domingo, 28 de outubro de 2012

Resenha - O Enigma do Oito de Katherine Neville

Um romance de ação, suspense e mistério, no qual cada reviravolta é uma jogada de mestre. Com personagens que se movem como peões num tabuleiro, 'O enigma do oito' conta a história do lendário xadrez de Carlos Magno, escondido durante mais de mil anos e desenterrado na Abadia de Montglane, nos Pirineus, às vésperas do início da Revolução Francesa. Quase 200 anos depois, na década de 1970, em Nova York, uma especialista em informática se vê envolvida num perigoso jogo, iniciado dois séculos antes, quando o xadrez deixou a Abadia.

Não sei se vocês sabem, gosto muito de xadrez, apesar de não ser um jogador muito bom. Mesmo assim fiquei interessadíssimo na capa do livro O Enigma do Oito, e quando li a sinopse, fiquei com uma grande vontade de ler. Finalmente tive o exemplar em minhas mãos, e logo nas primeiras páginas a história me cativou de tal maneira, e como está escrito na contra-capa do livro, é pra se ler "de um só fôlego até o xeque-mate".


Não vou revelar nada da história nesta resenha, porque qualquer menção a algum fato, um spoilers, e não quero revelar nada ao leitor, pois O Enigma do Oito, como o próprio nome já diz, é um enigma, e acho que ficaria meio sem graça eu revelar certas pistas do tal enigma. Acho que o máximo que você pode saber é o que a sinopse nos deixa.

A história do livro é ambientada no passado e no presente. Gostei muito desse lance da autora. Ela intercala as narrativas der uma forma não súbita, mas que te faz ansiar para chegar ao próximo capítulo. E a narrativa não se perde. A autora tem um controle sobre as duas histórias que estão incrivelmente interligadas. E essa ligação é o lendário Xadrez de Montglane, que se diz ter uma fórmula que vai além do conhecimento humano.

O mais legal de O Enigma do Oito é como a autora executa a história e a desenrola como se fosse mesmo um jogo de xadrez. O personagens são como as peças desse famoso jogo: Rei, Rainha, Bispo, Cavalo, Torre, Peão. E cada um tem um papel a desempenhar na história. E como no jogo que existe desde muitos tempos antigos, existe a rivalidade entre as peças brancas e as peças pretas. Ou seja, enquanto você lê, a autora põe personagens na história, que você tem de desvendar se é uma peça do lado das brancas ou das pretas. E ambos querem o Xadrez de Montglane, que ao longo do tempo teve suas peças separadas e divididas por todo o mundo, mas com propósitos diferentes: um lado que usar o Xadrez apenas para o próprio poder e domínio de toda a Terra, e o outro que guardas esse poder para que não caia em mãos erradas.

Eu recomendo com veemência esse livro, mas discordo de uma resenha que li em um blog que não citarei o nome. A autora da resenha chegou a descrever o livro, de forma "positiva", como F*DA. A história, por mais intrigante, genial, e incrível, não chega a ser descrita desse modo. Creio que a autora Neville criou uma obra maravilhosa, mas o livro tem seus acertos, mas também, seus erros. Não é perfeita, mas mesmo assim, recomendo.

Classificação do Livro:








Ficha do Livro:


Título Nacional: O Enigma do Oito
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 678 páginas
Editora: Rocco
Tradutor: Elizabeth e Djalmir Mello
Título Original: The Eight
Ano de Lançamento: 1988
Número de Páginas: 624 páginas
Editora: Ballantine Books





Sobre a Autora:

Foto -Katherine Neville
Katherine Neville (nascida em 04 de abril de 1945) é um autora americana que escreve romances de aventura. Seus romances incluem The Eight, A Calculated Risk e The Magic Circle. Em 2008, ela lançou The Fire, a sequência de The Eight. Katherine Neville nasceu em St. Louis, Missouri. Após a faculdade, ela se mudou para a cidade de New York e começou uma carreira no campo da computação. Na década de 1970, Neville foi uma consultor internacional para o governo argelino, e no final de 1970, ela foi trabalhar no Departamento de Energia local de pesquisa nuclear em Idaho. Entre os trabalhos e durante a escola, ela apoiou-se como uma pintora de retratos e uma modelo. Estes postos de trabalho a levou a desenvolver suas habilidades de fotografia própria e, eventualmente, iniciar um negócio de fotografia, que correu durante vários anos. Em 1980, ela se mudou para San Francisco e se tornou a vice-presidente do Bank of América. Depois de viver na Europa por algum tempo, Neville agora reside em Washington, DC. O neurocientista Karl H. Pribram é o seu marido.




Outras Capas:

   

Os Livros da Série:

 

Um comentário:

  1. oi Joshua
    tmb amo xadrez, quando meu filho crescer quero que ele seja como vc *_*
    bem, o nome do livro já diz tudo né: enigma, e eu os adoro muito.
    Nem preciso dizer que sua resenha me empolgou bastante, apesar de achar a capa feinha, eu nunca o levaria se estivesse em uma livraria, mas ai que entra a mágica das resenhas.
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...