sábado, 18 de maio de 2013

Artigo - Dicas para sua Wishlist!


Inspirado no post da Tati do Leitora Viciada, decidi montar uma série de dicas para quem quer alcançar sua wishlist. Pra começo de conversa, é impossível um leitor não ter uma wishlist. Sempre ele terá um livro desejado, um lançamento que chamou sua atenção, seja pela capa, pela sinopse, ou até mesmo por recomendações de outras pessoas. O negócio é quando nossa wishlist... é MAIOR que o nosso dinheiro.

Mas calma, não é só você que passa por essa situação. Não fique deprimido por querer "mil" livros e só poder comprar um dentre todos. Acho que comprar um já é um começo, mas não fique angustiado por sempre passar pela livraria e ver na vitrine aquele livro tão desejado...

Então, seus "problemas" terminaram! Se sua wishlist é ENORME e o dinheiro no bolso não, siga os seguintes passos. Pode funcionar e também não pode funcionar, por isso há várias dicas abaixo, algumas que muitos blogueiros já aconselharam seus leitores.


1º - Uma wishlist dentro de uma wishlist.

Se sua wishlist é grande e cheia de títulos desejados, use essa dica que basicamente irá te ajudar: de todos os títulos almejados, deixe apenas os que realmente você quer ler, porque muitas vezes tomamos como desejado um livro que neste exato momento não queremos exatamente ler. Porque sim, há livros dentre os desejados que você, querido leitor, gostaria de ler AGORA, e isso pode ser sua salvação para aliviar sua listinha. Quando você perceber, restará apenas alguns livros e sua wishlist era diminuir drasticamente. Isso não significa que os livros "eliminados" serão ignorados para sempre, apenas pense: sua wishlist é prioridade, mas sua wishlist não é uma estante de livros. Uma estante de livros possui obras variadas, mas dentre todos os livros, você sempre encontrará um livro que você adora muito. É o mesmo com a listinha de desejados.

E se não funcionar, sua wishlist continuar grande depois de você já ter feito outra, continue. O ouro desta dica é você ficar satisfeito e não com a sensação de que fez outra lista para nada.


2º - Sua wishlist está perdida em sua estante.

E quando nossa wishlist está perdida em nossa estante? É claro que ela não está "perdida", mas talvez a chave para que sua wishlist flua está onde seus livros estão. Separe um dia em que você está livre e dê uma renovada em sua estante ou em seu cantinho onde estão seus livros. Você certamente encontrará livros que você não se interessa mais atualmente, mas que outros leitores desejam. Por isso TROQUE seus livros. Você pode dar sorte e encontrar um leitor que trocará com você uma obra que você deseja. O objetivo desta dica é renovar sua estante e acertar dois coelhos com uma cajadada só: você consegue um livro desejado e renova sua estante ao mesmo tempo.


3º - O barato não sai caro.

Quem nunca ouviu o velho ditado "O barato sai caro"? Bem, essa frase não se aplica necessariamente aos livros. É possível encontrar na internet - e sites confiáveis - livros por um preço baixo e em ótimo estado. E como sua wishlist é grande e o seu dinheiro não, o valor que você talvez daria em um único livro, poderá ser dado em TRÊS livros. Um site que eu recomendo bastante é o Estante Virtual onde é possível encontrar livros usados em ótimo estado, e muitas vezes lançamentos por um preço bem legal. É só pesquisar, e o site é totalmente confiável e seguro.


4º - Tenha amigos que leem.

Pode parecer a mais simples das dicas, mas os livros de sua wishlist podem estar com um de seus amigos. Mesmo que você tenha a vontade de TER o livro, ler emprestado é a melhor das hipóteses. E não é vergonha nenhuma pegar livros emprestados. Por outro lado se você amar o livro e não querer mais se desgrudar dele, talvez essa dica não seja para você.


5º - Que a sorte esteja sempre com você.

Se considera sortudo? Não? Mas não tem problema em tentar a sorte em promoções em blogs literários. Uma hora você irá ganhar. Participar é a chave para essa dica. MAS nunca participe de mil promoções apenas porque está valendo um livro. Participe de sorteios de livros que você realmente queira ler, até mesmo porque, você poderá ficar confuso sobre qual promoção está participando ou não.


6º - Saiba mexer em um computador.

Ou não, basta apenas ter alguém da família que saiba. Enfim. Na internet existe muitos sites de compra, e principalmente de livros, como Submarino, FNAC, Saraiva... muitas vezes eles fazem promoções e os livros ficam com preços super baixos, e um detalhes: os livros são enviados direto para sua casa. Você junta o útil ao agradável. Mas seja esperto. Quando você encontrar um preço bom, pesquise mais pois você pode encontrar um preço melhor.


7º - I-buc? O que é isso?

Não é i-buc, mas sim, E-BOOK. E-book é o mesmo que livro digital e está começado a fazer sucesso aqui no Brasil. Em vez de você ter uma estante ocupando espaço na sua casa você pode ter uma estante na palma de sua mão. Os e-books, algumas vezes, são mais baratos que o livro físico, mas para se ler um e-book, é necessário ter um leitor de livros, como um Kindle, Kobo... também há a opção de leitura no computador, no tablet, no celular... enfim, mas pra quem quer finalizar sua wishlist sem ter que montar uma estante dentro do quarto, o e-book é uma boa pedida, apesar de haver algumas divergências entre os leitores do livro físico e os leitores do livro digital. Mas cabe ao leitor saber o que é melhor para si - e para o seu bolso.


8º - Parentes legais.

Diga para seus parentes e familiares, tanto amigos como conhecidos, que você gostaria de ganhar livros de aniversário. Mas também não se torne uma pessoa chata, correndo atrás de qualquer pessoa pra dizer que seu níver está chegando. Ganhar livros de presente é uma dica "mamão-com-açúcar": você não gasta nada, mas ganha.


***

Bem, acho que é só isso. Você quer finalizar sua wishlist? Siga as dicas acima, ou selecione as mais fáceis. Você vai ver em como sua leitura ira andar!

5 comentários:

  1. Oi Joshua.
    Pois é, a lista de desejados vive aumentando, e muitas vezes faço exatamente como você sugeriu, faço uma seleção e vejo o que realmente desejo ler no momento. Adoro fazer trocas no skoob com isso estou sempre renovando minha estante e tirando os que já li e não me interessam mais.
    Sempre ouço falar do site Estante virtual mas ainda não comprei nada lá, gosto muito de comprar nas promoções loucas do Submarino.
    Minha atual perdição é o Kindle, agora acumulo livros pra ler não só na estante mas também no e-reader...o vício pela leitura e por livros é demais.
    Post excelente.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, post Joshua. O problema de ter uma wishlist é, exatamente, a compra por impulso. Eu comprava 3, 4 livros de uma vez e ia passando, perdendo a vontade, e fiquei com aquele monte de coisa acumulada. Sua dicas são muito valiosas, parabéns!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas!
    Estou criando minha whishlist e ela só faz aumentar...são tantos que quero ler agora, que não da pra dar preferencia para um ou para outro.
    A ideia de troca é boa, mas ate os livros que não me agradam tanto eu não consigo dar ou trocar. rs Preciso me desapegar para seguir essa ideia. :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oie Joshua
    amei o post e as dicas...
    especialmente o 4°, porque é isso que eu faço aqui, pois conheci uma blogueira que é praticamente minha vizinha (do blog último romance), então pense quando nos reunimos?? eu só li divergente porque ela me emprestou, pois eu estava sem comprar livros já faz um tempão, e agora estou esperando ela me emprestar insurgente rs
    e ganhar livros não tem coisa melhor. Pena que eu sou velha, e o único que me dá presente é o marido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Também tenho sempre trocado meus livros no skoob, Fiz ótimas aquisições por lá.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, bela postagem. Como você fez para aparecer o que você está lendo no Skoob?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...