segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Crítica de Filme - O Espetacular Homem Aranha

O Espetacular Homem-Aranha: filme ganha cartaz nacional
Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e estudioso, que inicou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alter-ego de Connors, o vilão Lagarto.

Há quem diga que a antiga trilogia de Sam Raimi ainda é melhor que o remake e novo filme do cabeça-de-teia O Espetacular Homem Aranha. Mas essa é uma questão que não quero abordar. Estou falando de O Espetacular Homem-Aranha, que é o recomeço do herói nas telonas. Esqueça a antiga trilogia, por mais que você a ame e a adore, por mais que ela tenha marcado sua infância, sua vida, sei lá. Vamos falar de O Espetacular Homem-Aranha. Uma coisa que falo é que as pessoas vão ao cinema assistir um remake já achando que vai ser inferior ao original... mas acho que quem é verdadeiramente fã do Homem-Aranha vai saber diferenciar bem os dois filmes. Mas vou explicar isso no decorrer da crítica.

O Espetacular Homem-Aranha : foto

Nesse novo filme do Homem-Aranha, nos mostra um novo ponto de vista sobre as origens de Peter Parker, vivido pelo ator Andrew Garfield: cadê os pais dele? Ninguém nunca se perguntou sobre o que aconteceu aos pais dele, e talvez o mais fácil seria dizer que eles morreram. Na verdade, isso é algo que já vem desde os quadrinhos do herói. Mas O Espetacular Homem-Aranha vai abordar essa questão de forma bem inteligente, e é impossível você não achar a ideia de Marc Webb - diretor do filme - genial.

O Espetacular Homem-Aranha : foto

Como todos já devem saber, Parker é um jovem comum, bem nos estudos, mas digamos, vai ruim na questão das garotas. Até que em uma briga onde ela sai na pior, conhece a linda Gwen Stacy, interpretada por Emma Stone - e por favor não digam MaryJaneLoira!!! Por favor!!! - e logo eles começam a se conhecer mais a fundo o que resulta em namoro. Mais em outro extremo, Parker descobre uma estranha maleta em sua casa, de seu "falecido" pai. Nela ele encontra certas informações de alguma experiência, e também o nome do laboratório Oscorp. Peter decide ir no laboratório e conversa com o dr. Curt Connors, amigo de seus pais. Não descobre muita coisa, mas logo, pela ligação familiar, Parker começa a visitar mais vezes o laboratório, e chega a dar, genialmente, a resposta de uma equação para uma grande pesquisa de Connors, no que resulta no vilão Lagarto. Peter é picado então por uma aranha geneticamente modificada em sua primeira aparição na Oscorp e logo descobre que agora possuí poderes como subir em paredes, uma força amplificada e por ai vai, e acho que você já sabe dessa parte. Parker então decide lutar contra o crime na cidade, impedir os planos do Lagarto, mais aos olhos da polícia local ele não passa de um fora da lei.

O Espetacular Homem-Aranha : foto

Enfim, esse novo filme do cabeça-de-teia possuí um enredo original e que dá mais ênfase as origens de Peter Parker. Não necessariamente a ele, mas aos seus pais, dando uma visão maior e amplificada da vida desse herói. Gostei muito disso, mesmo algumas pessoas achando o contrário.

O Espetacular Homem-Aranha : foto

Sobre a atuação dos atores, Andrew Garfield É um Homem-Aranha perfeito! Desculpe aos fãs de Tobey Maguire, mas Garfield foi além de minhas expectativas! Dá pra perceber como ele viveu o personagem, é como se ele fosse Peter Parker literalmente. Ele surpreendeu bastante!
E Emma Stone? Sinceramente, prefiro a loirinha do que a ruivinha, rs! Vi em outras críticas destacando o ABISMO entre Gwen Stacy e Mary Jane. Por sua vez, Mary precisa de um Homem-Aranha para defendê-la em todo o momento... mas Gwen, mesmo que o cabeça-de-teia a defenda e salve diversas vezes, ela sabe se defender, e no final do filme ela deu um bom exemplo disso. A atriz que vive Gwen nos passa confiança e segurança durante o filme, e não é algo superficial. Assim como Garfield como Parker, Gwen vivida por Emma é algo extraordinário!

O Espetacular Homem-Aranha : foto

E quanto ao vilão da história, para um começo de filme foi uma escolha ótima! Não gosto quando vilões de filmes de super-heróis são os arqui-inimigos logo no primeiro filme, porque perde talvez a graça da franquia. É sempre bom você ansiar pelo próximo filme esperando um confronto de tal arqui-inimigo com o herói! Nesse caso, aprovo! O Lagarto alem de ser um vilão que não é muito conhecido, nesse primeiro filme ele tem um papel fundamental para toda a história, tanto dos poderes de Peter Parker, tanto da história do arqui-inimigo que o Homem-Aranha ainda vai enfrentar. O enredo dependia desse vilão, que foi muito bem interpretado por Rhys Ifans. Você percebe em como esse elenco é maravilhoso? Interpretações, arrisco dizer, perfeitas, confiança total, segurança máxima... não tem como ser melhor!
Sobre os demais personagens, não vou entrar em detalhes, porque talvez eu use extremamente adjetivos como extraordinário, surpreendente, muito bom, maravilhoso...

O Espetacular Homem-Aranha : foto

Sobre a ação do filme, foi bem dosada, e as cenas de lutas muito bem feitas. Como vi em outras resenhas o destaque para a luta do Lagarto e o Homem-Aranha, posso dizer que foi show! Você vê em como o Home-Aranha tem movimentos mais aracnídeos, mais habilidosos e ágeis. Nesse filme o Homem-Aranha não só fica pulando de prédio em prédio usando suas teias. Nesse filme ele lua, e luta muito! E posso dizer também: ele apanha muito também! Existe um tom realista em O Espetacular Homem Aranha o que faz você entender mais a fundo o herói.

O Espetacular Homem-Aranha : foto

Em suma, assista esse filme sem preconceitos. Não vá ver esse remake já achando que vai ser ruim. Aproveite o filme, pois se você estiver esperando alguma coisa, pode encontrar outra. Então apenas se prepare, e eu não pude deixar de escrever isso aqui: O Espetacular Homem-Aranha é melhor que a antiga trilogia!

Trailer:

7 comentários:

  1. Esse é um remake que faço questão de ver, tenho que admitir que sou um fã da antiga trilogia, e acho um tanto quanto difícil não fazer comparações, mas tenho tentado não me precipitar, mesmo encarando esse filme com certo ceticismo. Sempre gostei da atuação do Maguire, mas como você bem colocou, é o recomeço do Aranha nas telonas, portanto, deve ser encarado como tal.

    Abraços
    Juan - http://sempre-lendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... a maioria dos meus colegas ainda não aceita esse remake, mas eu achei um ótimo filme, e como coloquei na crítica, é o recomeço do Homem-Aranha nos cinemas, acho que a antiga trilogia não vai ser superada, apenas melhorada, e é claro que com o tempo, os atores mudam, mas os personagens não!

      Excluir
  2. Um dos que tava maluquim que estreasse. Também porque ele vai dar continuidade a série desenho de mesmo nome, que é muito boa por sinal. Mas não fui ver o filme no cinema. É uma m* ir ao cinema em cidade grande, uma zona de oitava séries, patricinhas, haja paciência... tem que tar muito sereno pra aguentar um cine, senão vai de loca mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Ps: cê leva jeito com resenhas de filmes. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Não duvido que o filme seja bom, mas acho meio fora de órbita ter acompanhado uma história inteira e depois ver o que aconteceu antes! Me sinto meio deslocada, e eu adoro o Sam Raimi, mas creio que ele mandou mal no último filme da trilogia. Porém, se eu esvaziar a cabeça e ver O Espetacular Homem Aranha, acho que vou gostar, porque eu odeio a Mary Jane hehehehe

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a antiga trilogia, ela é ótima, e concordo com você quando a gente acompanhou uma série toda, e de repente há um remake, mas acho isso bom, porque quando se volta ao início, dá pra reparar algumas coisas que ficaram erradas nos filmes... e sobre a MaryJane, prefiro a Gwen Stacy!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...