sexta-feira, 22 de março de 2013

Resenha - Alma? de Gail Carriger

 photo CAPAALMA_zpsb5ae73ef.jpg

Alma?, primeiro volume da série steampunk O Protetorado da Sombrinha de Gail Carriger, é o tipo de livro que possui uma trama maluca, mas que ao mesmo tempo faz total sentido. Neste primeiro livro conhecemos a protagonista Alexia Tarabotti, uma, digamos... sugadora de almas - isso, pejorativamente. Alexia é uma preternatural, nem sobrenatural ou mortal. Uma espécie de meio-termo dessas condições. O que Alexia não sabia, em plena sociedade vitoriana, é que uma grande conspiração está se erguendo para destruir, completamente, todos os sobrenaturais, diabolicamente.


Muita gente pode ter certo preconceito quanto a Soulless - um título bem melhor do que Alma?, não é gente? - Ainda mais por ser um steampunk - um gênero que pouco sei, pouco li - e ser considerado um urban fantasy por possuir certas característica de mitos, como vampiros, lobisomens, fantasmas... mas nesta trama louca, maluca, tudo faz sentido! A leitura é tão natural, que conviver com sobrenaturais é normal, apenas com características peculiares.

A autora Gail soube misturar elementos diferenciados em uma trama totalmente surreal, e ao mesmo tempo jogando um pouco de humor negro e bastante ironia. O resultado foi sensacional! Eu gostei bastante de Alma?, não só por conhecer o steampunk agora, mas porque a leitura é irresistível e empolgante.

Tudo começa com Alexia em uma biblioteca. Ela é uma solteirona e ficou pra titia, mas nada disso a incomoda. Uma mulher que adora chás de todos os tipos e tortas dos mais diferenciados sabores, se vê sendo atacada por um vampiro nada educado, já que a sociedade mudou e vampiros tendem a pedir PERMISSÃO para morder, ou simplesmente pagar as prostitutas de sangue - ou ingressar numa colmeia. Alexia, não vendo alternativa, anula os poderes sobrenaturais do vampiro com seu toque preternatural, mas o vampiro, totalmente perturbado, tenta estrangulá-la. A protagonista acaba matando o vampiro com sua sombrinha, sem querer, e em seguida começa a ser investigada pelo temperamental detetive do DAS, lobisomem, Lorde Maccon. Após se concluir que a morte foi executada em legítima defesa, Alexia e Connal Maccon percebem que os vampiros errantes e os lobos solitários estão desaparecendo, e outros estão surgindo no lugar deles, sem conhecer completamente as regras atuais.

A história prossegue imprevisível e a trama se desenrola de forma engraçada, enquanto vamos conhecendo mais e mais do que está por trás da sociedade londrina. Gail inseriu uma história totalmente diferente em cima de uma história já existente, e conseguiu acertar todas as pontas, não deixando nenhum detalhe escapar. Como eu já disse, os sobrenaturais e toda a mitologia empregada faz sentido, e você pensa e imagina se aquilo realmente acontecesse.

A leitura foi ótima para mim, e creio que muitos leitores irão adorar Alma?. É um livro muito "apelativo" em algumas partes, mas a leitura é totalmente válida e flui. O romance temperamental de Alexia e Lorde Maccon foi super estruturado, e rendeu as cenas mais engraçadas do livro. E mesmo tendo suas cenas engraçadas e picantes, o livro possui também cenas de pura ação e morte. Apesar das cenas de tortura não serem tão detalhadas, percebe-se que a autora fez menção e uma analogia ao que acontece atualmente. A leitura é totalmente esclarecedora.

Os personagens secundários também tem seu destaque. Lorde Akeldama, um vampiro afeminado, apesar de ser bem sem-vergonha, é um alívio cômico em todos os seus momentos. Melhor amigo amiga de Alexia Tarabotti, dividem fofocas e as "últimas" novidades. Há também agora sim a melhor amiga de Alexia, srta. Hisselpenny, uma jovem que não sabe, sem sombra de dúvida, escolher o próprio chapéu. As duas dividem segredos, enquanto Hisselpenny suspira com o romance temperamental de sua amiga com Lorde Maccon. E então, o próprio Lorde Maccon, Alfa de sua alcateia de lobisomens, no começo do livro vive trocando farpas com a protagonista srta. Tarabotti, mas no meio dessa "briguinha" toda há um romance que começa a nascer.

Um livro bem divertido e engraçado, com cenas bem memoráveis. Recomendo pra quem procura uma leitura diferente. Mesmo com toda sua surrealidade, Alma? tem seus pés no chão. A autora soube criar um mundo perfeitamente com sobrenaturais e uma nova espécie preternatural, em um enredo inovador para o termo steampunk.

Aguardo ansiosamente o segundo livro da série, que provavelmente se chamará Mudanças? - ou Sem Mudanças ou Imutável, do original Changeless.

13 comentários:

  1. Joshua, corri aqui para ler sua resenha.

    Eu gostei muito do livro, acho ele "bem dosado", apesar dos exageros que fazem da trama algo tão interessante, sem contar os personagens que, coo você mencionou, são um caso a parte, cada um com sua peculiaridade mas todos - em especial os "aliados" de Alexia - co um charme irresistível, e é quase impossível não simpatizar com eles. No caso do título, gostei da opção de traduzirem, e achei que fez sentido, ainda mais se considerarmos que a "Alma" é um elemento importante na trama.

    Adorei a resenha, e também aguardo ansioso pelo próximo volume.

    ResponderExcluir
  2. Eu não estava muito empolgada com essa série, aliás, estou meio cansada das séries atuais, mas eu gostaria de me aventurar pelo steampunk e Alma? parece um bom começo. Aliás, o título realmente não ficou tão legal assim, ainda lembro da discussão que a editora teve com alguns leitores, mas tudo terminou de forma cordial. A capa também está interessante, estou considerando ler este livro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que não vejo algo diferente na literatura brasileira! Já havia ouvido falar do modo como Gail escrevia, e seu famoso humor negro já está me seduzindo para obter o livro. A história em si é muito diferente e preciso ler logo, mas por enquanto admirarei a bela capa.

    Grande resenha, amigo ;D

    ResponderExcluir
  4. Conhecia o gênero apenas nos animes, e como na ocasião o resultado foi satisfatório, estou bem empolgado para conhecer Alma? (apesar de achar a capa um pouco suja demais). Já consigo imaginar que a leitura será bem agradável, justamente por isso será o próximo livro da minha lista - terminando A Morte da Luz (finalmente conheci Martin \o/) começo Alma?.

    Abraços e parabéns pela resenha!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse livro, a história dele é muito boa. Já tinha visto que antes mesmo de lançar tinha uma galera super ansiosa pra ler, dizendo que era uma ótima história. Pelo que vi até agora não deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  6. Oie Joshua
    estou mega empolgada para ler esse livro, porque eu amo steampunk, e também porque só tenho lido resenhas positivas dele, assim como a sua.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu também já conhecia o gênero nos animes, mas estou bem empolgado para conhecer Alma. Aparenta ser algo empolgante... Além de quê ainda não li nenhuma resenha negativa sobre o autor. Estou realmente muito empolgada.

    Beijos. (:

    ResponderExcluir
  8. Haaa eu não sabia que teria continuação , amei a capa e estou muitoooo anciosa para ler esse livro ,não li nada desse autor mas ele parece agradar bastante .

    ResponderExcluir
  9. Nossa desde que a editora postou que o livro iria se lançado eu quis muito lê-lo e a gostei muito da sua resenha :)

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei muito do livro, estou louca para lê-lo. A historia parece ser interessante, fiquei um pouco desanimada quando soube da quantidade de livros, porém se todos seguirem a mesma linha até que será bom.

    ResponderExcluir
  11. Quando vi a capa: uma história sobre vampiros,lobisomens e sombrinhas eu achei um pouco engraçado e então iniciei a resenha e simplesmente adorei a história. Não só pelo fato que você escreve muito bem, mas também, ao que parece,a história flue muito rápida e envolvente. Quero muito esse livro!

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser muito bom, gostei do fato da personagem principal ser espirituosa e independente para a época que vivia, gostei do perfil da historia e de como ela parece se desenrolar, com as conversas inteligentes e claro, o queridíssimo sobrenatural. 

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de romances sobrenaturais e estava precisando mesmo de uma coisa nova como Alma?.
    Parece ser bem legal essa mistura toda com estilo vitoriano que gosto muito, acho que nasci na época errada rsrsrsrsrs.
    Gostarei muito de saber mais sobre a vida da srta. Alexia Tarabotti e como ela mata um vampiro sendo uma sem alma, muito curiosa com novidades.
    A capa não me agradou muito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...