sábado, 2 de março de 2013

Resenha (especial) - Três livros de... contos!

Hoje estarei abordando uma espécie de post diferente. Ao invés de resenhar os três livros individualmente, juntei-os em um post por terem um detalhe em comum: são livros de contos, crônicas, e diminutas histórias. Mas outro detalhe é que esses três livros são de gêneros bem diferenciados, e irei indicar essas três obras que poderá agradar cada público leitor.

Almoço em Família, 60 Contos Diminutos e Milagres do Ágape são livros de contos que eu recomendo, e que indico para quem está procurando uma leitura sem muito compromisso, já que há textos pequenos e rápidos, que podem ser lido aos poucos e de fácil escolha. Vamos começar?

Almoço em Família...

É um conjunto de crônicas, fruto de um concurso que indicou 30 participantes nos três primeiros meses de 2012. O objetivo do projeto da APED e que foi atingido, era incentivar o escritor iniciante, de diversas faixas etárias, dando uma chance para o sonho desses autores que puderam ter a oportunidade de ter um conto seu publicado.

O tema, que dá título ao livro, foi devidamente explorado pelos autores das crônicas. Alguns voltaram suas histórias para o drama, para fatos verídicos, outros se utilizaram do bom humor e da ironia, todas as crônicas com um estilo próprio. Mas o que me chama a atenção nas crônicas é a simplicidade das histórias, que de alguma forma te prendem e te encantam. Eu não sou de ler contos, mas Almoço em Família me mostrou que crônicas e histórias pequenas nem sempre devem possuir um enredo complexo. Histórias podem ser simples, sem possuir tantas reviravoltas, às vezes apenas narrando fatos e acontecimentos do cotidiano. Eu aprecio isso, e o que eu encontrei nesta coletânea foi isso, o que foi uma grande surpresa. Indico este livro tanto para quem deseja ter uma base para participar de próximos concursos de antologias, coletâneas de contos, tanto para aqueles que querem se divertir e se encantar com pequenas histórias.


60 Contos Diminutos de Marilia Pirillo...

Esse é um livro da Editora Gaivota e para aqueles leitores mais jovens, mas que também agradará o público adulto - não totalmente. Como o título indica, são contos diminutos, às vezes apenas de três linhas, mas que a autora tem o extremo cuidado de passar uma mensagem rápida, de forma engraçada, e de algumas vezes triste.

É um livro que pode ser lido em menos de uma hora, ou que pode ser lido em um grande espaço de tempo, apenas pela vontade do leitor que tem a oportunidade de escolher qual conto pra começar. São histórias simples, digamos, até bobas, mas que te fará concordar, talvez discordar, gostar, ou até mesmo te irritar! Não é o tipo de livro que te faz morrer de amores, por isso falo que só o público jovem se identificará mais, não excluindo a possibilidade de leitores mais maduros apreciarem a escrita de Marilia Pirillo, que também ilustra as páginas do livro.

A editora teve um excelente trabalho gráfico e visual neste livro, que se parece com um pequeno caderno escolar, com folhas pautadas, alguns rabiscos... é simplesmente bem legal ficar apreciando a qualidade deste livro, um destaque para a editora!

Milagres do Ágape de Carol Kent & Jennie Afman Dimkoff...

Para quem gosta de livros de auto-ajuda e para quem busca uma literatura mais espiritual e religiosa, a Editora Valentina lançou recentemente Milagres do Ágape das irmãs Caron e Jennie. É um livro que fala sobre Deus e principalmente é um livro cristão, mas não é imposta a religião para o leitor. Ao contrário, o livro tem o objetivo de mostrar casos e testemunhos de simples pessoas que vivenciaram fatos que só podem ser explicados como sendo o imenso e incondicional Amor de Deus.

Eu me identifiquei mais com o modo de narrar da autora Jennie Afman Dimkoff, pois ela tem uma escrita mais aberta e acessível, sem se demorar em pequenos detalhes, tornando os capítulos mais precisos. O conto Beleza Apesar das Cinzas é um exemplo de como a autora tem uma escrita bela e objetiva, sabendo como atingir o leitor com a mensagem a ser ali passada.

Muitas das histórias são próprios fatos vivenciados pelas autoras, ou por parentes, conhecidos e etc. São histórias que podemos descrever como "coincidências da vida", mas que na verdade nos fazem questionar como tudo aquilo ocorreu. Algora que tinha tudo para dar errado e acabou dando certo. Alguns leitores talvez não vão se interessar por uma leitura assim, ainda mais quando é auto-ajuda. Eu tinha certo preconceito com livros de auto-ajuda, mas depois de Milagres do Ágape, acho que posso começar a dar uma chance a livros do gênero.

O trabalho gráfico da Valentina é excelente, com uma capa que transmite tudo o que o livro é. Os capítulos são divididos por páginas com frases de efeito e terminam com versículos da Bíblia - apenas não gostei porque as autoras adaptaram alguns versículos, e chegaram a acrescentar palavras que não estão lá.

Recomendo para os leitores que buscam uma leitura mais profunda e calma. É um livro muito belo, e que independente da religião do leitor, crença ou seguimento, falará ao coração.

***

E então, o que acharam das indicações? São livros de contos que eu realmente recomendo para vocês, e consegui reunir em um post livros de gêneros diferentes, mas que são iguais por serem coletâneas de contos, crônicas e pequenas histórias.

4 comentários:

  1. Desses livros eu só conheço o último, O Milagre de Ágape. Os demais me são totalmente desconhecidos.

    ResponderExcluir
  2. Ótimas indicações, Joshua.
    Conhecia dois dos livros indicados, e começo meu comentário falando que apesar de ter participado de quatro antologias (sendo uma lançada em parceria com a APED), eu não gosto de ler livros assim de uma vez só. Acho que a essência dos contos se perde dessa forma, por isso prefiro ler com calma, e acabo demorando dias, às vezes semana.
    Almoço em Família é o que mais me interessa. Até recebi convite pra participar, mas alguns detalhes da publicação não me interessaram.
    Ah, sobre os versículos de Milagre do Ágape, muitas vezes isso se deve a tradução (não sei dizer se é o caso), e a Bíblia é quem mais sofre com isso. Quantas versões diferentes já vi de um único capítulo, por exemplo...

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou de Almoço em Família!!! Não conhecia esse livro da editora Gaivota mas fiquei super interessada, achei a proposta muito divertida e original. Vou procurar, com certeza!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. o LIVRO DE AGAPE EU JA CONHECIA ,MAS OS OUTROS NÃO , NÃO SOU MUITO FÃN DE CONTOS, SEMPRE PENSO QUE QUANDO ESTA FICANDO BOM , ACABA. MAS CURTI A RESENHA DE ALMOÇO EM FAMILIA E VOU PROCURAR SABER MAIS SOBRE ESSE LIVRO .BJUSS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...