velho clichê era mentira. O tempo não parava. De certo modo, seria melhor que parasse. Então, pelo menos haveria um fim para a esperança."
Página 233 

O Concorrente é um livro excelente, e se junta aos livros de distopia clássica como 1984 e Fahrenheit 451. Realmente, merece ser lido.

OBS: O livro originou uma adaptação cinematográfica, com o título O Sobrevivente, com o ator Arnold Schwarzenegger no papel de Ben Richards. É necessário dizer que o filme não é uma adaptação fiel, mas que se inspirou na história criada por King.


***

Ficha do Livro:

Título: O Concorrente (The Running Man)
Autor: Stephen King
Tradução por: Vera Ribeiro
Editora: Suma de Letras
Páginas: 311
Gênero: Distopia, Ficção, Ação
Lançamento: 2006

9 comentários:

  1. Ótima resenha! Ainda ñ li nenhum livro do Stephen King, mas já ouvi falar mt bem de suas obras, e sua resenha me fez ter ainda mais curiosidade em conhecê-las!

    Amei o blog, e estou seguindo! Se puder fazer uma visita ao meu, e seguir tbm.. :)

    http://livroinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ainda é o meu primeiro dele, mas já dá pra sentir que todas as críticas super positivas em relação ao autor, são verdadeiras :D Vale a pena ler.

      Excluir
  2. Não sabia que o King já havia usado um pseudônimo, mas ver o nome dele é motivo mais do que suficiente para desejar a leitura. Sendo uma distopia isso é ainda mais válido, já que gosto muito do gênero. Não conheço nenhuma obra do autor, mas essa resenha tão positiva me deixou ainda mais curioso e realmente espero que a primeira oportunidade aconteça o mais breve possível.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha ouvido falar muito do King antes, mas foi "O Concorrente" que me chamou mais a atenção - talvez por ser uma distopia. Em breve quero ler dele ainda "Sob a Redoma", mas o preço é salgado, então vou ter que esperar, kk, e também, "Novembro de 63".

      Excluir
  3. Salve, salve, Joshua!

    Cara, gostei muito da sua resenha. A maneira como você me conduziu durante a leitura foi incrível e eu estou desejando muito essa obra. Ainda não li nada do King, mas espero ter uma oportunidade em breve! E sem dúvidas "O Concorrente" será uma das opções, rs.

    A trama desse livro me parece ser bem amarrada, sem buracos ou falhas gritantes. O que mais me chamou a atenção neste livro foi a distribuição dos capítulos. É curioso o autor escrever a obra em ordem decrescente, né? Em contagem regressiva...

    Bom, depois dessa resenha só me resta guardar uma grana e comprar "O Concorrente". Espero gostar, rs.

    Um abraço | Um Leitor a mais

    ResponderExcluir
  4. Oi Joshua!
    Eu tenho e já li este livro do King. Na realidade, ele é leitura obrigatória em minha vida. rs
    Bem, eu realmente gostei deste livro. Juro. No entanto, odiei aquele final. Eu realmente não consegui engoli-lo. Foi frustrante, eu diria.
    É notável que o King é um escritor incrível mesmo e digno de todos os elogios que merece. Mas prefiro outros livros que li dele. Este não se tornou meu favorito devido ao desfecho mesmo.
    Gostei muito da sua resenha. Tua opinião ficou bem clara e objetiva.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. O livro me conquistou no "Stephen King" e "Distopia". Se tornou leitura obrigatória! Eu não conhecia esse livro ainda, mas vou ler, não terei como fugir!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Caramba, Joshua! Esse filme do Arnold é clássico, gosto muito dele, mas não sabia que havia sido inspirado em um livro do King.

    Leio todas as resenhas de livros dele pra ver se elas me acendem o desejo de tentar uma reconciliação com o autor, já deixei vários livros dele pela metade, consegui terminar apenas o "O Iluminado" e o primeiro volume da "Torre Negra", no mais tudo me parece um tanto arrastado e tenho dificuldade de me adaptar à leitura.

    Porém, como você disse que o livro mantém a tensão - e essa questão dos capítulos serem numerados de forma regressiva - acabou me atraindo. VAi entrar na lista que sabe o autor me cativa.

    Resenha excelente, como sempre. Dois abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oii! Excelente, a sua resenha! Estou lendo King pela primeira vez (Sobre a Escrita) e, de fato, ele faz jus à fama... É simplesmente maravilhoso! Já estou de olho em outros livros... E esse que você resenhou parece ser beeem interessante... Adoro distopias!
    Beijos!
    lendoodia.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...