terça-feira, 26 de novembro de 2013

Resenha - A Outra Vida de Susanne Winnacker


O gênero zumbi já se consolidou no mundo pop, com obras em diversas mídias, como nos jogos com a franquia de games Resident Evil e a série/HQ The Walking Dead. E mesmo já tendo chegado ao mundo literário, a autora Susanne Winnacker traz os mortos-vivos para um YA, A Outra Vida. Um livro bom, mas até onde o clichê permite.


Sherry está enclausurada com sua família há exatamente três anos, um mês, uma semana e seis dias em um abrigo subterrâneo, tudo por causa de uma epidemia, conhecida como raiva, ter surgido, infectando pessoas e tornando-as violentas. Após esse período, a comida no abrigo está escarceando, e quando ela acabar, sua família - que já não está tão estabilizada emocionalmente assim - irá definhar até a morte. Então Sherry e seu pai decidem sair em busca de comida, e o que encontram do lado de fora é um lugar desolado e vazio. Mas tudo piora quando eles são surpreendidos por um grupos de mutantes carnívoros, que levam o seu pai, e Sherry só sobrevive quando um destemido jovem surge, Joshua. Sherry é levada para Refúgio, um lugar seguro afastado da cidade de Los Angeles, e lá conhece outros sobreviventes e descobre a dura realidade que tem que encarar agora: arriscar sua vida em mundo selvagem para salvar o seu pai.

"O ruído parecia se aproximar e eu recuei. Alguma coisa apareceu no final do corredor. Na luz fraca, só deu para ver uma silhueta. Parecia um ser humano, mas estava curvado e meio coberto por pelos cinza. Nossos olhos se encontraram. Havia uma centelhas amarelada neles, como uma fagulha de loucura. Ou era fome! Dei um passo para trás. Meu grande erro."
Página 51 

A sinopse é empolgante, e pode causar no leitor, certa curiosidade. A Outra Vida é o tipo de livro com uma trama reciclada, e que promete o que é proposto, sem acrescentar e nem diminuir. A autora utiliza um numero de páginas ideal para contar sua história, sem torná-la enfadonha ou jogar na cara do leitor capítulos e mais capítulos que repetem a mesma coisa, e isso é um ponto positivo para Winnacker. A leitura flui rapidamente, sem empecilhos.

Por mais que a história seja uma versão "bonitinha" de zumbis, através da narração de Sherry, conseguimos visualizar como é viver num mundo onde o perigo o rege, onde ninguém está á salvo, e é preciso se conformar com as perdas. É interessante ver essa evolução da protagonista, que ao sair do conforto de seu abrigo, precisa usar pistolas e facas com mais frequência, e se esquecer completamente de sua outra vida - termo usado pelos sobreviventes de Refúgio para o tempo antes da epidemia.

"- Não se preocupe à toa. Karen vai examiná-lo e aí vamos saber direito.
Mas não se preocupar era muito difícil." 
 Página 178

A história é leve, e clichê, e talvez isso não agrade leitores mais exigentes, mas até que são previsibilidades passíveis de entendimento de quem está lendo, e posso dizer que a trama ganha um tom mais sério da metade para o final, não que a primeira parcela seja monótona.

Em geral, A Outra Vida é uma leitura boa, e não promete nada de grandioso, e é ai que está o seu triunfo. Susanne Winnacker não frustra as expectativas do leitor, e conclui esse primeiro livro com um gancho interessante para sua sequência, The Life Beyond - em tradução livre, Além da Vida - que será lançado no início de 2014 e parece ser bem mais sério e sombrio, já que a autora preparou o terreno com seu antecessor.

"O grito de Joshua me alertou. Ergui a arma e atirei em uma sombra que se lançava pela janela. Pelos encostaram em meu braço e um pé ou pata chutou minha barriga. Prendi a respiração e recuei cambaleante, desabando com força no telhado, pois escorregara nas telhas molhadas."
Página 232 

Se você procura por uma leitura descompromissada, mas que ao mesmo tempo, te entretenha, A Outra Vida é uma ótima pedida, e quem sabe, não te deixe ansioso quanto à sua continuação?

***

Ficha do Livro:

Título: A Outra Vida (The Other Life #1)
Autora: Susanne Winnacker
Tradução por: Shirley Gomes
Editora: Novo Conceito
Páginas: 270
Gênero: Ficção, Zumbi, Drama
Lançamento: 2013







Sobre a autora:


Estudou Direito antes de se tornar escritora em tempo integral. Mora na Alemanha com o marido, um cachorro e três coelhinhos. É fã de Jogos Vorazes, Harry Potter - os livros e os filmes - Adele, Brunos Mars, cozinhar e boa comida. Não gosta de aranhas nem de refrigerantes. Escreve no blog "The League of Extraordinary Writers".










Outras Capas:

  

6 comentários:

  1. Oie Joshua
    como amantes de zumbis e um bom clichê, gostei muito do livro. Claro que faltou aquele fator para se tornar o favorito, mas a autora foi muito feliz criando um novo tipo de zumbis.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a história é bom e clichê, mas é um ótimo entretenimento, mesmo não conquistando o leitor 100%. Mas eu tenho certa curiosidade quanto a continuação, e posso dizer que estou esperando ansiosamente, porque tenho a expectativa que a história irá melhorar, e muito!

      Excluir
  2. Oi Joshua,
    Eu tava querendo ler uma resenha desse livro. Em breve sai uma lá no blog (sob a visão do Nélio).
    Eu gosto de livros despretensiosos porque o máximo que eles podem nos causa é surpresa, e isso é algo bom. Isso aconteceu quando li "Seis Coisas Impossíveis", que é um pouco bobinho, mas se torna ótimo justamente por causa disso.
    Por falar em zumbis, você já assistiu à minissérie In The Flesh? Recomendo.
    Abraços
    ​​​​​​Cooltural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro descompromissado, mas se o leitor vier com muitas expectativas, pode acabar encontrando algo que não esperava. É uma história boa e não passa disso.
      Vou pesquisar sobre essa série e tentar ver se assisto agora nas férias ;D

      Excluir
  3. Eu não vou a cara dessa capa hahahahaha Não vou dizer que não leria esse livro, mas não pelo menos no momento. Eu curto leituras descompromissadas, mas acho que ainda não é esse o meu estilo. Talvez mais para frente, até porque, nunca fui muito ligada em zumbis...

    ResponderExcluir
  4. você sabe quando vão lançar o segundo livro no brasil?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...