terça-feira, 16 de julho de 2013

Resenha - A Marca de Atena de Rick Riordan

NÃO CONTÉM SPOILERS

Terceiro livro da saga Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan, autor também da bem-sucedida série Percy Jackson e os Olimpianos, A Marca de Atena possui um enredo frenético do começo até o fim, com um desfecho inacreditável que nos faz perguntar como será o próximo livro da série. O autor, mais uma vez, demonstra que sabe o que está fazendo.


Como esta é uma resenha sem spoilers, não vou falar muito do enredo de A Marca de Atena, já que em seus primeiros capítulos, tudo acontece muito rápido, e os personagens da saga precisam partir, finalmente, em sua missão perigosa até a Roma - território conhecido como hostil, já que as forças de Gaia são mais poderosas nessa região, as Terras Antigas. Como o livro já começa em um ritmo acelerado, inesperado, já somos fisgados pela narrativa que se divide em quatro dos sete semideuses, centrando-se em Annabeth, filha de Atena e namorada de Percy. Piper, Leo e o próprio Percy também narram em terceira pessoa o livro, o que dá uma equilibrada na trama.


Mas o grande trunfo de Rick é o que o próprio título do livro diz: A Marca de Atena. Uma segunda profecia, que de alguma forma, tem ligação com a Grande Profecia - ou Profecia dos Sete. Neste enigma, Annabeth é escolhida para iniciar uma jornada sozinha em busca de um poderoso símbolo de sua mãe, que poderá unir o Acampamento Júpiter - romanos - e o Acampamento Meio-Sangue - gregos. Mas será que ela será capaz de tal tarefa, justo quando muitos outros filhos de Atena, de gerações passadas, sucumbiram a essa missão?

"- Ótimo - conclui ela - Encontramos vocês aqui de volta o mais rápido possível, mas tomem cuidado. Um pouco de sorte não seria nada mal. Mas isso não significa que vamos tê-la."
Página 56 

Apesar de ter uma pegada juvenil - ambas as séries funcionam mais com o público jovem - o autor tem consciência de que seus personagens estão crescendo, e atualmente são jovens de dezesseis, quinze anos, e como os pares românticos estão se fazendo, é óbvio que não haverá apenas "beijinhos e abraços". NÃO! Não é nada disso que você está pensando, rs, mas há uma cena no livro bem cômica sobre isso. E mais: o autor começou a explorar um triângulo amoroso entre Hazel - filha de Plutão -, Frank - não irei revelar de quem ele é filho, pois é spoiler - e Leo - filho de Hefesto. Eu achei ótimo da parte do autor não levar isso a frente e não tomar esse elemento como principal da trama desses personagens. Ele apenas deixou no ar, digamos, um constrangimento entre esse trio, mas não concretizou - porque acho que esse não foi o objetivo, e isso fica bem claro da metade pro final.


Com muita ação à cada capítulo, A Marca de Atena é um livro incrível e ouso dizer, completo. Apesar de eu achar a capa muito trolladora, o terceiro livro da saga inicia uma nova fase para a série, para seus personagens e sua missão. Agora não se trata apenas de lutas contra monstros mitológicos ou um simples treinamento em um dos Acampamentos. Agora os personagens precisam ir em direção a Grécia e procurar pelas Portas da Morte - o grande enigma da profecia desde o primeiro livro.

"Ela tentou tirar aqueles pensamentos da cabeça. Sabia que devia aproveitar o momento de tranquilidade com Jason, mas, ao olhar pela amurada do navio, não pôde deixar de pensar em como as planícies à noite pareciam águas escuras - como as da câmara onde, na lâmina de sua adaga, ela os vira se afogar."
Página 128 

Agora com esse desfecho, podemos esperar muito de The House of Hades - ou, em tradução livre, A Casa de Hades - com lançamento simultâneo aqui no Brasil em outubro. A Intrínseca foi muito feliz em presentear os fãs com essa novidade.

"A dor no tornozelo de Annabeth não era nada comparada ao ácido gélido que agora tomava conta de suas veias. Ela queria correr. Queria implorar por misericórdia. Mas não podia demonstrar fraqueza - não agora."
Página 353 

E você, o que está esperando para ler a saga?

"- Vamos ficar juntos - prometeu ele - Você não vai escapar de mim. Nunca mais."
Página 464

***

Ficha do Livro: 


Título: A Marca de Atena (The Mark of Athena - Heroes of Olympus #3)
Autor: Rick Riordan
Tradução: Raquel Zampil
Editora: Intrínseca
Páginas: 477








Outras Capas:

    

Capa de "The House of Hades":

2 comentários:

  1. oie Joshua
    ainda não li nada do titio Rick, e queria muito começar por essa série, ainda mais ao saber que tem elementos juvenis, que eu adoro!!!
    As capas são lindas!!!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você começar sim por essa série, mas recomendo que pelo menos leia antes Percy Jackson e os Olimpianos, porque Os Heróis do Olimpo às vezes fazem menção a algo que aconteceu na saga anterior, ai talvez você fique meio perdida, mas a leitura é sem empecilhos - é como os livros do James Patterson, se você ler a série sem ordem cronológica, não vai se sentir perdida, mas encontrará algumas menções a fatos anteriores, sem comprometimento.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...