domingo, 14 de julho de 2013

O que ler nas... FÉRIAS!


Primeiro de tudo, não existe uma ordem específica, uma regra sobre o que você deve ler nas férias, até porque, entre tantos gêneros literários, sempre temos aquele favorito e que nos identificamos mais. Mas se você é aquela pessoa que trabalha o dia inteiro, tem uma vida agitada, e de vez em quando nos finais de semana dá uma escapada para se divertir, reconhece que férias é um milagre divino - nem que seja apenas uma semana. Pra quem tem essa folga, aqui vai uma pequena lista de algumas sugestões de leitura para esse período que, com certeza, em um piscar de olhos, voará. Então você quer conhecer novas leituras e ainda conseguir tempo para sair e passear e etc? Então esse post é pra você!



1- A Cabana de William P. Young (Editora Arqueiro)

Sem sombra de dúvida, um livro profundo e que te faz refletir por um longo período. A leitura é rápida - ainda mais quando imergimos na história. Não é um livro de auto-ajuda diretamente, é mais um drama que junta elementos religiosos - mas totalmente indicado, independente da crença do leitor. O autor em menos de 200 páginas conta a história de Mack, que teve sua filha caçula assassinada brutalmente em uma cabana, mas até então, seu corpo nunca foi encontrado - muito menos o seu assassino. Anos após a Grande Tristeza, Mack, em um inverno rigoroso, recebe uma carta o convidando a tal cabana, assinado por Papai. A princípio, ele pensa que é uma brincadeira de mal gosto, mas ao chegar ao local de grande sofrimento, ele se encontra com nada mais e nada menos que Deus, Jesus e o Espírito Santo. A Cabana é um livro muito significativo para mim, até mesmo porque, foi o primeiro livro que recebi de presente que eu havia peço aos meus pais. A leitura é rápida e extasiante - demorei menos de 5 dias, mas minha mãe em apenas uma tarde. Eu indico-o para esse período de férias pelos seguintes pontos: 1- Leitura rápida; 2- História que te faz refletir, e mais do que tudo, se você quer uma leitura diferente do que encontramos hoje em dia, A Cabana é mais o que recomendado.

2- Divergente de Veronica Roth (Editora Rocco)

Eu poderia recomendar a trilogia Jogos Vorazes - um exemplo moderno de distopia - mas todo mundo já conhece essa saga sensacional. Então optei em indicar Divergente, da queridíssima Veronica Roth. É uma distopia com traços bem originais, mas a grande carta na manga da autora é o modo como ela conduz toda a trama, que segue pela perspectiva de Beatrice "Tris" Prior. Em uma sociedade futurística, a sociedade em Chicago é divida em 5 facções: Audácia, Erudição, Abnegação, Amizade e Franqueza. Aos 16 anos, os jovens precisam passar por um Teste de Aptidão que indicará sua nova facção ou se ele permanecerá na mesma. Caso o jovem não passe, ele se resume a um sem-facção, indivíduos semelhantes a mendigos e rejeitados pela sociedade. A personagem Tris, após o teste, descobre que é uma Divergente, ou seja: tem aptidão para mais de uma facção, o que a torna uma espécie de "erro" na sociedade. Ser Divergente é um perigo, ainda mais quando uma guerra entre facções em uma sociedade aparentemente utópica está prestes a estourar. Eu indico esse livro por ele ser uma distopia muito bem escrita. É impossível você não se apaixonar por ele, no máximo, se você for um leitor que curte leituras mais adultas e tal, você enxergará que a série possui potencial. A sequência Insurgente é um dos melhores livros que já, e sim, eu recomendo MUITO essa trilogia - com seu terceiro e último livro a ser lançado nos EUA em outubro.

3- O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald (Editora Best-Bolso)

Lançado por muitas editoras aqui no Brasil - coloquei a foto e o nome acima do exemplar que li - O Grande Gatsby é um clássico. Pronto, tem muita gente que gosta de livros clássicos, mas conheço muita gente que acha que é coisa de gente velha - o que não é! Bem, O Grande Gatsby fará você mudar de opinião. Ele é um clássico, mas seu enredo é tão moderno, que a trama facilmente poderia se enquadrar nos tempos atuais. Na história - narrada por Nick Carraway - conhecemos o ricaço Jay Gatsby, que começa a dar festas estonteantes em sua mansão, e com um detalhe: quem quiser pode participar da festa. Aquilo chama a atenção de todo o país, mas por trás de tudo isso, há uma intenção: Gatsby quer reconquistar o coração de Daisy, que é casada com o endinheirado Tom, que por sua vez tem a amante Myrtle. Com um final trágico, O Grande Gatsby mostra como um mundo de pura ostentação pode ruir de uma hora para outra - lembrando que esse livro se passa após a Primeira Guerra Mundial e antes da Grande Depressão, onde nesse período os EUA passava por um momento de "felicidade", não se dando conta de que um dia a bolsa de valores iria quebrar.

4- Um Porto Seguro de Nicholas Sparks (Editora Novo Conceito)

Tá, ok. Eu sei que tem muitos leitores que "odeiam" Nicholas Sparks, que acham sua escrita muito melosa, que acham suas histórias impossíveis, que falam sobre sua fórmula... Sim, os livros do Sparks possuem uma fórmula - a fórmula do amor! - Mas pra esclarecer isso: talvez você seja o tipo de leitor que não gosta deste tipo de romance. Nicholas Sparks, é sem dúvida, um leitor que vende e vende muito, e isso não é a toa. Eu já li boa parte dos livros dele, e por mais que possua uma fórmula - não vejo como um romance não ter um casal, que se apaixona, acontece algo trágico, e com o decorrer da história eles resolvem. - são livros ótimos. Em Um Porto Seguro - livro considerado por mim o melhor do autor - conhecemos Katie, uma mulher que chega inesperadamente em Southport, misteriosa e fechada. Ela então conhece Alex, um viúvo com dois filhos pequenos, que começa a se interessar por ela. Então surge um outro personagem: Kevin, um policial sádico e com problemas psicológicos que está atrás de Katie. Eu gostei desse livro por ele misturar romance com suspense - e nos últimos capítulos, acontecer muitas situações tensa, dignas de um livro do James Patterson. O desfecho é incrível, e por mais que acabe, digamos, na melhor parte, acho que o livro cumpriu seu papel. Nicholas sabe criar histórias simples, mas com um toque de perfeição. Leitores muito exigente talvez não se identifiquem com ele, mas é uma boa pedida, sim.

5- A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista de Jennifer E. Smith (Editora Galera Record)

Considerado pela maioria um livro fofo, A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista é um romance ligeiro. Se eu não me engano, o livro se passa em menos de um dia, mas o resultado é o mesmo: uma leitura inesquecível. É claro que deve-se ler sem muitas expectativas, pois eu achei falha da editora criar um marketing gigantesco, e na hora o livro nem se passar tanto em uma viagem de avião. Conhecemos Hadley, uma jovem que perdeu seu voo para Londres, onde acontecerá o casamento do seu pai com outra mulher. A princípio ela não queria ir, mas sua própria mãe lhe disse para ir. Esperando pelo próximo avião, ela conhece Oliver, um britânico que conquista o seu coração, mas talvez não passe de um romance em um voo. O livro não é tão profundo assim, mas os conflitos de Hadley são compreensivos, e totalmente válidos, de certa forma. A história também trata sobre a verdadeira felicidade, tanto individual, como em grupo, e se vale a pena abrir mãos de nós mesmos para esse sentimento. Uma leitura rápida - rápida mesmo - mas totalmente recomendada, mas uma das desvantagens é que a história parece ser um vapt vupt.

6- O Caso dos Dez Negrinhos de Agatha Christie (Editora Globo)

Agatha Christie, tida como a Rainha do Crime, é uma autora sem igual. Eu adoro os livros dela, por serem de investigação e mistério, com uma pitada de suspense, e sempre explorarem seus personagens ao máximo, uma característica da autora. Em O Caso dos Dez Negrinhos, uma obra espetacular da escritora, temos 10 personagens, que não se conhecem, que são convidados para um período de viagem em uma ilha. Quando chegam lá, percebem que o anfitrião não se encontra na tal ilha, e só há eles lá. Até que o primeiro deles morre, e de um grupo de pequenas estátuas de 10 negrinhos, um desaparece. Mais mortes se seguem, semelhante ao poema sinistro dos dez negrinhos. O livro todo possui um fio de tensão. Quem será o próximo? Quem é o assassino? Será que há mais alguém na ilha, escondido? O desfecho é simplesmente trágico, sinistro, tudo isso... não esperávamos por aquilo, e vemos como a Rainha do Crime conduziu sua história extraordinariamente. Mais uma leitura rápida de mistério e suspense, até mesmo porque é difícil largar um livro tão eletrizante assim.

***

Vou parar a lista por aqui, até mesmo porque, essas férias de meio de ano são curtas, e com muita sorte o leitor conseguirá concluir todas essas leituras. Selecione um livro da lista - ou que você almeja há algum tempo - e comece sua leitura, e tenho toda certeza que você ainda arranjará um tempo para sair com a família, amigos, para alguma comemoração, cinema, parque... Aproveite, apenas!

3 comentários:

  1. Divergente é uma ótima opção mesmo! Ainda mais em dias mais friozinhos.

    ResponderExcluir
  2. Dos livros dessa lista, li apenas dois, mas os demais ou tenho muito interesse ou tenho uma simples curiosidade de saber o motivo de agradar tantos leitores, por isso seria bem-vindos nas férias. Conhecendo meu gosto literário, como você deve conhecer, acho que não preciso "dar nome aos bois" kkkkk

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Divergente e A Cabana são excelentes opções, Divergente é minha serie favorita!!
    Nessas ferias irei ler bastante livros, gostei muito do seu blog!

    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...