domingo, 29 de julho de 2012

Crítica de Filme - Branca de Neve e o Caçador

Esse post já deveria ter saído a muito tempo, mas só agora consegui arranjar um espaço para publicar, por conta de atrasos de outras postagens... mas finalmente vocês podem ler minha crítica do filme Branca de Neve e o Caçador!

Um rei viúvo caiu de amores por Ravenna (Charlize Theron) sem saber de seus terríveis planos de conquista e acaba morrendo, deixando para ela todo o seu reino. Para piorar a situação, a filha dele foi jogada em uma masmorra e lá ficou até se tornar uma bela jovem. Obcecada pela beleza e pela juventude, a Rainha não se cansa de perguntar ao seu oráculo para saber de existe alguém mais bela do que ela, até o dia em que a resposta não a agradou. Felizmente, Branca de Neve (Kristen Stewart) consegue fugir sem que seu coração seja arrancado e Ravenna se torne poderosa para sempre. Mas a malvada não desiste fácil e além da ajuda do irmão, um fiel escudeiro, ela contrata Eric (Chris Hemsworth), um exímio caçador para trazer sua presa de volta. Só que ele acaba descobrindo que a missão era um grande erro e vai ajudar a jovem em sua cruzada contra o reinado da malévola. Para isso, eles contarão também com o importante apoio dos seres da floresta e dos unidos sete anões mineiros.

Não sei se foi porque eu esperei tanto desse filme... mas sinceramente, não gostei nem um pouco dele! Bem, ele tem lá seus pontos positivos... mas o problema é que o positivo do filme fica em minoria diante do negativo que ele traz... Mas vamos a crítica primeiramente!


Fiquei muito empolgado com os trailers meses antes da estréia do filme nos cinemas brasileiros, os posters que divulgavam por ai... o filme tinha tudo para ser... épico! Mas não alcançou minhas expectativas nem um pouco.

Branca de Neve e o Caçador : foto Rupert Sanders

Sobre a história do filme, ele é uma recontagem do conto de fadas de Branca de Neve, que acho eu, todo mundo conhece: uma princesa delicada e uma rainha má! Branca de Neve e o Caçador possui esses dois extremos, mas o que muda é como eles são apresentados. Branca de Neve, é sim uma princesa delicada nesta recontagem, mas após sua mãe morrer, e seu pai em uma batalha se enamorar por uma prisioneira, essa tal mulher mata o rei e começa um governo de tirania sobre todo o país. Um grupo remanescente conseguiu escapar, mas Branca de Neve foi pega pelos guardas da rainha má, Ravenna, e aprisionada no topo da torre mais alta do castelo, e ali ficou durante anos, até se tornar uma jovem que sonha - ainda - em fugir daquele lugar e retomar o reinado que Ravenna lhe tirou. Até que a rainha má, por conta de sua maldição que para ficar jovem tem que sugar a vitalidade e beleza das pessoas, pergunta ao seu Espelho, Espelho, Meu quem era a mais bela, e calhou de ser a princesa Branca de Neve. Ravenna ordena que ela venha até sua presença, mas Branca de Neve de alguma forma consegue fugir, e nessa fuga, acaba dando em uma floresta tenebrosa... a Floresta Negra! Ninguém que entrou ali conseguiu sair - vivo. Ravenna se desespera, ela precisa da princesa para se tornar bela para sempre... e imortal! Então logo descobre que um Caçador saiu ileso da floresta, e o envia atrás de Branca de Neve. O Caçador após momentos conflitantes na Floresta Negra, que tinha a missão de prender a jovem princesa, decide ajuda-la e treina-la para uma guerra iminente!

Branca de Neve e o Caçador : foto Kristen Stewart

A história de Branca de Neve e o Caçador é ótima... mas vou falar o que não me agradou nesse filme: não souberam explorar esse novo mundo! Simplesmente desperdiçaram ideias, jogaram por água abaixo a história dessa recontagem. As 2 horas e 6 minutos do filme não foram suficientes para abranger a jornada de Branca de Neve - e do Caçador - e nem a história que os cerca. O filme passou tão rápido, correu tão depressa, que o nexo que deveria haver nessa recontagem, não aconteceu.

Mesmo tendo pessoas que gostaram do filme, eu digo: eu gostei do filme... na verdade, eu gostei da ideia que ele traz... o filme só não soube evoluir esta ideia.

Branca de Neve e o Caçador : foto

Sobre as interpretações dos atores quanto aos seus personagens, preciso dizer isso aqui: KRISTEN STEWART MAIS BELA QUE CHARLIZE THERON??? WHAT??? Não quero dizer que a Kristen é feia, mas diante de Theron... e sobre a atuação da Stewart? Como Branca de Neve não convenceu. Li em outras resenhas do filme que ficou difícil para alguns tirar a imagem de Bella de Kristen como Branca de Neve. Pois é. Ficou difícil também para mim. Kristen fez a mesma atuação da Saga Crepúsculo nesse filme aqui... ela parecia estar em órbita nas cenas de ação do filme. Ela não sabia se expressar direito... a única coisa que percebi foi sua cara de "inocente" olhando para os lados no meio da batalha no final do filme e de sua falsa tentativa de bravura... KRISTEN É 100% PÉSSIMA PARA O PAPEL DE BRANCA DE NEVE. Posso até baixar esse 100% para uns 75%, mas acho que a escolha pra esse papel deveria ter sido repensada e repensada. As vezes eu gostava dela como Branca de Neve, mas ao longo do filme, eu pensava que estava assistindo Crepúsculo...

Branca de Neve e o Caçador : fotoSobre Chris Hemsworth, acho que ele não precisava acrescentar muito ao seu papel. No filme ele apenas é nomeado como Caçador. O Caçador é viúvo, e também é beberrão! Ele vive se embriagando e arranjado brigas perto de qualquer bar, e cada vez mais vai se afundando na lama da derrota da vida, até que Ravenna o convoca para uma missão na Floresta Negra. O passado dele é nebuloso, mas dá pra ter uma ideia porque ele é assim agora... ele perdeu pessoas a quem amava, e agora com Branca não vai fazer o mesmo. Mesmo assim, achei Chris mediano em seu papel. Como falei, ele não tinha muito a acrescentar...

Mas sobre Charlize Theron... ela soube VIVER Ravenna! Do trio - Branca, Caçador e Bruxa - ela como rainha má foi a melhor. Sua interpretação convence que ela é mesmo má! Posso dizer que não odiei o filme por causa de Charlize, ela, digamos, sustentou o filme e fez valer um pouco a pena ter assistido a produção até o final.

E não posso esquecer dos Sete Anões... nessa recontagem eles também aparecem... mas sabe o que achei deles: péssimo. Você deve estar me achando chato... mas foi isso mesmo. Lembra quando eu disse que não souberam explorar o mundo dessa recontagem? Pois é, eles também pareceram se esquecer dos anões... agora pensa comigo: se em Branca de Neve e o Caçador, os Sete Anões não tiveram destaque cada um porque o filme ia ficar muito longo e tal - mais do que já é - e deixaram de lado eles... imagine em O Hobbit, que são 13 ANÕES! Mais Bilbo e Gandalf... contando assim, 15 personagens de vez que vão precisar de muito destaque... isso me diz claramente que Branca de Neve e o Caçador errou porque quis.

Branca de Neve e o Caçador : foto Charlize Theron, Chris Hemsworth, Rupert Sanders

Para concluir: o filme não é de todo ruim... mas para pessoas exigentes - como eu - não vai gostar de uma recontagem assim. Se forem fazer um remake - o que provavelmente pode acontecer - vou aprovar e espero que acertem com os erros cometidos nesse primeiro filme... e por favor, troquem a Kristen!

13 comentários:

  1. Joshua, se cheguei a criar expectativa a esse filme, isso já não existe mais. E acho bem provável que ate os menos exigentes não gostaram tanto da atuação da Kristen, por exemplo. Eu não consigo ver ela como a Branca de Neve e acredito que isso só vai se confirmar.
    Uma coisa que não vi em outra crítica foi os comentários sobre o Chris, já que não faltaram elogios a ele.
    Espero conferir o quanto antes.

    Abraços e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei do filme, mas como falei, não souberam explorar... e por favor, Kristen como Branca de Neve, kkkk NOT!

      Abraços!

      Excluir
  2. Nem pretendo ver esse filme, sua resenha foi bastante esclarecedora. Realmente, nada a ver a Kristen como Branca de Neve ao lado da Theron. E outro ponto: tanto a Kristen como o Chris são atores limitados, Kristen mais que o Chris, que deram sorte de estar em sucessos de bilheterias. A escolha do elenco parece ter sido pensada mais na divulgação do que na qualidade em si. Uma pena, realmente desperdiçaram uma ótima ideia!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! A divulgação dava a impressão que o filme seria épico... mas não passava de divulgação, pois o filme em si é muito fraquinho... com Kristen ainda!

      Abraços!

      Excluir
  3. Onde já se viu a Rainha (Ravenna) ser mais bonita que a Branca De Neve? ÔcEUS.
    Não gostei do filme e não gostei do final.
    Muito fraco.
    Mil Beijos.

    Mariana - World of Tori Vega.
    @mariworldoft_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, pois é! O final, como vc mesmo disse, foi muito fraco...

      Excluir
  4. OI Joshua :D

    Obrigada pelo comentario no D.E. :P
    Qnto a capa de Clube da Insonia, eu sou mto leeeerda, né? sahshauhs só percebi que era aquilo pq meu namorado me falou hahahaha
    Vamos ver o que vou achar...

    ResponderExcluir
  5. Qnto ao seu post, pois é Kristen mais bonita que a Charlize... COMO É QUE FIZERAM ESTA ESCOLHA?? Queriam tirar uma com nossa cara, só pode uhsausuhas

    Eu ainda nao assisti, entao nem dá pra opinar, mas pretendo assistir em breve :)

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, Kristen, como falei, não convenceu como Branca de Neve! Mas mesmo assim, assista, pois té vale a pena saber como ficou essa recontagem!

      Excluir
  6. Hey,

    Ainda não vi ao filme, pois pretendo ler o livro primeiro. Já li várias críticas, e cada uma fala um coisa, rs. Gostei da análise :)

    Abraços,
    Yago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo que assista o filme primeiro... pois o livro é baseado no roteiro do filme!

      Excluir
  7. Joshua eu já ouvi você falar super mau do filme pessoalmente , agora que eu vi a resenha percebi mais ainda o quanto você não gostar rsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...