domingo, 4 de agosto de 2013

Resenha - Desaparecido Para Sempre de Harlan Coben


Essa é a minha primeira experiência de leitura com o autor Harlan Coben, escritor aclamado de suspense e muito recomendado na atualidade. Eu assumo que criei muitas expectativas quanto à Desaparecido Para Sempre, já que havia lido muitas críticas positivas. Todas, porém, foram superadas além da conta. Coben é um mestre em construir romances intrincados e envolventes, nos levando a um desfecho arrebatador e inesperado.


"- Ele está vivo."
Página 7 

O livro é narrado em primeira pessoa por Will Klein, onde no começo, ele relata o falecimento de sua mãe, Sunny, que perdeu para o câncer. Mas sua mãe, antes de morrer, lhe conta que seu irmão - desaparecido há 11 anos - ainda está vivo, e que ele precisa encontra-lo. Atordoado pela notícia inesperada, ele se pergunta se isso não é apenas um delírio de sua mãe, até que ele acha uma fotografia de Ken, seu irmão mais velho, e vê que a data da foto é recente, o que aumenta as suas suspeitas. Com dúvidas, Will se sente perturbado pela morte de sua mãe, com o estado de tristeza do seu pai e o afastamento de sua irmã, Melissa, e tudo o que lhe resta é sua namorada, Sheila e seu melhor amigo, Squares. Quando ele pensa que tudo está se normalizando, sua amada desaparece sem dar vestígios e o FBI inicia uma procura muito estranha por ela. De alguma forma os dois casos estão relacionados, e resta apenas à Will tentar procurar pela verdade, mesmo que ela seja dolorosa.

"O Fantasma diminuiu rapidamente a distância entre ele e acolheu a mão de McGuane na sua. McGuane mordeu o lábio para abafar um grito. Ele tentou se livrar da armadilha pegajosa, mas o Fantasma o manteve preso."
Página 42 

O primeiro ponto que quero ressaltar nessa resenha é sobre o personagem principal. Will não é nenhum detetive particular, nenhum policial experiente, nada disso. Ele é uma pessoa normal, um cidadão comum, o que faz com que o leitor logo se identifique com o personagem. Através de sua narrativa, percebemos que Will tem uma vida pacata, se não fosse por 11 anos atrás, quando uma fatalidade acertou sua família, causando o desaparecimento sem respostas de seu irmão mais velho, Ken, que até então ele achava estar morto. Como era muito ligado ao irmão, ele decide investigar por conta própria o paradeiro dele, mas ele não faz ideia de quão perigoso é o terreno. Contando com a ajuda de Squares, os dois começam a ligar pontos em comum de Sheila e Ken, e percebem que nem tudo é o que aparenta ser, até que Will recebe a visita inesperada de Kate Miller, irmã mais nova de uma ex-namorada que ele teve 11 anos atrás. A jovem decidi o ajudar, e cada vez mais Will descobre sobre o passado de Sheila e Ken.

"- Onde está Ken? - perguntou com aquela voz sedosa que costumava usar antes de desferir o primeiro golpe."
Página 108 

O mais interessante da história que Harlan montou com grande maestria, é que desde o começo o autor nos joga a verdade. Não há como perceber, mas ela está ali, sendo insinuada. À partir que vamos progredindo na leitura, enquanto os personagens vão encontrando pistas e mistérios vão sendo revelados, ficamos confusos sobre o que realmente aconteceu 11 anos atrás, mas de alguma forma tudo faz sentido. Eu, particularmente, havia sacado uma parte do mistério todo, e nos últimos capítulos comprovei que estava certo - em parte. Mas o autor não mede esforços em nos brindar com surpresas - algumas que até não esperávamos.

"- Estou sugerindo que vocês vão para casa - disse Pistillo - Só isso. Vão para casa e não se metam mais em nada."
Página 181 

A trama só complica quando entra em cena Philip McGuane, amigo de infância de Ken. Agora um mafioso disfarçado, ele quer à todo custo acha-lo, e para isso recebe a ajuda de John Asselta, mais conhecido como Fantasma, que possui uma reputação sinistra e é obcecado pela morte por estrangulamento. Quando os dois entram no caminho de Will, fica mais do que óbvio que há algo muito ruim por trás.

"- Vamos precisar da cooperação de Will. Ele é o único que pode tirar Ken do esconderijo."
Página 232 

Uma coisa que reparei na narrativa de Coben é que ele junta mistério e um pouco de ação, mais carregado com uma dose de drama. Ao contrário de James Patterson que possui um enredo mais curto e frenético, com capítulos rápidos e objetivos, Harlan se preocupa em explorar seus personagens até o íntimo, e assim conhecemos os seus dilemas e problemas. Isso dá uma grande consistência ao enredo, que se torna mais profundo à partir que vamos descobrindo mais sobre as ações dos personagens e o porque de cada uma delas.

"- Fique firme. Tudo isso vai acabar logo."
Página 261 

Assim como a descrição do Bookpage na contra-capa que diz que "o desfecho deixará até o mais experiente leitor surpreso e chocado", concordo com todas as letras. Harlan foi fantástico em virar o jogo no momento em que pensávamos que tudo estava resolvido. É claro que quem prestar bastante atenção durante o livro todo vai achar algumas "brechas" bem pequenas no enredo, mas nada que revele o final, apenas te deixa com a pulga atrás da orelha. Eu não esperava por aquilo, definitivamente, e ao chegar ao último capítulo, fica bem claro que não é apenas o personagem Will que foi enganado, mas também o leitor.

"Ela me olhou, e eu pensei que aquele talvez fosse o jeito como eu costumava olhar para Ken, com uma mistura de esperança, adoração e confiança. Tentei parecer corajoso, mas nunca fui do tipo heroico. Ela assentiu."
Página 276 

Pretendo ler outros livros do autor imediatamente. Ele tem uma escrita que te prende e te deixa querendo ler o próximo capítulo, e o próximo, e o próximo e assim por diante. É claro que não é uma narrativa nada fantástica, mas com um bom enredo inteligente, fica impossível de resistir.

"Deixei meus olhos passearem. Meu olhar passou pelos passageiros que estavam esperando, os homens de terno, as mulheres com carrinhos, as famílias saindo de férias, os atrasados, os frustrados, os cansados. Olhava distraidamente para todos aqueles rostos quando o vi me encarando. Meu coração parou. O Fantasma."
Página 297

***

Ficha do Livro:

Título: Desaparecido Para Sempre (Gone for Good)
Autor: Harlan Coben
Tradução por: Sergio Viotti
Editora: Arqueiro
Páginas: 302









Outras Capas:

      
A primeira capa é da edição da Editora Sextante. A segunda, uma edição da Editora ARX. A terceira é da edição de Portugal.

6 comentários:

  1. Já que você levantou o tópico: Eu preferi Harlan Coben a James Patterson. Realmente, Coben explora mais seus personagens, embora eu tenha achado os dois autores medianos. O problema que vejo nesses autores é que parece que eles escrevem em manufatura, toda hora tem um lançamento novo, e me pergunto até que ponto eles ponderam sobre sua obra.

    ResponderExcluir
  2. Harlan Coben é fantástico, mas eu não consigo dizer qual dos dois autores eu prefiro. Acho que o que posso dizer é que um autor que unisse as características de Patterson e Coben seria o autor ideal.
    Deixando isso de lado, acho interessante que todos os livros que eu conheço e que não fazem parte de uma série de um mesmo personagem possuem um segredo antigo. "Não Conte a Ninguém" (o melhor que li até então) é assim e "Fique Comigo" (não li, mas acabei de ver uma resenha) também.
    O que importa é que o autor consegue prender a atenção, deixar o leitor sem fôlego, e ainda surpreendê-lo.
    Um dos favoritos, certamente, por isso fico feliz que tenha gostado dessa experiência

    Abraços!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente Harlan Coben é um autor extraordinário. Se vocês gostaram de DESAPARECIDO PARA SEMPRE esperem até lerem CILADA, esse livro sim, deixa o leitor simplesmente chocado no final.

    ResponderExcluir
  4. Cilada e Não conte a ninguém, são o máximo, mas Desaparecido para sempre quase me matou.
    Ótimos.

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha! Eu terminei de ler esse livro(Desaparecido para sempre) à 2 dias atrás... Enfim, o final me surpreendeu, realmente é um livro extraordinário, até hj me pergunto, pesquiso, imagino o q acontece depois do fim, pq é muito bom! Eu já li outros livros do autor q são ótimo TB, mais esse.. minha nossa, nunca vi fim assim antes...

    ResponderExcluir
  6. Comprei o livro de presente para minha irmã só por que a capa me chamou a atenção na estante, ela o leu duas vezes e imaginei que fosse bom, então resolvi ler também.
    Mas cara! Acabei de ler agorinha, e meu Deus do céu! Estou pasma, branca quase como o Fantasma rsrsrs' Simplesmente incrível o enredo que levou a esse final surpreendente, realmente superou minhas expectativas. :')

    Abraços. :D
    http://estacaonoventae7.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...