sábado, 31 de agosto de 2013

Resenha - A Passagem de Justin Cronin


É raro encontrarmos um livro nos dias atuais que nos faça dar cinco estrelas pela história, apesar de não ser algo impossível. Esse é o caso de A Passagem, de Justin Cronin, primeiro livro de uma trilogia pós-apocalíptica, muito bem escrita e com uma trama eletrizante e original. É uma obra que merece mais do que cinco estrelas, e para os amantes de ficção, é um prato cheio.


Para começo de conversa, A Passagem tem por volta de 800 páginas, e talvez isso seja o suficiente para que o leitor sinta certa hesitação, afinal, tantas páginas podem acabar caindo na mesmice. Mas não. Justin escreveu uma trama excelente, começando a narrar o passado, antes de toda assolação do vírus, e depois, o futuro, 100 anos após a contaminação. E o melhor é que a leitura é ágil e prende a sua atenção, pois à cada capítulo, há sempre um ponto alto à ser discutido, e até nos seus momentos de tranquilidade, a história te atrai de tal maneira que fica difícil largar o livro.

"Algum animal. Não: algum tipo de coisa monstruosa, pulsando com uma luz verde pálida. Mas quando viu os olhos da criatura, o que havia dentro deles, soube que aquele ser novo e estranho sobre o capô era..."
Página 233

Como A Passagem se divide em passado e futuro, é bom conhecer os personagens que vivem essa história. No passado, temos o agente da FBI, Brad Wolgast, que atualmente está trabalhando em um projeto misterioso, o Projeto Noé - um estudo científico sigiloso, que busca entender um vírus que pode ser a chave da imortalidade para a humanidade. A função de Brad é apenas trazer 12 cobaias para a base militar e pronto - todos criminosos com um pé na cova. Tudo muda quando Brad recebe ordens para capturar uma garotinha de 6 anos, e mesmo à contragosto, ele traz Amy - sobrenome desconhecido -, mas durante o trajeto para a base, ele descobre que a menininha é mais do que aparenta. Paralelo a isso, à base de estudos sobre o vírus, contendo as 12 cobaias contaminadas, sofre uma pane de sistema, liberando todas as celas dos virais, que conseguem furar o bloqueio de segurança. Os 12 agora não são mais homens, e sim virais, possuem uma velocidade extraordinária, força amplificada e sede de sangue, como vampiros. Alguns eles devoram, outros eles apenas mordem, e a vítima se torna um deles, e assim por diante. O caos se alastrou então pelo mundo, contaminando toda a América e etc.

"Agora eram três saindo das sombras em direção à base da escada. Peter deu um passo para a direita, apertando a coronha com força contra o ombro. Mire como se fosse uma besta. Tinha uma chance mínima de acertar, mas talvez pudesse afugentá-los. Apertou o gatilho e eles pularam para longe, rolando pelo pátio e voltando rapidamente para o escuro. Havia ganhado alguns segundos, no máximo."
Página 329

No futuro, descobrimos que 100 anos após o incidente, há uma cidade de sobreviventes, talvez a última, mas com uma população por volta de cem habitantes. O lugar é totalmente murado e possuí holofotes potentes, a única coisa que atordoa os virais e que só podem ser mortos ao serem acertados no esterno. A cidade até então, seguia tranquila, com ataques de virais longe do perímetro, até que acontecimentos estranhos começam a surgir, e a chegada de uma Andarilha pode mudar o destino de tudo e de todos, e talvez, pôr um final em algo que nunca deveria ter acontecido.

"Seus amigos chamavam e acenavam embaixo, os virais subiam a escada, o machado em sua mão."
Página 378

Sinceramente, Justin Cronin foi feliz em escrever uma obra como essa, rica em detalhes e totalmente provida de originalidade, apesar de que vampiros/zumbis/etc não sejam as criaturas mais individuais atualmente, mas Cronin transforma uma premissa simples em algo totalmente inimaginável, e a chave para tudo isso é a personagem Amy, que nos conquista por sua inocência e carisma doce, mesmo tendo certa melancolia. Justin construiu algo que faltava no universo literário, talvez essa visão de um mundo pós-apocalíptico, dominado por um vírus desconhecido. Nesse primeiro volume, ainda não sabemos a verdadeira origem do vírus e onde ele veio, mas sabemos que não se trata apenas de uma contaminação que torna os humanos em seres canibais. É algo mais sobrenatural...

"- Foi isso o que vim contar à vocês - disse Michael - Sabe, essa garota, a Andarilha? Ela está nos chamando."
Página 452

Com um toque de terror, A Passagem se sustenta até o final, e quando chegamos perto do desfecho, descobrimos o que nossos personagens tem pela frente, mesmo que agora possuam a solução para a libertação da humanidade. São surpresas atrás de surpresas, e Justin nos brinda com uma trama espetacular. É difícil falar de um livro que tanto te cativou e que ao final te deixou louco pela continuação - Os Doze -, mas apenas uma coisa: leiam A Passagem, e como Stephen King diz na contra-capa, "Leia este livro e o mundo como você o conhece desaparecerá".

"Peter entendeu o que estava vendo: não eram somente 10 ou 20 virais, mas um exército de centenas. Os Muitos. Os Muitos de Babcock."
Página 644

***

Ficha do Livro:

Título: A Passagem (The Passage #1)
Autor: Justin Cronin
Tradutor: Ivanir Calado
Editora: Arqueiro
Páginas: 815









Outras Capas:

    
A primeira capa é da edição da Editora Sextante.
  

8 comentários:

  1. Até o lançamento da segunda edição desse livro eu tinha uma ideia completamente diferente do que ele realmente trata. Felizmente isso mudou, ainda mais com sua resenha (não me pergunte o motivo, mas sempre me afastei das resenhas desse livro).
    O que posso dizer é que certamente irei ler os dois livros o quanto antes. Apesar de me lembrar de alguns livros que tratam a "visão de um mundo pós-apocalíptico, dominado por um vírus desconhecido", esse chamou muita atenção.
    Agora que estou concluindo a leitura de O Temor do Sábio (960 páginas rs), vou ler os primeiros livros da Trilogia O Século, também recomendada por você, e por fim inicio essa.
    Parabéns pela resenha e obrigado pela dica, Joshua!

    Abraços!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um livro pós-apocalíptico muito diferente do que vemos por ai, até mesmo pela visão do autor em abordar a contaminação, pendendo para o sobrenatural... acho que só experimentando a leitua dá pra sentir essa textura da obra. Mas a leitura vale MUITO á pena.
      Também estou querendo ler a Crônica do Matador do Rei, e talvez eu faça e breve, pois adoro fantasia :D

      Excluir
  2. Acredito que, por causa da capa -tanto da arqueiro quanto da sextante -, sempre achei que esse livro fosse um pseudo A Cabana, mas li algumas resenhas desmistificando o livro. Tenho interesse nessa leitura, mas daqui há um tempo. Ainda assim, o livro está anotado na minha listinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, vi muita gente pensar que A Passagem era uma continuação de A Cabana -apesar de não ter nada a ver. Apesar de ter 800 páginas, é uma leitura muito ágil e que já te prende no começo, então, vale a pena ler :D

      Excluir
  3. Oi Joshua,
    Este é um livro que está minha estante há um tempinho só esperando para ser lido. Acho que ainda não o fiz só por negligência minha mesmo e porque tenho um monte coisa aqui na fila esperando para serem lidos.
    Adorei sua resenha, todas que eu li até agora foram muito positivas.
    Acredito que vou gostar muito também.
    Abraços
    Cooltural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser um livro com suas 800 páginas, é uma leitura muito ágil e que compensa. Quando houver oportunidade, leia :D

      Excluir
  4. Ola Joshua, estou lendo A Passagem pela segunda vez, li a primeira três anos atras, e so posso dizer que me encantei mais ainda pela história, você foi perfeito em sua resenha, é um livro longo mas que so queremos ler mais e mais...É fantástico o modo como Justin Cronin escreve, nos faz entrar na cabeça de cada personagem e imaginar todas as sua emoções, dúvidas e medos, incrível! Em seguida continuo com Os Doze! Sem dúvida a melhor história que li dos últimos anos!

    ResponderExcluir
  5. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...