sábado, 28 de setembro de 2013

Resenha - A Guerra dos Tronos e a Filosofia de Henry Jacob


Após concluir a leitura de As Crônicas de Gelo e Fogo, pelo menos os livros até agora lançados - A Guerra dos Tronos; A Fúria dos Reis; A Tormenta de Espadas; O Festim do Corvos e A Dança dos Dragões - o leitor irá querer mais do universo rico que George R.R. Martin criou, e que já foi adaptado para a televisão pelo canal pago HBO, em uma produção de sucesso. A Guerra dos Tronos e a Filosofia, organizado por Henry Jacoby, tendo textos de diversos autores, dentre eles, filósofos e estudiosos contemporâneos, veio para analisar o mundo por trás de Game of Thrones, e tentar entender as atitudes de alguns personagens e a razão dos acontecimentos durante a trama. Resta saber se a leitura vale a pena...


A Guerra dos Tronos e a Filosofia pertence à Coleção Cultura POP, que visa refletir sobre diversas obras da atualidade, como filmes, livros, séries, quadrinhos, de uma perspectiva filosófica de grandes pensadores, tanto atuais, como antigos. Os leitores em sua maioria, principalmente os fãs de GoT, já acharão que o livro quer se aproveitar do sucesso de Martin, mas é sempre bom ler e tirar suas próprias conclusões. Ao meu ver, a obra é sincera, e é óbvio que tem o objetivo de atrair os leitores e telespectadores de Game of Thrones, mas uma coisa é certa: tem conteúdo.


Dividido em cinco partes - Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre; As coisas que faço por amor; O inverno está chegando; O homem que dita a sentença deve manejar a espada e Espete no adversário a ponta aguçada - tendo em torno de 20 capítulos e respectivos autores de cada artigo, A Guerra dos Tronos e a Filosofia tem em seu diferencial, a abordagem. É engraçado como os autores tentam entender a construção de Westeros, Essos e Para-lá-da-Muralha, e o modo mais interessante é que eles entram na mente de grande filósofos da antiguidade - Aristóteles, Platão, Sócrates etc - e tentam pensar como eles pensariam se fossem habitantes do universo de Martin, e tudo de modo bem descontraído, visando entender a atitude dos personagens e suas motivações.

Um dos capítulos que eu mais gostei foi Por que Joffrey deve ser moral se já ganhou o jogo dos tronos?, de Daniel Haas. O autor argumenta que Joffrey tem todo o direito de ser como é, já que ele é o rei, e chega a citar a obra de J.R.R. Tolkien indiretamente. Se um homem justo e um injusto receberem um anel que pode conceder a invisibilidade, ambos serão corrompidos, já que poderão fazer o que quiser, sem ninguém os ver, não importa o quanto a pessoa tenha caráter. Outro capítulo que é ótimo é Ninguém dança a dança da água de Henry Jacoby, analisando a personagem de Arya, da Casa Stark, sobre o seu amadurecimento, e como seus treinos com o bravosiano Syrio Forel remete ao ninjutsu. De Jaron Daniël Schoone, o capítulo "Por que o mundo está tão cheio de injustiça": os deuses e problema do mal, é super interessante, e foi um dos artigos que mais me prendeu a atenção por ter bases sólidas e argumentos convincentes, citando o Santo Agostinho, David Hume e Gottfried Leibniz. Já o capítulo O encontro de Dany com os selvagens: relativismo cultural em A Guerra dos Tronos de Katherine Tullman, pode ser, digamos, polêmico, pois o relativismo cultural é meio que "o que é certo para mim é errado para você", e mostra o choque cultural de Dany ao se casar com Khal Drogo.

Com ensinamentos sobre ética, moralidade, honra, o poder, a loucura, o fatalismo, a justiça, destino, metafísica, o julgamento moral, a cultura, a sorte - e o azar -, a magia, misericórdia, a autenticidade, a essência do mal e do divino, entre outros temas, A Guerra dos Tronos e a Filosofia é uma leitura mais do que indicada para quem ama GoT, e pode ler sem medo, pois o livro tem muito à oferecer.

Apenas um ponto que me incomodou foram os spoilers. Deveria haver spoilers na obra, pois ela se tornaria mais completa no meu ponto de vista. Quem irá ler esse livro, obviamente será uma pessoa que já leu os livros do Martin ou assistiu o seriado, então acredito que se houvesse mais análises da situação atual dos personagens, o livro se tornaria mais rico do que já é, mas mesmo assim, vale a leitura.

***

Ficha do Livro:

Título: A Guerra dos Tronos e a Filosofia (Game of Thrones and Philosophy)
Organizador: Henry Jacoby (vários autores)
Tradução por: Patricia Azeredo
Editora: Best-Seller
Páginas: 293
Lançamento: 2012

13 comentários:

  1. Oie Joshua, não conhecia esse livro, mas como amante do universo criado por Martim, é um prato cheio pra mim> Atualmente li a HQ e me apaixonei ainda mais. Não vejo a hora da série retornar.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éh, :D Quero muito ler a HQ, - na verdade já li algumas páginas - e assim como você, não preciso da 4ª temporada, haha!

      Excluir
  2. Igual à Jacque, não conhecia o livro tb!! Oh my Martin, preciso!
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  3. Gente nem sabia que tinha esse livro !!!
    Que bacana!
    Gostei muito *O*
    Seguindo o blog ;)
    Beijinhos
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Joshua! Bem bacana seu post!
    Eu não li ainda a série, nem tenho vontade porque não faz meu estilo de literatura rs mas eu acho a série genial. Já vi alguns eps e curti.
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma série muito genial - e ousada, haha! - E vale a pena assistir/ler :D

      Excluir
  5. Adorei o a sua resenha, achei muito bacana. Mas antes de ler este livro eu preciso começar com o própria as Crônicas de Fogo e Gelo.
    Adorei o seu blog.
    Beijos
    http://luninhacat.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbvio, haha. Leia logo a série de livros, porque é espetacular - ou assista o seriado.

      Excluir
  6. Oiee, vim visitar e seguindo :)
    aaaaah, que sou uma das tantas que quer ler os livros desse autor, confesso que a quantidade de páginas me amedrontou - mentira, rs- é que olho e penso, um desse dá três leitura do normal e fico adiando, rsrsrs. Mas quero ler tanto esse que resenhou como a saga toda *.*


    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  7. Oi dorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  8. Muito agradável leitura. Eu amo ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei historia Game of Thrones, conta uma trama extraordinária. A série também é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...