quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Resenha - Garota, Interrompida de Susanna Kaysen


O que é loucura? O que é a sanidade? Será que a linha tênue entre delírio e consciência é imposta pela sociedade? O relato brutal e verdadeiro de Susanna Kaysen em Garota, Interrompida, lançado pela Única, mostra personagens fortes e honestas, em um hospício, onde elas vivem em um mundo paralelo, interrompidas em uma idade tão jovem. É um livro que mudará o seu ponto de vista sobre as pessoas ditas malucas.


Baseado em fatos reais, sendo que a autora vivenciou e é a protagonista de seu relato, Garota, Interrompida conta a história de Susanna Kaysen, uma jovem de 18 anos que em pleno 1967 é levada para o hospital psiquiátrico McLean, onde fica por dois anos tentando se recuperar, interpretar o mundo à sua volta, encontrar o verdadeiro foco da vida e entrar em contato consigo mesma. Trancada com outras garotas com níveis diferentes de loucura, como Polly, Georgina, Daysi e a sociopata Lisa, Susanna tenta descobrir o significado da sanidade, e de como todas elas foram interrompidas pela sociedade.

"As pessoas me perguntam: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe uma possibilidade de também acabarem lá."
Página 11 

O significado de Garota, Interrompida vai mais além. O livro é dividido em 33 capítulos, mas que não seguem uma cronologia de fatos linear, apenas relatos e histórias da convivência e do cotidiano no hospício, e sob a análise em primeira pessoa de Susanna, vamos juntando o quebra-cabeça das outras pacientes. A autora muitas vezes se utiliza de uma linguagem conotativa, tentando fazer um paralelo entre as garotas interrompidas e o mundo fora do hospital psiquiátrico, e é notável a diferença da vida trancafiada que as pacientes levam lá dentro. Susanna também possui uma narração objetiva, relatando os fatos com tanta honestidade, que chega a ser brutal e agoniante.

E no decorrer da leitura, nos sentimos presos aos dramas dos personagens, aos seus desesperos, gritos e desejos que talvez nunca serão alcançados. Acompanhamos a evolução mental de alguns personagens, a recuperação das pacientes, mas também vemos o fim da vida de algumas, que tentam encontrar ajuda no suicídio ou se machucar de propósito para tentar se esquecer de seus delírios. E mesmo com todo esse turbilhão de acontecimentos, vemos um outro lado das jovens e dos médicos. Mesmo sendo loucas, elas ainda são humanas e tentam se apegar ao que resta das lembranças da vida lá fora, como uma simples ida à sorveteria ou a visita de um próximo, e coisas pequenas assim tem um grande significado para elas, que se juntam e constroem amizades, pois somente elas sabem como é ser taxada de maluca.

"- Será que você não percebe a diferença? - rosnou para Cynthia - Se ele precisa ser amordaçado, é porque eles têm medo de que as pessoas acreditem no que ele diz."
Página 107 

O trabalho gráfico da Única está ótimo, e a capa teve um acabamento interessante, onde no campo rosa podemos ler em transparente, frases do livro. Apenas o que me incomodou foi o rosa choque da capa. Esperava algo mais opaco por conta da história.

Em suma, Garota, Interrompida é um livro profundo e difícil de descrever. É recomendável? Mais do que recomendável, é uma história real que todos deveriam ler, e ao chegar ao desfecho, ficamos refletindo sobre a trajetória de Kaysen, e de como ela nunca fora aceita pelas pessoas ao seu redor, por simplesmente não se adequar ao estilo de vida imposto naquela época.

"'Você está louca?' É uma expressão corriqueira, eu sei. Para mim, contudo, tem um significado particular: os túneis, as telas de segurança, os garfos de plástico, a fronteira reluzente e sempre móvel que, como todas as fronteiras, nos acena e nos pede que a atravessemos. Não quero atravessá-la de novo."
Página 177 

Garota, Interrompida mostra que a liberdade é um bem concedido para poucos. Não a liberdade física, mas a psicológica.

***

Ficha do Livro:

Título: Garota, Interrompida (Girl, Interrupted)
Autora: Susanna Kaysen
Tradução por: Márcia Serra
Editora: Única (um selo da Editora Gente)
Páginas: 189
Lançamento: 2013

8 comentários:

  1. Caramba, parece ser um relato bem cru e cruel sobre o que acontece lá dentro. Muito fácil, daqui de fora, criticar as pessoas e rotulá-las como "loucas". Mas não sabemos a que tipo de situação elas estão submetidas. Muito complicado.

    Não sei se irei ler, pois não sou grande fã de não ficção. Mas, como adoro histórias bem psicológicas, quem sabe..

    Ótima resenha, cara.
    Parabéns!

    Um abração, :)
    João Victor
    http://www.amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um relato bem interessante sobre o cotidiano dessas pacientes em um hospital psiquiátrico, e é um livro curto, então a leitura flui rapidamente. Leia sim, porque mesmo sendo uma autobiografia, é um livro bastante romanceado e com um bom ritmo :D

      Excluir
  2. Uau Joshua
    que resenha. Eu não sabia que era uma história real. Já tinha visto o filme muito tempo atrás, e sua resenha me deixou com vontade de ler a obra, para compreender melhor.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o filme, mas nunca assisti - vou até procurar ver. E sim, é uma história real e a própria autora a vivenciou, então, tem muita veracidade.

      Excluir
  3. Que resenha incrível, Joshua! Desde que a editora anunciou o lançamento eu tenho interesse em conhecer a obra, até porque descobri se tratar de um livro que deu origem a um filme de sucesso (que por sinal não assisti). Mas apesar desse interesse, apenas agora percebi que o livro vai muito além do que o esperado e tem tudo para surpreender. Importante mostrar relatos reais mostrando a importância de sermos livres.
    Recentemente li Fale! e se esse tiver a mesma intensidade sei que irei me emocionar com a obra.
    Vou ler Veneno, também da editora, e na sequência tentar ler esse. Aliás, você também irá resenhar o filme?

    Abraços!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler Fale! da Valentina. Parece ser interessante. Não sei se solicito Veneno, então esperarei sua resenha. Ah, preciso de tempo para assistir o filme XD

      Excluir
  4. Conhecia "Garota Interrompida" por causa do filme, adoro a Winona Ryder, acho-a incrível. Não sabia que havia um livro que dera origem ao filme, que também não assisti. O tema abordado nesse livro é sem duvidas interessantíssimo. A história se passa nos anos 60, ou seja, a maneira de pensar é completamente distinta do que encontra-se atualmente. Por essa razão, tomavam medidas drásticas caso o indivíduo tivesse oposição ao modo de viver ou de pensar que o resto das pessoas. O livro é mais curto do que imaginava, mas tenho certeza que todas as páginas são ricas de conteúdo. Também não sabia que a história é verídica, fato que contribuiu mais para meu interesse.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo "Garota, Interrompida" sendo um dos meus filmes preferidos, só fui saber que era baseado em um livro quando a editora Única o lançou aqui no Brasil e, claro, me interessei imediatamente, mas ainda não consegui ler. Gosto muito de livros com temas fortes e esse sendo real, é ainda mais interessante. E como na maioria das vezes os livros são superiores às adaptações, considerando o quando eu gosto do filme, tenho certeza de que vou adorar o livro. Ótima resenha! ;D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...