sábado, 23 de novembro de 2013

Crítica de Filme: Jogos Vorazes - Em Chamas

Jogos Vorazes - Em Chamas : Poster

Pode-se dizer que Jogos Vorazes - Em Chamas era o filme mais esperado do ano, e durante todo esse período, o marketing, os trailers, as promos, as stills e os posters intensificavam ainda mais a espera e a expectativa dos fãs - e até atiçava a curiosidade daqueles que não conheciam a história. O filme estreou no Brasil com uma semana de antecipação do lançamento mundial, e ficou claro que Em Chamas é o filme do ano.

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Jennifer Lawrence


Sinceramente, não sei como escrever esta crítica, que está mais do que positiva. Eu aguardava com muito fervor a estréia de Em Chamas, e toda aquela contagem regressiva sumiu quando o filme começou. Acredito que muitos fãs passaram pelo mesmo, pensaram a mesma coisa "Estou assistindo EM CHAMAS!". Antes de mais nada, é necessário dizer que este filme é perfeito em vários aspectos, tanto na atuação de boa parte do elenco, como na estética e fotografia de vários cenários que o filme se passa, principalmente a Arena, a coesão e adaptação da história, o cuidado do diretor Francis Lawrence em presentear os fãs com um filme fiel e o mais perto possível do que o livro significa...

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson

Jogos Vorazes não é apenas mais uma franquia direcionada para o público jovem. Nesta sequência, a ditadura imposta pela Capital, a vida fútil da população privilegiada, a realidade dura dos distritos, o horror que os Jogos apresentam... tudo isso se torna mais verossímil nesta continuação, que aprofunda e reforça os tons delineados em seu antecessor.

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Woody Harrelson

O filme possui um ritmo idêntico ao livro. Um início calmo que vai nos apresentando a vida pós-Jogos de Katniss Everdeen e Peeta Mellark, o falso romance entre eles para entreter o povo da Capital e convencer ao Presidente Snow que Katniss não é um símbolo de uma possível revolução - que começa a se agitar entre os demais distritos. A Turnê da Vitória pelos distritos se mostrou emocionante e cruel, tornando a imagem de Snow mais horrenda possível. Quando o Massacre Quartenário, uma edição especial do 75º Jogos Vorazes, que contará com a participação de antigos vitoriosos dos distritos, a trama se estreita e sentimos a dor de Katniss que terá que retornar para a Arena, e agora talvez não tenha a mesma sorte de antes. O desfile, as entrevistas, a sala de treinamento... tudo isso passa de forma rápida e finalmente chega a parte mais esperada do filme: a Arena.

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson

É atordoante ver Katniss subir pelo tubo de lançamento após presenciar uma cena dolorosa, sem poder fazer nada, e logo ter que manter o foco e controlar as emoções para sobreviver à Cornucópia contra os Carreiristas, manter Peeta a salvo e discernir seus possíveis aliados, como Finnick Odair e etc.

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Sam Claflin

À partir dai, o filme é frenético, já que a Arena possui certas surpresas... Os efeitos especiais são utilizados aqui com mais eficiência, e para quem já leu os livros, irá admirar as armadilhas, enquanto os tributos na Arena precisam fugir.

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Liam Hemsworth

O final é surpreendente, tanto como foi no livro, e quando tudo termina, ficamos naquela expectativa pela cena final, pela última fala de Gale. É nesse ponto que você pensa e cai a ficha "Eu assisti Jogos Vorazes - EM CHAMAS!".

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Jennifer Lawrence, Stanley Tucci

Como já disse, eu não sei o que falar sobre este filme que ficou belo no geral, e conseguiu se tornar uma adaptação fiel, mesmo tendo cortado algumas partes - mas que não influenciam na construção do enredo. Destaque, na atuação, para Jennifer Lawrence, que vive a personagem Katniss de forma convincente e memorável, não apenas nos dando orgulho, como também, nos levando a elogiar sua performance e toda a construção de sua protagonista. Uma surpresa foi Jena Malone, que é Johanna Mason. Eu era um que não dava nada por ela, mas quando Jena entrou em cena, ficou mais do que óbvio que ela era a certa para o papel. Sam Claflin não ficou para atrás, e também se mostrou um ótimo Finnick Odair, principalmente na cena do cubo de açúcar. 

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Alan Ritchson, Jena Malone, Stephanie Leigh Schlund

Bem, acho que nada poderá definir Jogos Vorazes - Em Chamas, porque mesmo com algumas - poucas - opiniões controversas e que duvidam do argumento da obra criada por Suzanne Collins, esta saga distópica que já se firmou no meio literário, também se firma no cinematográfico, e promete muito mais em Jogos Vorazes - A Esperança - Parte 1 e Parte 2.

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Donald Sutherland

Um último comentário? Sem palavras.

Jogos Vorazes - Em Chamas : Foto Elizabeth Banks, Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson

***

Ficha do Filme:

Jogos Vorazes - Em Chamas : Poster
Título: Jogos Vorazes - Em Chamas (The Hunger Games - Catching Fire #2)
Direção por: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemwsorth, Sam Claflin...
Duração: 2h26min
Gênero: Aventura, Ficção, Ação, Drama
Nacionalidade: EUA
Lançamento: 15 de novembro de 2013 (no Brasil)

6 comentários:

  1. Eu nunca li Jogos Vorazes e não tenho vontade de ler, eu peguei com os filmes por causa dos atores, não gosto deles. Porém, eu fico feliz por ele ter superado as suas expectativas, como fã de outros livros e adaptações eu sempre torço para que isso aconteça com todo mundo porque é bom demais. Que os próximos filmes sejam melhores ainda pra você!!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  2. É inexplicável o quão bom esse filme é. Eu assisti ontem pela segunda vez, já gravei uns 3 vídeos falando sobre ele, e nunca parece ser o bastante. Eu amei amei amei o filme e veria de novo - mas aí já passa dos limites hehehehe. Grandes expectativas para os próximos filmes, já estou com saudades do filme de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma adaptação muito fiel, e perfeito em muitos aspectos! Ouvi falar que o DVD terá uma hora a mais de cenas, ou seja, se a versão do cinema foi perfeita, imagina a sem cortes? \O/

      Excluir
  3. Joshua, eu não li ainda nenhum livro da saga.
    Dai no semestre passado um amigo me propôs assistir ao primeiro filme e aceitei. Fato: me surpreendi. Confesso que de cara eu vi a referência(?) a Battle Royale, mas admito que mesmo usando a ideia da franquia japonesa a trama de Jogos Vorazes funciona de uma forma muito positiva, pelo menos pra mim. E olha que só estou me baseando nos filmes.
    Ainda não vi em chamas, mas é bom saber que você ficou sem palavras, isso já dá uma ideia de como tá o filme. Mais um pras férias, hahaha...
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Battle Royale eu cheguei só a ler os primeiros capítulos do mangá, e apesar de ter sido lançado antes de THG, ele é uma versão bem crua e forte desse tipo de jogo - que tanto não é uma história recomendada para menores de 18 anos. Jogos Vorazes surpreende porque acredito que é uma série com muitos significados interessantes e ótimos para a atualidade, com uma linguagem para o público jovem, e ao contrário de muitos YA, é uma distopia com começo, meio e fim.
      Procure ler os livros também, porque são perfeitos. As adaptações conseguiram chegar aos pés da história, e isso é ótimo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...