quarta-feira, 17 de abril de 2013

Resenha - O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald

Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial que narra a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por Nick Carraway, que aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.

É um clássico, mas que me chamou a atenção por causa do filme que vai estrear 07/06, então como me interessei, procurei ler o livro o quanto antes do lançamento da adaptação cinematográfica nos cinemas. Este é o tipo de livro com uma história que vai além do que as próprias palavras usadas pelo autor. É um livro "escrito nas entrelinhas". O Grande Gatsby me fez querer ler mais clássicos.


F. Scott Fitzgerald narra o livro pelos olhos de um personagem que participa da história, talvez, indiretamente. Nick Carraway, que vive numa modesta casinha ao lado da mansão do personagem título, Jay Gatsby, observa todo o desenrolar dos acontecimentos, mas sabe de uma coisa? Isso não atrapalha nem limita o romance escrito pelo autor. Eu acho até interessante o modo como o autor abordou a narrativa do livro, e o fez de modo sem afetar a história, sem ocultar ou limitar cenas somente ao alcance do narrador.

Pouco falarei da história do livro, acho que a sinopse basta, já que é um livro curto, mas mesmo assim, é um clássico, que como já disse, me fez querer ler mais clássicos. Para mim Fitzgerald soube muito bem descrever como era a sociedade nos tempos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. Vemos um texto carregado de jazz e personagens um tanto complexos.

Mas mesmo com todo esse lado positivo, O Grande Gatsby pode não ser aquilo tudo para alguns leitores. Eu particularmente gostei, mas reconheço que o livro possui suas páginas monótonas, não tirando o brilho de toda a obra.

Em suma, recomendo esse clássico pra quem quer ler um clássico - óbvio. - É um livro que possui um ritmo legal e diferente, e nos mostra um romance perdido no tempo, um homem que quer o conquistar novamente com a ajuda de riquezas e o brilho das festas ao som do jazz, uma mulher que fez a escolha errada por esperar demais, e personagens secundários que amarram perfeitamente toda a história de tragédia, inveja e traição. O desfecho me agradou e me fez perceber que nem todos os "contos de fadas" tem seu final feliz.

A adaptação cinematográfica do livro tem no elenco Leonardo DiCaprio como Jay Gatsby e estreia dai 07/06 nos cinemas. Estou ansioso para o filme, então, veja abaixo o trailer:


O Grande Gatsby Trailer (4) Original

Ficha do Livro:



Título: O Grande Gatsby (The Great Gatsby)
Autor: F. Scott Fitzgerald
Tradutor: Roberto Muggiati
Editora: BestBolso
Páginas: 250
Gênero: Clássico








Outras Capas:

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...