sábado, 20 de julho de 2013

Crítica de Filme - O Homem de Aço

O Homem de Aço : Poster

O Homem de Aço, ouso dizer, é uma das melhores adaptações da história dos quadrinhos do Superman, com uma bela fotografia e estética, dando um novo visual ao aclamado super-herói da DC Comics. Apesar de ter algumas falhas no roteiro, o filme em comparação com os seus anteriores possui uma grande evolução, e talvez em sua continuação, siga um rumo melhor.


O Homem de Aço : Foto Henry Cavill

Não é mistério a origem do Superman e de como ele veio à Terra e tomou a identidade de Clark Kent, mas o filme conta a sua história desde o princípio, quando seu pai Jor-El(Russell Crowe) e sua mãe o enviam para fora do planeta Krypton, em plena guerra civil acontecendo, onde as forças ditatoriais de General Zod(Michael Shannon) lutam para tomar o poder. Nessa espécie de prólogo onde é explicado a destruição do planeta e como Zod e seus companheiros sobreviveram na Zona Fantasma, voltamos para Clark Kent(Henry Cavill) já adulto, trabalhando em diversos empregos, e sempre que possível, salvando anonimamente as pessoas ao seu redor. Mas quando ele encontra a Fortaleza da Solidão, e a repórter Lois Lane(Amy Adams) é salva por ele, General Zod decide buscar por vingança e encontra Clark e exige que os humanos lhe entreguem um dos últimos filhos de Krypton. E é ai que toda a ação começa.

O Homem de Aço : Foto Henry Cavill

O enredo é convincente. Clark tenta viver uma vida normal na Terra, e em flashbacks de sua vida percebemos que nem tudo foi tão fácil assim. Seus pais Jonathan e Martha Kent(Kevin Costner e Diane Lane respectivamente) sempre o apoiaram e mantiveram seu segredo em segurança - até o fim mesmo, o que rende uma das cenas mais dramáticas do filme.

O Homem de Aço : Foto Diane Lane, Henry Cavill

Os efeitos especiais não são exagerados e são quase perfeitos. As batalhas se tornam épicas, enquanto vemos uma sincronia de lutas entre Clark e os capangas de Zod, principalmente com o seu braço direito, Faora-Ul(Antje Traue). Pancadaria define. Afinal, Superman é uma história de ação, então requer lutas do tipo, não é mesmo?

O Homem de Aço : Foto Russell Crowe

E não pense que o filme só se firma nisso. Existe grandes lições que o longa passa, e Zack Snyder soube juntar com grande maestria ação e drama.

O Homem de Aço : Foto Antje Traue, Michael Shannon

Acho que um dos únicos defeitos do roteiro é o romance entre Clark e Lois. Talvez o casal tenha certa química, mas não houve fôlego para se explorar isso. Isso se deve também pela falha em colocar a repórter no centro da história de uma forma muito simples. É como se ela estivesse ali por tal motivo e pronto, e sabemos que não é assim que um filme funciona, o que torna a personagem de Amy Adams um pouco fora de contexto durante o desenrolar da trama. Chega a ser forçado.

O Homem de Aço : Foto Amy Adams

Mas uma coisa é certa: O Homem de Aço de Snyder não é apenas uma adaptação barata. Henry deu vida ao seu papel de tal maneira, que o ator não fica estranho como Superman. Podemos prever uma grande franquia daqui para frente - e em breve um longa da Liga da Justiça, mesmo que incerto.

O Homem de Aço : Foto Henry Cavill

Com um desfecho impactante e que coloca Clark Kent nos trilhos ao lado de Lois Lane, já podemos ter uma ideia do que virá a seguir. É um filme que vale a pena assistir, mesmo com seus pequenos defeitos, mas é um filme bem feito e que resgata o Superman para os dias de hoje.

O Homem de Aço : Foto Henry Cavill

***

Ficha do Filme:

O Homem de Aço : Poster
Lançamento: 12 de julho de 2013
Direção por: Zack Snyder
Com: Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shanno, Kevin Costner
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Nacionalidade: EUA, Canadá, Reino Unido.
Duração: 2h 23min

4 comentários:

  1. Eu vi alguns amigos comentando sobre esse filme, eu não ligo muito para filmes, mas eles me disseram que os efeitos dele estão realmente ótimos, quem sabe eu assista logo!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim, porque vale muito a pena. As batalhas são épicas e os efeitos especiais estão ótimos!

      Excluir
  2. Só o fato dele ter colocado a cueca pra dentro da roupa tá valendo assistir, hahahaha. Eu assisti já e gostei, tá bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk, eles deram um novo visual para o Superman, algo mais adequado para os tempos atuais. Só queria que o filme tivesse um enredo mais profundo, mas valeu o ingresso :D

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...