quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

NOVIDADES - Editora Novo Conceito divulga capa de "Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido" de Deb Caletti

A Editora Novo Conceito divulgou capa e sinopse do novo livro de Deb Caletti, também autora de Um Lugar Pra Ficar, também publicado pela editora. Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido está previsto para fevereiro. Veja capa abaixo:

É verão no nordeste da cidade de Nine Mile Falls e Ruby MacQueen, de 16 anos, comumente conhecia como A Garota Calada, está saindo com o maravilhoso, rico e louco por emoções Travis Becker. No entanto Rub está num beco sem saída e percebe que se arriscada mais quando está com Travis. Em um esforço para manter Ruby ocupada, sua mãe, Ann, a arrasta para o clube de leitura semanal que ela comanda. Quando descobrem que uma das criadoras do clube é protagonista de uma trágica história de amor que estão lendo, Ann e Ruby planejam um encontro dos amantes de longa data. Contudo, para Ruby, essa missão acaba sendo muito mais do que apenas uma viagem...

No Twitter e em outras redes sociais houve muita gente dizendo que a capa deste livro estava sem graça e feia. Na minha opinião, acredito que a editora pecou em frisar no título e não no nome da autora, deixando um grande vazio, fora a imagem. Não deveriam ter adaptado a capa original - que você pode ver abaixo no "Outras Capas".

A editora quis optar pela simplicidade, mas foi até demais! Retirando o selo da capa original, bastava preencher o espaço em branco com o título - que traduzido ficou enorme - e mantido o nome da autora no topo.

Outras Capas:

Honey, Baby, Sweetheart   

9 comentários:

  1. Olá, Joshua!
    Não pude deixar de acompanhar ontem os comentários acerca da editora Novo Conceito, sobre o qual você também participou e por isso muito me espanta a sua divulgação.
    Sinceramente, com todo o seu know-how ao longo dos seus quatorze anos de idade, fico perplexo com a propriedade que você fala sobre capas.
    A pergunta que paira é: você parou para analisar que no Brasil a tendência é dar foco ao título do livro e não ao nome do autor?
    Ah... acho que você já deve ter notado. Porque você um expert.
    Daí, você vai se defender tomando como base a liberdade de expressão. Ótimo! É aí que eu queria mesmo chegar. Acho maravilhoso a ideia da liberdade de expressão, até porque se a gente diz o que quer, as pessoas podem tomar a atitude que quiserem referente à nossa postura, não é mesmo?
    Quando comentar ou estiver em meio aos papos super construtivos sobre capas (não somente sobre as da NC), procure marcar a Editora, propor um trabalho baseado em uma pesquisa que você realizou com o público, procure propor medidas ou melhorias de uma maneira sincera, sem perversidade e que possa propor não só o crescimento dela, mas o seu também, ok?
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, não vou me defender, mas não é só porque eu não sou um "expert" no assunto de capas, é que eu vou ficar calado. Sou um leitor e gosto de apreciar um livro em todos os quesitos, e as capas, como sendo a forma visual de um livro, é a identidade da obra. Ou seja, muitas vezes é a "propaganda" do livro. A NC deixou a desejar nas capas ultimamente, e eu não vou ficar calado dizendo e puxando o saco da editora, falando que está ótima! Eu esclareci no post minha opinião e também no Twitter, e se você não entendeu o que eu falei, afzer o que, "ANÔNIMO". Sou sincero, e assim como muita gente que adorou as capas da NC, ninguém desrespeitou o outro a ponto de jogar indiretas. Isso prova em como você está equivocado, ao ponto de querer me dar limites na minha opinião, e só por causa da minha idade. OK, até mais!

      Excluir
  2. Joshua, o fato não é a NC.
    São os fundamentos nos quais as críticas se baseiam. Ontem eu acompanhei o deboche das criações. Fizeram uma capa no paint. Mencionaram em criar um concurso entre leitores para eleger uma capa. Ótimo! Façam isso. Vocês têm o direito, mas apresentem também o fundamento disso, números, pesquisas com público-alvo, campanha de marketing, tendências etc...
    E como a questão não é a editora e sim a crítica, fiquei extremamente feliz em saber que você é um leitor. Ler ajuda na escrita e nos erros da Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu não fiz nenhuma capa, e não criei nenhum concurso pra tal coisa. E as suas indiretas quando a Lingua Portuguesa, fogem do assunto. Se você não está tendo argumentos suficientes quanto a minha opinião, não posso fazer nada. Eu creio que, como leitor, e como você disse, pra "construção" de ambos, eu vou continuar participando de debates até chegar a uma satisfação para todos os leitores. Deboche ou não, isso não importa. O assunto original, a razão disso tudo, é só uma minoria dar sua opinião quanto a algumas capas da NC.

      Excluir
  3. Se a questão é a capacidade técnica para comentar a capa, vamos lá. Sou designer gráfica formada no Centro Universitário Senac de São Paulo, num dos cursos de design mais bem conceituados do país.

    O que eu realmente acho é que essa capa simplesmente não funciona no Brasil porque nossa estética é diferente da estética americana. Essa fonte do título - "Lavanderia Regular", se não me engano - está entre as fontes free mais baixadas de 2012, e acaba caindo no lugar comum e causando uma sensação de de javu. O lead abaixo do título está super pesado e poderia ter sido utilizada uma fonte melhor, talvez uma Helvetica Light ou Univers, mas acho que o ideal seria uma tipografia serifada.

    O nome da autora parece desconexo com o resto dos elementos, está muito colado na foto e precisa de respiro. A editora poderia ter feito uma edição de imagem melhor e não ter deixado o céu tão branco, para ficar mais bonito e mais de acordo com a realidade, porque essa luz toda no carro e na grama vem de um sol forte, e esse céu está mais para um dia nublado.

    Despeito de designer eu conheço de longe, e é muito feio. Não dá para agradar a todos, mas ninguém tem o direito de sair agredindo ninguém. Idade não é documento quando se trata de literatura, e maturidade é um dom de poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se a questão é a língua portuguesa, a editora precisa prestar atenção na ortografia, porque esse título está errado. O correto seria:

      "Meu Amor, Meu Bem, Meu Querido" ou "Meu amor, meu bem, meu querido". Além de assassinar o português, fica feio no layout.

      Excluir
  4. Sr. Anônimo 1, então para sugerir uma boa capa precisamos disso tudo? Só um designer competente não resolveria o caso? A questão é que as editoras fazem um trabalho porco (provavelmente economizando muito com isso) e nós somos obrigamos a aceitar sem criticar? Não é preciso pesquisa de mercado, tendências (trabalhos mal feitos nunca foram tendência) ou qualquer outro "estudo mais aprofundado" pra ver que essa capa ficou uma droga. Uma mera observação simples é o suficiente para ver que a capa em questão é esteticamente mal feita. Não venha (assim como as editoras) querer insultar a inteligência de nós, leitores, com palavras bem escolhidas, mas argumentos vazios e sem sentido.

    ResponderExcluir
  5. Querem tanto polemizar a questão editora que a citam a todo custo.
    Meu Deus... A questão é uma só. Se há uma crítica, fundamente-a e a envie para a editora. Ponto.
    Anexe o seu portfólio também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem... ai todo mundo fica calado e "vivem felizes para sempre". Ótimo, assim não! Isso já foi feito, o negócio começou pelo simples comentário do Anônimo 1, que veio cheio de marra. Respeito a opinião de todos, mas porque quando alguém vai contra de forma sincera, acham que tem que tratar por e-mail com a editora. Os deboches podem acontecer e tal, mas as pessoas estão levando muito para o lado pessoal!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...