quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Resenha - O Amor Mora ao Lado de Debbie Macomber


Livros de romance não exigem uma trama intrincada, o que resulta em uma história fácil com uma premissa interessante, mas no caso de O Amor Mora ao Lado de Debbie Macomber, também autora de A Pousada Rose Harbor, a história não se desenvolve e não se torna consistente, mas não deixando de ser uma bom livro. Na obra, não acompanhamos apenas o amor entre homem e mulher, mas entre... gatos!


"- Já somos vizinhos há vários meses. Acho que começamos mal. - ele continuou, sem dar nenhum indício que estava de saída - Entendo que não esteja interessada em namorar, mas poderíamos ser um pouco mais amigáveis, não acha?"
 Página 24

Lacey Lancaster acabou de se divorciar, após um casamento que desmoronou da noite para o dia, e agora, após um ano e meio, ainda convive com o fantasma da traição e prometeu à si mesmo que nunca mais iria se envolver em um relacionamento, afinal, ela sabia que encontraria apenas desilusão. No prédio onde ela mora, o apartamento ao lado pertence à Jack Walker, um homem atraente que desde que ela chegou de mudança vem tentando abrir uma brecha em seu escudo para chamá-la para sair, mas através das paredes ela sempre acompanha as brigas dele com sua namorada - ou pelo menos ela pensa que é - Sarah. Mas quando sua gata abissínia, Cléo, entra no cio e o gato de Jack, Cão - sim, o nome do gato é Cão - acaba "namorando" ela, a vida de Lacey e de Jack se colidirão de maneira romântica, coisa que não estava nos planos dela.

"- Foi uma decisão sábia não se envolver com ninguém logo depois do divórcio - Jeanne disse, compreensiva - Mas agora é hora de seguir com sua vida. Se quer um conselho, acho que deve sair com Jack. Ele é adorável."
Página 28 

Até ai, tudo bem. Debbie Macomber conseguira criar uma história agradável, e mesmo com uma premissa simples, o leitor pode ser fisgado por querer saber o desenrolar da trama dos personagens. Mas ai é que mora o erro de O Amor Mora ao Lado: a autora não teve páginas o suficiente - 160 - para evoluir o romance de Lacey e Jack, que é tão rápido, que logo nos primeiros capítulos já percebemos a aproximação dos dois. Ouso dizer que não chega a ser tão convincente assim. Outra coisa que me incomodou, além da rapidez dos acontecimentos, é que Lacey à cada hora relembra o seu antigo casamento, chegando a conversar apenas isso com Jack - que se torna o salvador dela, que a tira do poço de sofrimento.

"- Quero beijar você - ele sussurrou, como se sentisse que precisava avisá-la de cada passo que tomaria, por medo de que ela se soltasse e fugisse como um coelho assustado."
Página 45 

O Amor Mora ao Lado não é um livro ruim, apenas fraco. A história poderia muito bem respirar mais se houvesse mais páginas e a trama não fosse simples demais. Uma coisa que percebi é que a autora não joga luz em seus protagonistas, chegando a movê-los apenas por conta de um problema de um personagem próximo e bastante clichê.

"Fazia tanto tempo que um homem não a abraçava daquele jeito! Fazia anos que ninguém acendia aquele fogo dentro dela. Suas bocas se encontraram, tímidas de início, mas logo ganharam intensidade. Depois de apenas alguns segundos, Lacey estava submersa em um rio de sensações."
Página 72 

No final das contas, cheguei à conclusão de que Debbie Macomber não é uma autora com escrita pobre. Apenas este livro não funcionou comigo, talvez porque eu esperava demais por causa do jogo da capa - que na contra-capa tem uma arte semelhante, apenas com um homem e um gato diferente no sofá - ou por causa da sinopse que me lembrou de um filme de comédia românica. E bem lembrado: talvez o enredo funcione mais em formato cinematográfico.

"- Valeu cada segundo de espera - ele concordou. E então completou, com os olhos escuros e sérios - Sou louco por você Lacey. Há meses sou louco por você."
Página 112 

A Editora Novo Conceito fez um trabalho primoroso com o livro, desde a arte da capa e contra-capa, até a diagramação, com uma fonte com tamanho grande, e à cada capítulo, o desenho de dois gatos juntos - e ao final deles. E além disso, ao final do livro há um extra com receitas caseiras para a refeição de um gato, e pra quem tem um, são ótimas dicas!

"Cléo estava ocupada lambendo as pequenas crias. Para Lacey, os filhotes não eram maiores que uma bola de pelo e eram feios de doer, mas isso não impediu que seu coração fosse inundado por uma enxurrada de emoções."
Página 120 

O Amor Mora ao Lado pode agradar os leitores descompromissados, nada exigentes, quem curte um romance sem muitos detalhes. Não é um livro entediante, mas só que em seu formato apresentado não funcionou. Acho que se a autora tivesse explorado mais o drama dos personagens e se afastado dos clichês, a história teria se tornado muito mais interessante, mas ainda tenho planos de ler outros livros da autora.

"Era exatamente onde ela queria estar. Perto do coração de Jack o tempo todo."
Página 139 

***

Ficha do Livro:

Título: O Amor Mora ao Lado (Family Affair)
Autora: Debbie Macomber
Tradução por: Paula Gentile Bitondi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 160
Edição: 1
Lançamento: 2013







Sobre a Autora:

Debbie Macomber é uma das principais vozes femininas na literatura norte-americana.
Sete de seus romances chegaram ao primeiro lugar da lista de mais vendidos do The New York Times, com três deles estreando em primeiro lugar nas listas do The New York Times, do USA Today e do Publishers Weekly. Debbie vendeu mais de 160 milhões de cópias de seus livros em todo o mundo.




Outras Capas:

 

12 comentários:

  1. Amei a capa e infelizmente ainda não li nada da autora. Bom, não são todos os clichês que conseguem render uma boa história, e pena que não foi assim com esse mas parece ser um ótimo livro!

    Beijos.
    Morte Na Flip, sorteio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é bem atrativa, e é bem isso que você falou. Nicholas Sparks é um autor que sabe usar os clichês do romance ao seu favor e cria uma ótima - senão perfeita - história, mas Debbie deixou meio vaga a trama do livro e não trouxe nada de novo. Acho que me decepcionei :/

      Excluir
  2. O jogo de capa desse livro é realmente muito interessante. Eu particularmente não iria ler, mas como o recebi vou acabar lendo, mesmo sem qualquer tipo de compromisso. Só acho uma pena que a autora não tenha conseguido agradar, apesar de seu talento.
    Aliás, um romance não precisa ser repleto de detalhes, mas ao menos convincente... E uma história de amor começar do nada não é convincente :x

    Abraços!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei da brincadeira da arte da capa, e talvez tenha sido um dos fatores que me atraiu. O livro não traz nada de novo, mas como eu disse, não duvido da escrita da autora - quero muito ler A Pousada Rose Harbor. E então o romance: a autora já no primeiro capítulo atropelou os fatos, e de repente os personagens principais já estavam juntos. Tudo bem, mas foi mais o desenrolar da história dos dois que não focou nos dois, e sim em personagens secundários. Uma pena :/

      Excluir
  3. Olá, Joshua ><
    É, pela sua resenha esse é um livro que eu iria fugir.
    Tipo, o romance pra mim tem que ser bem trabalhado e nada muito repentino. Conheço o outro livro da autora e falam bem, já esse não teria vontade de ler. Ah, eu não gosto de gatos tbm rs
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, não é que eu não goste de gatos, mas prefiro cães! Tenho planos de ler A Pousada Rose Harbor ainda, mas esse me decepcionou.

      Excluir
  4. Olá Joshua, passando para conhecer o seu blog.
    Quando vi a capa e a sinopse deste livro eu achei que seria bem interessante. Apesar de curtir uma leitura descompromissada as vezes, fiquei desanimado com o livro e não tenho vontade de lê-lo no momento.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei que seria uma experiência interessante, afinal, era o primeiro livro que eu lia da autora, mas não curti. O enredo é meio fraco, então não sei se é uma leitura que agradará o público descompromissado, talvez.
      Obrigado!

      Excluir
  5. Oie Joshua
    pensei que o livro era mega bom, mas pelo visto o enredo fraco, e os personagens sem carisma acabam tornando o enredo simples :(
    uma pena. Ainda assim estou muito curiosa para lê-lo
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo é muito pobre em conteúdo, e acho que só fui até o final porque era um livro curtinho. Mesmo assim a experiência foi decepcionante, mas é bom que você leia e tire suas próprias conclusões.

      Excluir
  6. Joshua, acabei de terminar de ler o livro e tive um sentimento semelhante ao seu: o livro não chega a ser ruim, mas ele também não convence. Tudo é muito rápido, e as mudanças da personagem principal são um tanto ilógicas. Mas não desisti da autora, vou retomar a leitura da "Pousada", que interrompi para ler este...

    Excelente resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a minha principal decepção: a personagem de uma hora para outra decide baixar a guarda e se aproximar do cara, e é meio rápido demais só por causa dos gatos. Assim como você, não desisti da autora e tenho vontade em ler outros livros dela.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...