terça-feira, 17 de setembro de 2013

Resenha - Era Uma Vez Um Corredor de John L. Parker Jr.


Quem nunca assistiu uma maratona pela TV ou foi em algum lugar assistir competições entre corredores, onde o mais rápido recebe a medalha de ouro? Corrida de de 100m, de uma milha, de obstáculos, de salto... é uma modalidade olímpica bem conhecida, sendo que os atletas são honrados de acordo com suas habilidades, tanto físicas como psicológicas. Mas será que você já parou para pensar na vida pessoal de um corredor? O que há por trás de tanto dedicação? Será esforço, sacrifício ou recompensa que constroem um atleta de sucesso? Em Era Uma Vez Um Corredor o autor John L. Parker Jr - que já foi um corredor - tenta mostrar o lado humano desses atletas e mostrar que nem toda corrida é em busca de uma medalha, mas talvez, de um recomeço.


O livro trata, basicamente, de corridas, e conhecemos o personagem Quenton Cassidy, um corredor da Shoutheastern University, que sonha em percorrer uma milha em quatro minutos, o que envolve bastante treinos e exercícios físicos que esgotam todo o seu tempo, que ele tenta dividir entre sua namorada Andrea, seus amigos da faculdade, e os problemas do cotidiano. Com a agitação política e cultural causada pela Guerra do Vietnã atinge a pacata cidade até o departamento de atletismo da faculdade, Cassidy se envolve em uma manifestação com os colegas, envolvendo um abaixo-assinado contra os métodos da escola, e ele acaba sendo tido como o "cabeça" do problema. Cassidy é suspenso das atividades de atletismo, justo quando estava tão perto de alcançar sua marca. Mas seu amigo, também corredor, Bruce Denton, decide ajudar Cassidy, tornando-se seu mentor, já que quem mais do que um vencedor de uma medalha de ouro olímpica poderia treinar um aluno que quer enfrentar um dos corredores mais famosos do mundo? Quenton Cassidy então se refugia em lugar rural, largando sua bolsa de estudos, sua namorada, seus amigos, abrindo mão de tudo, visando apenas treinar.

John L. Parker Jr., nas primeiras 50 páginas, tem uma narrativa em terceira pessoa que pula de personagem em personagem, não delineando bem um protagonista, e até a página 100, o livro parecia ter capítulos com histórias curtas e desnecessárias sobre a faculdade, como contos. Apenas depois dessas páginas a trama grudou-se à Quenton Cassidy, e ele se tornou um personagem mais ativo. Mesmo assim, o livro não é cansativo, pois é notável que Parker tem uma narrativa fluente e sabe como descrever cenas e seus personagens, mas ainda assim, durante toda a leitura, sempre senti falta de algo, alguma cola que juntasse todo o enredo. Seguimos Cassidy e seus treinamentos, seus fracassos, suas pequenas vitórias, seus desânimos, suas inspirações, lembranças e reflexos, mas ainda assim, a história não toma forma, o que dificulta um pouco a leitura.

Como disse, é um livro basicamente sobre corridas, e o autor soube muito bem abordar o tema, nos dando algumas informações técnicas e detalhes sobre os exercícios, e logo ficamos mais cientes de como é o cotidiano de um corredor - e até de suas dificuldades em uma corrida. Posso dizer que esse aspecto foi um dos melhores nos livros, e além de ser um prato cheio para quem é corredor mesmo, um atleta, agradará também os leigos.

Em suma, não tenho muito o que falar sobre o livro. Ele não é de todo ruim, mas é um livro... regular. O autor soube tratar do assunto de corridas de forma interessante e agradável, mas não senti que a trama do livro fosse convincente, porque às vezes eu não entendia Quenton e sua fixação por querer vencer uma milha em menos de quatro minutos, chegando a abandonar sua namorada e tudo à sua volta. Não acho que todo corredor seja assim, digamos, fanático ao extremo, e isso meio que ofuscou as metas do personagem, tornando-as como meros objetivos para se orgulhar e tudo mais, e não uma vitória na vida. Creio que talvez essa não tenha sido a mensagem que o autor queria passar, mas Era Uma Vez Um Corredor possui uma trama boa, mas facilmente esquecível...

***

Ficha do Livro:

Título: Era Uma Vez Um Corredor (Once a Runner)
Autor: John L. Parker Jr.
Tradução: Claudio Figueiredo
Editora: Intrínseca
Páginas: 248
Publicado em: 1/3/2011

2 comentários:

  1. Nao posso concordar com esse ultimo parágrafo sobre o que voce achou do livro!
    Eu tenho esse livro, li varias vezes e sou um corredor que sempre tentei superar meus limites e recordes! Me identifiquei muito com esse livro, desde como Cassidy era duro consigo mesmo para baixar seu tempo em uma milha, até largar tudo e só se dedicar a essa paixão!
    Muitas pessoas podem achar esse livro não tao bom como voce disse e facilmente esquecido. Mas as pessoas que assim o fizerem, nao são pessoas como nós corredores de provas curtas e longas que temos uma paixão e um objetivo em comum: Sempre se superar, nao importa o que digam ou que achem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...