domingo, 25 de agosto de 2013

Resenha - Variant de Robison Wells


Variant, de Robison Wells, é um livro direcionado para o público jovem, mas tem em seu diferencial o elemento de sobrevivência por parte dos personagens, que ficam presos dentro de uma escola e precisam seguir regras rígidas, sendo uma delas, não tentar fugir. É um livro com uma trama fácil e rápida, mas totalmente satisfatória.

É a minha primeira leitura em inglês, mas sinceramente, eu não passei tanto tempo no Google Tradutor do que durante a leitura de Variant. Mas tudo bem, consegui entender boa parte do livro - que é curtinho - e tem uma leitura de fácil entendimento, ainda mais por ser uma história para jovens, então não espere nada de termos difíceis e tudo mais.

"Becky paused like she wanted to say more, but then turned on her heel and hurried back the way we’d come"

Benson Fisher narra a história. Ele é um órfão que já passou por muitas famílias, cidades, orfanatos e escolas, tendo sempre uma vida agitada, sem amigos, sem alguém para confiar. Ele então recebe a bolsa de estudos na Maxfield Academy, uma escola particular e afastada da cidade do Novo México. Benson aceita e se prepara para a nova escola, que ele acredita ser agora, um lugar onde ele poderá tocar a sua vida, já que tem dezessete anos e em menos de um ele será maior de idade. Mas ao chegar à Maxfield, ele descobre que a escola é cercada por muros e cercas, e ao primeiro contato com os alunos, lhe é revelado que não há um diretor, não há professores, funcionários... não há adultos! Benson decide descobrir o que está acontecendo no lugar, até descobrir as regras, mas ele não está nenhum pouco à vontade de obedece-las...

"- Come on,” Curtis snapped, motioning to Mason and Joel. “Let’s get him down to the infirmary. The rest of you get out there and find Jane. She could be anywhere.”

Robison Wells escreveu o livro em menos de 11 dias, e isso resultou em uma narrativa ágil mas que prende o leitor à trama. É uma leitura fácil mas que mesmo assim chama sua atenção, e logo, como Benson, queremos descobrir os segredos que cercam a escola Maxfield, a razão das regras e de tudo mais.

"The school was trying to buy me off."

Pode já ter se tornado um clichê isso, mas em Variant, os alunos são divididos em gangues. Três: existe a Sociedade, alunos que querem se manter na liderança e obedecem com afinco as regras, orgulhosos e arrogantes no geral; a Destrutor (Havoc), adolescentes rebeldes, valentões em sua maioria; e os V, os Variantes, todo o resto da escola que não se identificou com as outras gangues. Cada gangue possui um contrato - como um trabalho, os alunos possuem empregos na escola, como segurança, alimentação, limpeza... - e esses contratos são fixos para cada gangue, pois depois da Trégua - uma guerra que ocorreu anos atrás entre os alunos - os três grupo negociaram suas funções.

" - Planning is part of the attempt.”

Outro ponto bizarro da escola - que comanda tudo através de câmeras e microfones - são os alunos que, ao quebrarem uma regra, levam Detenção. Todo mundo sabe o que é detenção: ficar depois do horário dentro da sala de aula, fazendo dever de casa e tudo mais. Mas em Maxfield, a Detenção significa o fim. O aluno que quebra uma regra é levado para os porões da escola pela Sociedade, e depois de um tempo, ele não está mais lá e nunca volta a aparecer, e isso é o suficiente para colocar os alunos na linha.

Quanto aos personagens, Benson é um narrador masculino nada entediante. Percebemos que ele tem vontade e garra para fugir da escola, mesmo sabendo que é contra as regras, além de se importar com os alunos ao seu redor e querer que todos sejam libertos. Como um órfão que nunca teve uma família fixa - todos os alunos na escola estão na mesma situação - e nunca ter conhecido nenhum amigo fora da escola, a Maxfield se mostra um lugar onde Benson pode criar laços. Em Variant, o autor ainda explorou certo romance para o personagem. Benson se interessa por Jane, além de ter certa química com Becky, uma espécie de supervisora da escola. Mas também Benson descobre novos amigos, como seu companheiro de quarto, Mason.

" - They’ll kill you,” Gabby said. “Everyone needs a gang."

O livro possui uma trama crescente, e que sabemos que no final, irá explodir, como se um pavio estivesse queimando durante toda a leitura, esperando o desfecho surgir para chegar ao barril de pólvora. O final é cheio de surpresas, reviravoltas e revelações, e quando descobrimos a verdadeira intenção da escola de prender os alunos ali, percebemos o quanto não apenas os personagens correm perigo, mas talvez a humanidade. Eu apenas não gostei do final abrupto, talvez porque tenha terminado na melhor parte, mas em suma, o livro todo compensa.

"Without making a conscious decision, I trudged slowly into the forest and away from the school."

Com uma pegada de Maze Runner, Robison Wells criou uma história cheia de surpresas e que irá agradar todo o público jovem, talvez até os leitores mais maduros e que procuram alguma novidade. Espero em breve que alguma editora nacional compre os direitos, e com certeza, irei reler Variant. Agora estou ansioso para a continuação, Feedback!

***

Ficha do Livro:

Título: Variant (em tradução livre, Variante)
Autor: Robison Wells
Editora: HarperTeen
Páginas: 373










O autor:



ROBISON WELLS vive em Holladay, UT, com sua esposa e três filhos. Recentemente, ele terminou a
pós-graduação, durante a qual ele leu e escreveu romances, quando ele deveria ter vindo a estudar
finanças. Você pode visitá-lo ONLIN e ler seu blog em www.robisonwells.com.








Outras Capas:

  18333293 17202727

Sequência:

6 comentários:

  1. Eu não conhecia esse livro, mas adorei tê-lo conhecido e devo dizer que me interessei - e muito - por ele. Parece ser um livro denso e forte, espero mesmo conseguir ler em breve. E é muito bom saber que a leitura em inglês é fácil.
    Adorei a resenha e muito obrigada por me apresentar a ele, hahahaha.
    Boa semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Variant é um livro bom mesmo. Espero que uma editora compre os direitos logo!

      Excluir
  2. Oi Joshua,
    Eu não conhecia esse livro e nem seu autor. Mas me pareceu bem interessante, eu gosto desse tipo de leitura ágil e que podemos fazer descompromissadamente.
    Como você mesmo disse a leitura simples facilita muito para quem quer ler em inglês, acho que vou optar por ler em inglês também.
    Mas antes de ir, devo dizer que você escreve muito, mas muito bem mesmo.
    Parabéns!
    Abraço
    Cooltural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero, urgentemente, que alguma editora nacional compre os direitos de lançamento, pois Variant, mesmo sendo uma leitura fácil e com uma trama simples, é um livro muito bom. Obrigado :D

      Excluir
  3. Olá Joshua,
    Gostei bastante da sua resenha, está muito bem escrita! Acho legal ver que deu uma chance para um livro em inglês, é uma atitude bem difícil porque você nunca tem certeza se vai conseguir ler se nunca leu um antes, aconteceu comigo quando peguei Divergent, que foi meu primeiro.
    Sobre a história do livro, eu achei interessante, mas não é o tipo de trama que me deixa desesperado para ler, creio que o autor pegou esta escola e tentou transforma-la em um universo distópico, é uma ideia bem diferente, mas não funcionou muito bem para mim, mas quem sabe algum dia eu dê uma chance para ele... A capa é incrível!

    Abraço, Anderson Vidal
    Hooked for Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éh, é um livro normal, mas a trama, apesar de simples, foi muito bem escrita. Espero que uma editora lance aqui no Brasil, pois tem capacidade para se tornar um dos distópicos "badalados", apesar da trama não se passar no futuro.
      O inglês até que foi fácil, mas admito que os acessos ao Google Tradutor aumentaram por minha causa, huhuahsuhas!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...