domingo, 12 de agosto de 2012

Resenha - Depois da Escuridão de Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe

A doce e angelical Grace Brookstein é a socialite mais querida dos Estados Unidos e leva uma vida de princesa. Até o dia em que seu marido, o bilionário Lenny Brookstein, dono do fundo de hedge Quorum, sai para velejar e nunca mais retorna. Enquanto lida com a trágica morte do marido, um novo escândalo abala a vida de Grace: bilhões de dólares desaparecem do fundo Quorum, provocando a falência de milhares de famílias. Grace torna-se a principal suspeita e da noite para o dia sua vida se transforma. Determinada a provar sua inocência, Grace embarca numa jornada que revelará que ninguém a sua volta é digno de confiança.

Nunca havia lido alguma obra do autor, está é minha primeira experiência com sua escrita, e uma coisa que posso dizer: me surpreendi!

A história narra sobre a vida de Grace Brookstein, uma socialite mais querida - e rica - dos Estados Unidos, casada com o bilionário, gênio de finanças e administrador do fundo de hedge Quorum. Mergulhada em um mundo de riqueza, a inocente Grace não tem noção do que é ser pobre, do que é miséria. Para ela, aquela vida é que existia. Aquilo era normal. Até que, em uma viagem de férias a uma ilha, seu esposo sai sozinho para velejar e nunca volta mais. Ele é tido como morto e Grace tem que suportar a dor de perder uma pessoa a quem verdadeiramente amava... tentando trilhar sua vida após esse fato, de uma noite para o dia, as pessoas começam a parar de falar com Grace, e toda a riqueza que possuía lhe é tirada. Na verdade, o dinheiro que estava contido no hedge do Quorum, o dinheiro de praticamente de todos os Estados Unidos, simplesmente sumiu. E a suspeita do maior roubo já acontecido é Grace Brookstein. Tentando se provar inocente, Grace fará de tudo para isso, e tentará limpar o nome do seu falecido esposo e esclarecer tudo.

Já havia um tempo que eu estava ansioso para ler este livro, até que tive a oportunidade de lê-lo. Confesso que comi o livro em questão de três dias. EU NÃO CONSEGUIA PARAR DE LER! A escrita de Sheldon* é fantástica. Não perde o ritmo e te faz querer ler mais, saber mais, descobrir o que vai acontecer nos próximos capítulos! O intricado mistério criado pelo autor que envolve seus personagens é convincente, e o desenrolar do conteúdo do livro é satisfatório. Há muito conteúdo neste livro, com uma narração calma mas que você percebe que te conquista e te prende.

Os personagens para mim são bem caracterizados, principalmente Grace. Ela é bastante inocente, cresceu em berço de ouro, e para ela, riqueza é natural. Ela não cobiça o dinheiro, ela não adora ser rica, para ela, dinheiro é um detalhe da vida. É claro que muitos vão achar que é muito fácil dizer que dinheiro é apenas um detalhe na vida quando se tem dinheiro, mas o que eu quero dizer é que Grace não tinha uma noção do que é miséria. Era como se fosse outro mundo. Pobreza era apenas uma lenda. Mas quando Grace perde toda aquela fortuna, ela nem se importa, o que lhe importa mesmo era limpar o seu nome e do seu falecido esposo. Depois de tudo isso - o que não posso dizer, se não é spoiler - que Grace passou, percebo que ela é uma mulher de fibra! Uma guerreira posso dizer assim. Chega a ser algo que não pode ser definido o choque ao Grace perceber a realidade que os Estados Unidos estava passando: a crise econômica. Na verdade, a crise econômica já havia explodido no país - no mundo até - mas sabe como é o ser humano, precisavam colocar a culpa em alguém. Como a Quorum foi a última empresa econômica a falir, e do nada, todo o dinheiro suado investido nela pelos trabalhadores americanos a sumir, Grace, como única sócia da empresa, foi a culpada!
Outro personagen é John Merrivale. Gago, tímido, fraco, um personagem que aparentemente é um nada, mas que no livro tem um papel fundamental para o desenrolar de toda a história. Não gostei do personagem. Na verdade, ele é bem caracterizado, mas para mim ele não tinha personalidade, como posso dizer, uma voz ativa. Ele era sócio na Quorum e braço direito de Lenny Brookstein, o administrador da empresa. Antes do dinheiro todo sumir, John não ficou mais sendo sócio da empresa, e sim Grace.
Vou citar também o policial Mitch Connors. Não posso falar do papel que ele desempenha no livro, porque vai ser um spoiler danado, mas digo que gostei bastante dele. A simplicidade que ele possui como policial investigador é notável, e o modo dele trabalhar é brilhante, apesar de ter sido pouco explorado - digo isso porque ele aparece apenas na Parte 2 do livro. No começo não dava nada por ele, mas logo ele me surpreendeu!
Uma coisa que destaco no livro de Sidney é que ele opera assim: se um personagem entra em cena no livro, ele cria um passado para esta tal pessoa e tudo mais. Cria, digamos, um histórico para ela, tudo o que ela já passou, resumindo em poucas páginas. Acho que isso familiariza o leitor com os personagens e deixa mais realista o enredo do livro.

Sobre a capa, achei bem legal o lance da taça de vidro se quebrando. Traduzo a imagem da capa assim: a taça representa a riqueza, dinheiro, tudo relacionado a isso, e a sua queda e estilhaçamento tem a ver com a história do livro: Grace vendo tudo o que possuía se esvair por completo... nada mais a perder, já que não tem mais nada. Pelo menos entendi a capa assim, e acho que a mensagem foi transmitida legal.

E sobre o final da história... acho que deixou a desejar! Sinceramente, o livro estava indo tão bem, mas quando estava chegando perto do desfecho tão aguardado, parece que Grace tomou certas decisões que leitores como eu não apreciaram. Pra quem leu, acho que achou isso também. Grace me deu raiva no desfecho, e a decisão dela em relação ao Mitch Connors?!? Por que Grace, por quê?!?

Não posso dizer que foi decepcionante o livro. Se eu tivesse que dar uma nota de 0 a 5 para este livro, daria 4,5. O enredo é muito bem cuidado, mas o final podia ser um pouco diferente, apesar de eu parcialmente apoiar a protagonista no final. Enfim, eu gostei muito do livro, devorei ele vorazmente, e fiquei com vontade de conhecer mais sobre a escrita do autor. Sinto que não falei sobre tudo, mas vou tentar resumir neste parágrafo minhas últimas observações: ao ler o livro, percebi que até o seu melhor amigo pode te decepcionar, te trair... mas isso você só vai saber nos piores momentos de sua vida. Grace é um exemplo disso.

Mais que recomendada a leitura, é obrigatória!
*Na verdade, Sidney Sheldon não escreveu esse livro, e sim, Tilly Bagshawe, que pelo que li, adquiriu os direitos de escrever sob o nome do consagrado autor. Por sua escrita e narração ser semelhante a do falecido autor, é quase como se você estivesse lendo um livro mesmo de Sheldon! - outra explicação é que Sidney começou a escrever, e depois Tilly conclui. Não consiga achar nenhuma informação oficial.
Ficha do Livro:


Título Nacional: Depois da Escuridão
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 463
Editora: Record
Tradutor: Michele Gerhardt Macculloch
Título Original: After the Darkness
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas:  352
Editora: William Morrow



Sobre o autor:

Sidney Sheldon (Chicago11 de fevereiro de 1917 — Rancho Mirage30 de janeiro de 2007) foi um escritor e roteirista norte-americano. Durante sua vida, Sheldon publicou dezoito romances; todos alcançaram a lista de mais vendidos do jornal The New York Times. Eles totalizaram mais de 300 milhões de cópias vendidas, com traduções para 51 idiomas, distribuídos em cerca de 180 países; por esse fato, ele é considerado "o escritor mais traduzido do mundo" pelo GuinnessO escritor também é creditado por 250 roteiros televisivos, seis peças para a Broadway e 25 filmes.








Outras capas:

  

15 comentários:

  1. Ola, adorei sua resenha! Ficou muito boa. Sheldon é meu autor favorito e suas obras são incríveis!
    Sobre o fim, essa é uma das características de seus enredos, os finais são reais, ou seja, nem sempre felizes.
    Sobre Bagshawe, a família do Sheldon a convidou para continuar o legado do mestre.
    Abraços e sucesso :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éh, mas não gostei foi a decisão da Grace em relação a Connors... mas tudo bem né, rs!

      Excluir
  2. Sidney Sheldon, ao lado de Sir Arthur Conan Doyle, foram os autores que me tornaram uma leitora voraz. Gosto muito da obra de Sheldon, sempre com uma heroína com conflitos e cenas sensuais. É uma estética bem anos 1980 que ainda me encanta. Acho que o melhor livro do autor que já li foi Seu Houver o Amanhã. Indico, com certeza!

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar outras obras do autor para ler... são muito boas!

      Excluir
  3. Oi Joshua
    Sidney é sempre unanimidade entre os leitores né?
    Eu sou louca para ler uma obra dele, e se tiver que começar não vou pegar esse livro rs
    tenho horror a finais decepcionantes, mas ainda vou dar uma chance pois eu adorei o enredo.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o enredo é muito bom, mas acho melhor começar pelos livros dele sem ser juntamente com a Tilly... acho que pelo menos assim dá pra conhecer a escrita do autor.

      Excluir
  4. ~Dana outra vez~
    Quando eu vi que tinha sobre esse livro aqui eu tive que passar. Achei muito legal ver a sua perspectiva de quem não conhece o Sidney Sheldon. Tipo.. eu li vários livros só dele antes de ler esse aí, que eu acho que ela desenvolveu a partir de uns rascunhos dele. Dá pra sentir a diferença, sabe? Só de pegar um livro só dele e colocar do lado desse, que é muito maior do que o normal.
    Eu lembro de não gostar tanto daquilo de "parar" a narrativa para apresentar cada personagem, mas ele acaba viciante mesmo, como é normal do Sidney Sheldon.
    Pessoalmente, eu não leria outro dela escrevendo livro dele, mas tenho a ambição de ler todos os deles. São histórias simples, surpreendentes e que valem a pena. É livro "de segurança". Até agora meus preferidos são "O Reverso da Medalha" e "Se Houver Amanhã".
    Só pra comentar, a Saraiva tá com uns livros vira-vira por 15 reais (ou seja, 2 dele). Para o meu azar eu já li a metade de todos eles -.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô querendo ler outras obras dele... e obrigado pela indicação dos livros vira-vira na Saraiva, vou ver se compro :D

      Excluir
  5. Joshua, talvez esteja enganado, mas a Grace parece ser semelhante a personagem Tracy Whitney, de Se Houver Amanhã, personagem considerada por muitos a melhor de toda a obra do autor. Apesar de ainda não ter lido Depois da Escuridão, a história das duas parece ser semelhante e se realmente for assim, não tenho dúvida de que o livro é incrível. Você precisa ler Se Houver Amanhã!
    Não sei até que ponto Tilly vai agradar aos leitores, mas espero que ao ler os livros dela, não encontre nada que "atrapalhe".
    Tenho 5 livros do Sidney para ler, mas falta "tempo" :/

    Abraços e parabéns pela resenha. Suas opiniões estão bem colocadas e gostei do destaque para a capa.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente vou ler outros livros do autor! Como estão falando muito de Se Houver Amanhã, será o próximo da lista dos livros do autor que lerei! Obrigado!

      Excluir
    2. Realmente, quando li o livro só pensava que era muito parecido com a história da Tracy. Mas as duas seguem caminhos diferentes no livro, incluindo a forma em que cada uma "escapa" da prisão... É uma boa leitura, mas nada comparado ao mestre (Sheldon)

      Excluir
  6. Amo Sidney ....fico empolgada a cada livro que compro....amo mesmo!! O melhor livro que li de verdade foi o Céu Está Caindo ......confesso que sou uma fã e amei todos rsrsrsrs!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a Resenha... E amo de coração todas as obras de Sidney Sheldon. Particularmente, acho que Tilly escreve tão bem quanto ele, mas os finais dela não são tão empolgantes como poderia ser... Já os de Sidney são espetaculares, deixa o leitor empolgado e curioso com o que aconteceu depois do fim (e está sensação pode deixar um gosto de quero mais).
    Recomendo: "Se Houver Amanhã" e "O Reverso da Medalha", sendo que o último a Tilly fez uma continuação (q como já disse antes, não tem um final lá essas coisas...)

    ResponderExcluir
  8. Vc leu o "Anjo da Escuridão", também do Sidney e odo Tilly? Por acaso eles tem alguma coisa a ver ou só coincidencia de nomes?

    ResponderExcluir
  9. Eu li rapidamente esse livro é realmente um devorador de leitores !!!
    Quanto ao final nada é perfeito, mas achei que a Grace saiu por cima como uma diva. Realmente é muito bom ler Sidney Sheldon o descobri por acaso andando em uma sedo, as histórias são fascinantes, ótimas pra construir ideias, imagens dos personagens e deixar aquele gostinho de quero mais a cada página lida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...