domingo, 6 de janeiro de 2013

Resenha - Um Porto Seguro de Nicholas Sparks


Como fã de Nicholas Sparks, sei que todos os livros dele serão emocionantes e que serão uma leitura agradável e surpreendente. Depois de Querido John, A Última Música e Diário de uma Paixão, decidi comprar o último lançamento do autor pela Editora Novo Conceito - agora sua casa editorial é a Editora Arqueiro - Um Porto Seguro. Eu não tinha lido a sinopse com muita atenção, e todas as resenhas que havia lido atentavam apenas pelas surpresas que tiveram e não havia muitas revelações quanto ao enredo. Por fim comecei minha leitura deste livro... e sim, ele é muito surpreendente, tocante, emocionante e maravilhoso. Uma leitura obrigatória!

Tem muita gente com preconceito quanto aos livros do Sparks. Sim, tudo bem, é tolerável. O problema é que pessoas que com certo ceticismo decidiram conhecer essa leitura de romances, começou pelo livro errado do autor e formou sua opinião de forma equivocada. Não recomendo conhecerem a leitura do Nicholas por Diário de uma Paixão, apesar da história ser linda, acho que é mais pra quem já está acostumado com a escrita do autor. Agora, depois de Um Porto Seguro, recomendo começar por ele. Tudo bem, tem gente que iniciou por outro livro e se tornou fã como eu, mas eu estou falando daqueles leitores que acham que Sparks escreve apenas romances melosos e cheio de frescuras. Não! Um Porto Seguro está ai pra isto, e apesar de aparentemente ser um livro neste estilo, confie em mim, é um livro surpreendente, e até quem está acostumado com a narração do autor vai ficar surpreso pelas inovações nesta obra dele, que considero a mais perfeita de todas as que eu li.

Katie Feldman é uma mulher misteriosa que chegou recentemente em Southport na sempre Carolina do Norte. Ninguém sabe seu passado, e de alguma forma ela vive isolada em sua moradia perto de uma floresta em uma estrada, numa cabana antiga e que precisa de reforma. Mas Katie tem um passado nebuloso que ela luta pra esquecer para que ele não venha mais atormentá-la. Katie começa a se reerguer, agora trabalha como uma garçonete num restaurante local, e tem juntado seu dinheiro para casos de emergência, caso precise fugir e se mudar novamente. Sumir na verdade. Katie acredita que não será mais possível se apaixonar por outra pessoa na vida depois de tudo o que passou. Apesar de estar num mato sem cachorro, ela ainda tem uma esperança pulsante dentro do seu coração, mas que para ser despertada de todo modo, só o amor.

Alex Wheatley, um pai solteiro com dois filhos pequenos, que perdeu sua mulher, Carly, para uma doença destrutiva, é dono de uma mercearia que pertencera ao seu sogro. Mesmo sentido saudades de sua falecida esposa, ele leva a vida, dando a melhor educação e amor para seus filhos, Josh e Kristen, dando conta ao mesmo tempo do seu trabalho no mercadinho. Antes trabalhara no exército em um departamento especial de investigação criminal, mas agora aposentado, tenta levar uma vida aparentemente normal. Até conhecer uma linda mulher que vai até seu estabelecimento comprar poucas coisas, e depois sai andando pela estrada sem dizer nenhuma palavra. Alex se sente interessado, e aos poucos vai tentando conhece-la mais.

É difícil explicar como a história do livro vai se desenvolvendo e se desenrolando aos poucos. O romance acontece de forma sutil, e quando você percebe, o amor já está ali. Não é algo forçado, é algo natural... a leitura te envolve, e você começa a torcer pela protagonista Katie, mesmo não sabendo quem realmente ela é ou foi. E isso é um dos mistérios do livro: Quem é Katie? Alex, que trabalhara em um departamento de investigação no exército, começa a se interessar por essa linda mulher, e aos poucos seus sentidos de investigador são aguçados e ele percebe que Katie já foi casada, mas anda sem aliança.

Enfim, uma coisa que Nicholas Sparks trata em seus livros são assuntos diferenciados e que de alguma forma se encaixam perfeitamente em suas obras, em seus romances, em seus personagens. E em Um Porto Seguro o assunto tratado é violência contra a mulher. Esposos que batem em suas mulheres e a aprisionam de tal maneira, controladores e homens sem nenhum pingo de amor. Sparks soube de uma forma inovadora introduzir esse assunto polêmico em seu livro. Sim, existe cenas de espancamento, são cenas fortes para certas pessoas, mas Nicholas faz com que essas cenas sejam apenas um elemento de toda a história do livro.

Em suma, eu amei o livro. Foi o melhor que Nicholas já escreveu, e eu simplesmente fiquei com uma vontade enorme de reler e reler e reler... os capítulos finais são frenéticos, e mais uma vez digo que Sparks inovou. Eu pensei que eu estava lendo um livro do James Patterson! E por fim, o desfecho do livro é emocionante, e é impossível você não segurar as lágrimas quando lemos as duas cartas de Carly, a esposa falecida de Alex. E a revelação no último capítulo sobre a amiga vizinha de Katie, Jo, é algo que nunca passaria pela minha cabeça e impossível do leitor sacar nos primeiros capítulos. Sparks inovou de tal forma surpreendente e que ninguém poderia saber!

Leia, esta é uma leitura obrigatória tanto para os fãs do Nicholas Sparks, para os fãs de romances, e para todos os leitores, e até aqueles com certo preconceito a esse tipo de leitura.

E aproveito para dizer que estou ansiosíssimo para o filme Safe Haven, Um Porto Seguro que será estrelado por Josh Duhamel no papel de Alex. Tenho grandes expectativas!

Sobre o Livro:

Autor: Nicholas Sparks
Títulos: Um Porto Seguro (Safe Haven)
ISBN: 9788581630045
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Edição: 1
Número de Páginas: 416







Sobre o Autor:

Um dos escritores mais adorado do mundo, oito vezes considerado o número 1 de acordo o New York Times, com mais de 50 milhões de cópias impressas em todo o mundo. Atualmente mora na Carolina do Norte com sua esposa e família. Visite o site de Nicholas Sparks em www.nicholassparks.com.











Outras capas:

 Um Porto Seguro   
A primeira capa é a segunda edição da Novo Conceito comemorativa do filme.

Imagens do Filme:

 
 
 

22 comentários:

  1. Oie Joshua
    realmente os livros do Nick são uma espécie de : ame ou odeie.
    Acho que a maioria tem preconceito porque alguns livros dele só tem finais tristes e mortes, e tmb o fato de explorar certo tipo de doenças. Enfim, o primeiro que li não me empolgou tanto (O milagre), mas Um porto seguro é o livro dele que mais tenho vontade de ler.
    Vou começar por ele, e ver se me apaixono pela escrita do autor.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo... alguns podem odiar e outros amar... ou os dois. O diferencial de "Um Porto Seguro" de todos os livros que eu li do autor é o assunto tratado e da forma como foi introduzida junto com o romance. Leia sim esse livro, pois sinceramente, é um dos melhores do Sparks!

      Excluir
  2. Oi Joshua :D

    Nunca li nadado Nicholas (sim, podem me apedrejar), mas todos falam tão bem do autor que tenho muita vontade de ler algo dele. Eu estava planejando começar por "A Última Música", mas sua resenha me convenceu de que "Um Porto Seguro" é um ótimo livro e que será uma boa obra de apresentação.

    Uma das coisas que mais odeio em livros são os romances que surgem do nada e não convencem o leitor. Me empolguei ainda mais com esse livro quando você disse que o romance desse livro flui naturalmente. Mais um motivo pra eu conferir logo!

    Enfim, assim que eu o ler, te digo o que achei do livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode começar a ler por "A Última Música", mas quando eu disse comece por "Um Porto Seguro", é mais para aqueles leitores exigentes, preconceituosos e céticos, que pensam que os livros de Sparks são apenas romances infantis e cheio de frescuras. Não é só porque é romance que vai ser um chick-lit, haha... mas enfim, espero que goste da escrita do Nicholas quando for ler :D

      Excluir
  3. Quero muito ler esse livro, achei a historia dele bem diferente... O primeiro livro que irei ler dele é Um Homem De Sorte que já tenho aqui na minha estante sá que ainda não li :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Um Porto Seguro" é bem original até para os padrões de romances do Sparks no sentido de assunto tratado... ainda não li "Um Homem de Sorte", mas pretendo, em breve.

      Excluir
  4. Gostaria de ler Nicholas Sparks, mas não consigo, é quase impossível para mim. Eu já não sou muito fã de romances, e por mais que me digam o contrário, todos os livros parecem iguais. Um dia, talvez, sem pretensões, eu dê mais atenção ao autor, mas no momento, vou passar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso, Lu, é compreensível, até mesmo porque, romances não é seu tipo literário favorito, mas que tal diversificar um pouco sua leitura? Sparks não vai te decepcionar ;D

      Excluir
  5. Primeiro livro que li dele foi Querido John. Sou uma pessoa que até agora ama romances desse estilo, e estou louca para ter mais livros do Sparks. Não são quaisquer romances, melosos, mas são, como você mesmo disse, surpreendentes. Por mim, eu já teria todos os livros dele ashua Já que você indicou, vou deixar O Diário de uma Paixão mais para depois, já que comecei ler mais a fundo a pouco tempo.
    Um dos meus autores preferidos, até agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, como você já se tornou fã do Sparks, não tem problema em ler Diário de Uma Paixão... recomendo começar por Um Porto Seguro os leitores mais céticos, preconceituosos e que não curtem muito romances desse estilo.

      Excluir
  6. Esse cara sabe superar um livro atras do outro , estou louca para que lancem o filme , amei sua resenha e muitas outras sobre esse livro .
    Nicholas tem o dom de ser inesquecivel .

    Parabens pela resenha , afinal esse é o dom do resenhista prender o leitor e incentiva-lo a conhecer a obra , se ja estava interessada hoje estou mais .

    http://amantesdelivros-2012.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicholas é um escritor por completo. E sim, ele é inesquecível! Os livros dele são a marca do Sparks, romances com temas diversos e sempre emocionantes!

      Excluir
  7. Adoro livros do Nicholas, e essa resenha dele só me fez ter mais interesse por esse livro que pretendo ler o quanto antes!! A resenha esta otima Joshua.. Continue assim!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li um livro de Nicholas porque vejo os filmes e acabo perdendo a curiosidade - dos filmes, o meu preferido sem dúvidas é o Diário de Uma Paixão, perfeito - Mas, depois de ler a resenha, já estou adicionando na minha lista de desejos Um Porto Seguro. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huahushaushas, então você precisa LER algum livro dele! Diário de Uma Paixão não é um dos meus preferidos do autor - não é ruim, só não é um dos melhores, talvez porque foi um dos primeiros livros dele a ser lançado.

      Excluir
  9. Muitos dos livros dos Nicholas parecem serem de fato, muito bons. E por incrível que pareça, eu ainda não li nenhum uhauahahuhua. Então tomara que eu possa ganhar a promoção pra poder desfrutar da leitura ^^

    Abrçss

    ResponderExcluir
  10. Mistério? Cenas fortes? James Patterson? Se sua intenção era me deixar com muita curiosidade em relação a esse livro, você conseguiu. Mas preciso dizer: nunca imaginaria um livro do Sparks com cenas fortes. Deve ter ficado interessante – imagino que seja o tipo de cena que precisamos afastar o livro por alguns instantes, por isso digo que não imaginaria.
    Sobre o preconceito, acredito que as pessoas criticam algo dispensável, como a estrutura dos romances do autor. Li apenas três livros e todos eles seguiam essa estrutura, algo que deu muito certo e que não deve ser mudado. Perderia a essência do autor.
    Sparks foi o primeiro autor de romance que me realmente me conquistou (e que tenho vontade de ler todos), então sempre vou defendê-lo kkkkk Aliás, pretendo ler Um Porto Seguro o quanto antes. É um dos próximos da interminável fila de livros da Novo Conceito.

    Abraços e parabéns pela resenha!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  11. Estou bastante surpresa em saber que Nicholas Sparks tenha um livro de mistérios ! Apesar da maioria (maioria a partir de agora) dos livros do autor serem romances melosos, as histórias sempre são ótimas e é quase impossível conter as lágrimas. Minha próxima leitura dele será Um Homem de Sorte, e depois, com certeza, Um Porto Seguro :D

    ResponderExcluir
  12. Sou super fã do Nicholas Sparks, adoro os romances emocionantes , com histórias maravilhosas e surpreendentes , e que me fazem chorar sempre, parabéns pela rezenha ficou muito boa !

    ResponderExcluir
  13. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...