segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Resenha - A Fúria dos Reis de George R.R. Martin

AVISO: COMO ESTE LIVRO É O SEGUNDO VOLUME E CONTINUAÇÃO DE a guerra dos tronos, AVISO QUE PRA QUEM AINDA NÃO LEU O PRIMEIRO LIVRO QUE PODERÁ SE DEPARAR COM ALGUNS PEQUENOS SPOILERS AO LONGO DA RESENHA. SE NÃO QUERER LER A CRÍTICA, PELO MENOS COMENTE :D


Após ler A Guerra dos Tronos - resenha aqui - , demorei um pouco mais a ler A Fúria dos Reis. Mas uma coisa eu afirmo: eu estava ansioso pra ler a continuação! Quem leu minha resenha do primeiro livro - aqui - sabe do que estou falando, e até mesmo pra quem leu o livro. Mas quando comecei a ler A Fúria dos Reis, voltei ao mundo de Westeros, os Sete Reinos, para alem do Mar Estreito e até mesmo para alem da Muralha. E uma coisa digo de antemão: cada segundo de leitura valeu a pena!


Após a morte do Rei Robert Baratheon, os Sete Reinos de Westeros ficaram em caos e guerra. Todos querem ser reis, e Robb Stark filho do falecido Lorde Eddard Stark, foi proclamado por seus vassalos Rei do Norte. Os dois irmãos do falecido rei agora estão em guerras, agora Rei Stannis Baratheon, que se juntou a uma estranha crença oriental ao Senhor da Luz e Rei Renly Baratheon, que junta milhares de exércitos ao Sul do continente e marcha para o Norte para conquistar. Mas não é apenas isso que há no enredo do livro. Daenerys Targaryen , a única remanescente da Casa Targaryen, antiga dinastia dominante nos Sete Reinos, se declara rainha e se prepara para cruzar o Mar Estreito e conquistar o que é seu por direito. Enquanto isso, na Muralha os Patrulheiros da Noite se reúnem para marchar contra o Norte e verificar o sumiço de irmãos patrulheiros na Floresta Assombrada, o que pode estar relacionado ao estranho movimento do Rei-para-lá-da-muralha, Mance Raider. Nesse intricado jogo de poder e glória, inveja e guerra, toda terra treme quando os reis se levantam em batalha!

George deu início a um mundo totalmente fantástico e perfeito em A Guerra dos Tronos. Mas agora em A Fúria dos Reis ele vai mais longe. Quer dizer, bem mais longe! Eu não consigo entender em como Martin tem cartas na manga, é como se toda a história - essa maravilhosa história - estivesse orquestrada em sua mente, e estamos assistindo o espetáculo, mas que a cada momento é algo novo e surpreendedor. Não tem como você ficar apreensivo por alguns personagens, ou com ódio de alguns, não tem como você não ficar querendo saber o que vai acontecer no próximo capítulo, mas você sabe que você não vai se decepcionar. E não vai mesmo!

Agora, voltando a resenha, pois eu estou me empolgando, porque quando eu falo de algo que gosto muito, não consigo mais parar, kk.

Esse enredo é mais fantástico ainda que o do primeiro livro. Martin consegue completar as lacunas deixadas pelo primeiro volume - é claro que algumas ainda continuam abertas, pois é o mistério da SÉRIE em si - mas ele abre outras, o que significa que irá completar no próximo volume. Ou seja, George R.R. Martin tem muita história pra contar. Como eu disse na resenha do primeiro livro, não pense que 600 páginas, quase 1000 páginas são de pura enrolação. É CONTEÚDO PURO! Cada capítulo te fará ansiar pra ler o próximo, e assim por diante.

Sobre os personagens, digo que são complexos, bastante complexos, e você consegue se identificar com eles, você começa a simpatizar com eles, você percebe em como eles são "reais" de certa forma. Isso é outro ponto fantástico em As Crônicas de Gelo e Fogo. Dentre os meus preferidos, vou listar abaixo os 5 que eu mais gosto:

Jon Snow: Não sei porque, mas ele é um dos meus personagens preferidos. Em A Fúria dos Reis os capítulos deles são escassos, no mínimo uns cinco, e bem espaçados. Para mim, Jon é um verdadeiro Stark mesmo sendo um bastardo. Depois que foi para a Patrulha da Noite, percebe-se o quanto amadureceu*, cresceu, e agora, depois de ir para alem da Muralha junto com os outros patrulheiros, terá que começar a escolher o seu destino. No último capítulo de Jon isso se mostra claro... agora só resta ler o terceiro e saber o que vai acontecer!
Arya Stark: Essa garotinha com jeito de moleque me conquistou! Arya é uma garota sim, mas ela não quer ser uma princesinha que só vive de meros ensinamentos de etiqueta e que fique esperando em casa até que a guerra acabe. Arya, diferentemente da irmã Sansa, que nesse livro até que começou acordar para a vida, não quer ser uma princesa, e sim uma guerreira, e mesmo tendo apenas 10 anos de idade, mesmo sendo uma criança, não tem medo do perigo e fará de tudo para se salvar e seus amigos, dentre eles Gendry, que ridiculamente espero que ele tenham um romance... bem, pelo menos o autor deixa isso no ar, mas As Crônicas de Gelo e Fogo não é um YA Book - ainda bem né.
Bran Stark: 8 anos, não pode andar após cair de um prédio, e após Robb ser proclamado Rei do Norte e ir para a batalha, Jon ir para a Muralha, Sansa e Arya estarem no Sul, presas em Porto Real com o Rei Joffrey Baratheon, resta-lhe apenas Rickon, mas é apenas um garotinho de 4 anos e nem tem ideia do que acontece no continente. Bran agora é Senhor de Winterfell, e agora, na ausência do irmãos mais velho, terá que cuidar do seu lar e terra, mas isso poderá ser uma tarefa bem difícil. Os capítulos de Bran são tristes, e mostram como Bran gostaria de ser um cavaleiro, mas com sua incapacidade de andar, esse sonho pode não se realizar... mas após seus sonhos de lobo, onde ele parece encarnar seu lobo gigante Verão, as coisas começam a mudar...
Daenerys Targaryen: Essa mulher é perfeita, mesmo tendo 14 anos! Na verdade, Dany é uma criança, mas depois de tudo o que passou, teve que se tornar uma mulher e lutar pelo seu povo. Como única descendente restante dos Targaryen, Daenerys irá zarpar até Westeros e reconquistar o reinado de sua Casa. Gosto dela, por causa que é uma personagem que evolui, e gosto disso.
Tyrion Lannister: Nesse livro, arrisco dizer que o Duende deixou um pouco a desejar. Não quero dizer que no livro ele não deu um show de sabedoria, astúcia e inteligência, mas é que em A Fúria dos Reis, no final, Tyrion meio que falhou... não consigo entender em como um meio-homem, com toda esperteza venha dar uma mancada daquelas na guerra...

Esses são os cinco personagens que eu gosto, não vou falar dos que não gosto, pois são meio que secundários, e os inimigos da trama são muitos... mas vou falar que os capítulos de narrativa foram adicionador com outros personagens, como Theon Greyjoy, que após 10 anos de protegido dos Stark, volta pras Ilhas de Ferro como príncipe e com o desejo de se tornar um Rei de Ferro. Sobre o outro personagem, é Davos Seaworth, um contrabandista e marinheiro contratado por Rei Stannis Baratheon. Apesar de ter apenas três capítulos, Davos se tornou um dos meus personagens preferidos, mas como não conheci muito dele nesse livro, não entrou para o "ranking" dos 5.

Sobre o desfecho inacabado do livro, só tenho uma coisa a dizer: PRECISO DO LIVRO 3! Então vou finalizar a resenha por aqui, pois já falei de mais... e logo vou avisando, a resenha de A Tormenta de Espadas está vindo ai!

Ficha do Livro:

Livro 2 - A Fúria dos Reis- George R. R. Martin
Título Nacional: A Fúria dos Reis
Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas: 656 páginas
Editora: Leya
Tradutor: Jorge Candeias

Título Original: A Clash of Kings (UK)
Ano de Lançamento: 1999 (UK)
Número de Páginas: 708 páginas (UK)
Editora: Bantam Books (UK)




Os Livros da Série:

Livro 1 - A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin Livro 2 - A Fúria dos Reis- George R. R. Martin Livro 3 - A Tormenta de Espadas - George R. R. Martin 
Livro 4 - O Festim dos Corvos - George R. R. Martin Livro 5 - A Dança dos Dragões - George R. R. Martin

O Autor:

Foto -George Raymond Richard MartinGeorge R. R. Martin nasceu em Bayonne, Nova Jérsei, filho de um estivador, cuja família de classa operária vivia perto das docas de Bayonne. Quando jovem, ele se tornou um leitor ávido de quadrinhos de superheróis. A edição de novembro de 1968 do Quarteto Fantástico possui uma nota ao editor que Martin escreveu quando ainda estava na escola. Ele credita a atenção que ele recebeu com a carta, junto com seu interesse em quadrinhos, como sua inspiração para se tornar escritor. Em 1970, Martin recebeu sue Bacharelado em jornalismo na Universidade Northwestern, Illinois, se formando com muitos elogios. Ele depois completou um Mestrado em jornalismo, também em Northwestern, em 1971.
Martin começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970, apesar de o início de sua carreira não ter sido fácil (uma de suas histórias foi rejeitada por diferentes revistas 42 vezes), ele nunca se desencorajou; anos depois ele venceria seu primeiro Hugo Award e Nebula Award por um de seus contos.



Outras Capas:

  

7 comentários:

  1. Se você gostou de A Fúria dos Reis, espere só até ler A Tormenta de Espadas, Martin consegue deixar cada livro mais fascinante que o anterior.

    Eu gostei bastante desse volume, na verdade, eu gosto de todos os livros da série que li até agora.

    Já os personagens, depois da morte de Ned Stark, Tyrion Lannister é meu preferido, e tenho que admitir que nesse livro acho que ele foi excelente, quanto ao deslise no final, ora estamos falando de Martin, nenhuma trajetória é ascendente.

    abraços
    Juan - http://sempre-lendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou com "Tormenta de Espadas" aqui em casa, mas não vou ler agora pois ainda estou lendo "Assassin'S Creed - Irmandade" e o próximo é "O Lobo das Planícies". Sobre o Tyrion, como eu falei, ele deu um show de inteligência, esperteza, astúcia, mas no final, na Batalha do Água Negra, não gostei quando ele foi tomar a frente de uma tropa, sendo que o Lorde Tywin Lannister estava vindo, e de qualquer jeito, a batalha seria vencida por Joffrey... mas enfim, Martin sabe o que faz... rs

      Excluir
    2. Não acho que Tyrion deu mancada, e sim que ele foi muito corajoso (com seus motivos é claro), pelos seguintes motivos: Tyrion não sabia que seu pai estava vindo, como ninguém sabia. Segundo, Cersei pediu para que Joffrey fosse tirado da batalha e quando todo mundo viu ele dando fora começaram a fugir também. E por ultimo Stannis estava quase invandindo Porto Real então Tyrion ao tentar impedi-lo atrasou ele um pouco e esse até contribuiu a seu pai.

      Excluir
  2. Oi ..

    Tenho o primeiro volume da série aqui, só que ainda não tive nem tempo e nem oportunidade para lê-lo. Infelizmente =/
    Tentarei conhecer o trabalho do autor nas minhas próximas férias ^^

    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, então leia logo, você vai gostar muito... e não fique ligando para o número de páginas e espessura do livro. Quando você terminar de ler o primeiro, vai ansiar pra ter as continuações!

      Excluir
  3. Ainda preciso tomar coragem para ler esta série. Está difícil com tantos livros na fila de leitura e eu não parando de comprar as séries do Bernard Cornwell. Mas eu chego lá!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que pare todas leituras do momento para "As Crônicas de Gelo e Fogo", mas uma coisa eu digo: só comece ler quando tiver todos os volumes em casa, pois depois do primeiro, você vai querer logo saber o que vai acontecer nos próximos volumes!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...