terça-feira, 22 de maio de 2012

Resenha: O Caso dos Dez Negrinhos de Agatha Christie

Dez pessoas são convidadas pelo misterioso U.N. Owen para passar alguns dias numa ilha perto de uma aldeia pouco movimentada. Os convidados aceitam o convite e de igual maneira embarcam num barco local para a ilha. Na primeira noite, quando todos já se conheciam razoavelmente bem e conviviam animadamente na sala, ouve-se uma voz vinda das paredes da sala, acusando cada um dos dez presentes de ter cometido um crime, crime esse que apesar de ser despropositado ou inevitavél, levou à morte de outras pessoas. O pânico instala-se e mortes inexplicáveis se sucedem, tendo por única pista uma trova infantil.



Desta vez Agatha Christie me surpreendeu mesmo! Quer dizer, seus livros sempre me surpreendem, mas O Caso dos Dez Negrinhos foi um livro, que nem sei como descrever... surpreendente talvez, rs. Acho que é essa palavra que chega perto do que é você pode esperar desse livros: surpresas!


Agatha Christie, conhecida também como a Dama do Crime, escreveu A Mão Misteriosa(resenha aqui), como também Assassinato no Expresso do Oriente(resenha aqui), em O Caso dos Dez Negrinhos nos apresenta uma história cheia de mistérios e instigante. 10 distintas pessoas, tanto em classe social, personalidade, aparência, questões financeiras, são chamadas para passarem um final de semana na Ilha do Negro, que é alvo da imprensa desde  que foi disputada por sua compra. As 10 pessoas - que nem ao menos se conhecem - viajam até a ilha, mas quando chegam lá descobrem que os proprietários se atrasaram e apenas chegarão no dia seguinte. Tudo vai bem até esse momento. É claro que alguns desconfiam do que esteja acontecendo, mas a atmosfera local e a ilha em si proporcionam uma estadia agradável e confortável... até que uma estranha gravação é ouvida por todos os 10 na hora do jantar, denunciando todos ali presentes sobre crimes cometidos no passado. O choque é tão grande que alguns chegam a desmaiar, mas o pior está por vir... Quando um dos 10 misteriosamente morre engasgado com sua própria bebida, não falta a decisão dos 9 restantes a tentarem sair daquela ilha, que agora não é mais um local pra descansar. Mas outro problema surge: o barco que traz suprimentos para a ilha só vem na manhã seguinte, e mais outro problema surge: uma tempestade está para chegar, o que dificultará a vinda do barco.

Esse é o ponto de partida do livro. Agatha criou uma história com uma névoa de mistério e personagens com o mesmo elemento, o que torna o enredo do livro interessante que não deixa você largar o livro em nenhum momento. E o que é mais legal: dentre os 10, está o assassino! No começo, todos suspeitam que o casal de proprietários está por trás do mistério da ilha, mas logo percebem que não há mais ninguém na ilha, além deles mesmos. E isso é o legal, você começa a apostar em quem é o possível assassino, o que nesse livro, é bem difícil saber logo de cara.

A escrita da autora não perde o foco. Além de todo o mistério ser o palco da história, ela ainda estuda os sentimentos dos personagens, que de alguma forma sabem que a gravação no jantar do primeiro dia diz é verdade. Alguns relutam em afirmar que cometeram os crimes descritos na gravação, mas outros, de cara limpa resolvem dizer logo que são culpados. Sobre cada um dos 10, se você perceber bem, eles não tem quase nada em comum. São bem diferentes tanto em opinião sobre diversas coisas, o que faz cada um suspeitar do outro, mesmo alguns se aliando para "tentar pegar" o assassino entre eles.

Enfim, leia esse livro. O final é um espetáculo e um desfecho no estilo da Agatha. É incrível como você, ao acabar o livro, perceber que a verdade sempre esteve abaixo de seu nariz! Por isso, recomendo com toda certeza, pra quem gosta de um romance policial - sem detetives - com inúmeros mistérios que no final terão uma solução. E só um detalhe: enquanto eu lia o livro, lembrei do filme Jogos Mortais, pois a cada momento, um dos presentes morre de uma forma diferente.

FICHA DO LIVRO:

Título Nacional: O Caso dos Dez Negrinhos
Ano de Lançamento: 1939
Número de Páginas: 219 páginas
Editora: Globo
Tradutor: Leonel Vallandro
Título Original: And Then There Where None
Ano de Lançamento: 1939
Número de Páginas:  288
Editora: St. Martin's Paperbacks


12 comentários:

  1. Alguém lembrou de O misterio da Ilha? Cara, sério, não consegui concluir algumas leituras da Aghat, como te contei, mas acho que esse vale a pena. Quer dizer, acho que tenho que rever os livros que abandonei talvez por um equivoco (já que os livros eram antigos e amarelados o que pode ter influenciado um pouco.)
    Do jeito que você descreve, a autora não perde o foco da narrativa, com dez personagens diferentes, que significa muita elaboração, um cenário único e um suspense grande, acato com certeza essa dica. Eu que sou fão do genero policial. ALiás, também lembrou um pouco esse enredo de Aghata com Ngaio Marsh: se não me engano é... o jogo do assassino. TAmbém vou ler esse que parei em um terço da leitura.

    Mas, enfim. Você diz aí no twitter: exclusivo. Quer dizer que é a primeira resenha no SKoob, que eu chamo de resenhas prime rsrsrs, ou é porque o livro é reliquia. Se for, talvez o melhor lugar pra encontrar seja na biblioteca. Tem várias edições aqui na biblioteca da escola e uma comunitaria perto aki de casa.

    Vou dar uma procurada, entao.

    att., cj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, Agatha tem uma escrita maravilhosa e uma descrição dos personagens com o mesmo resultado. Sobre o "exclusivo no Twitter", kkk, eu queria dizer que era exclusivo no blog e tal, e na verdade, nem sabia que tinha resenhas no Skoob, vou até ler...rs.

      Abraços, Joshua

      Excluir
  2. Joshua, pelo menos três professores da época da escola diziam que esse é o melhor livro de Agatha Christie, mas ainda não tive a oportunidade de ler - seguindo na ordem de pubicação, como disse outra vez.
    Pela sua resenha, da para perceber como é um livro fantástico, pelos mais diversos motivos - principalmente pelo mistério, tão característico no estilo da autora.

    Ainda vai demorar para ler, mas espero fazer isso e ter a mesma opinião.

    Parabéns pela resenha!
    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder, leia esse livro o mais rápido possível, pois tenho certeza que você vai gostar muito do livro :D De todos que eu li até agora da Agatha, esse foi um dos melhores!

      Abraços, Joshua

      Excluir
  3. Já li alguns livros da Agatha e gosto de como ela conduz a história, ela consegue surpreender o leitor. Esse livro está entre minha lista de leitura a bastante tempo, contudo ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas parece ser um excelente romance policial.

    http://sempre-lendo.blogspot.com.br/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li apenas alguns livros dela, comparado aos que ela já lançou, que são muitos. Li em torno de 10 livros dela, talvez mais. Enfim, leia esse livro, pois é ótimo o enredo. O estilo da Agatha não é um romance policial de tirar o fôlego, mas de alguma forma você se envolve com o mistério formado por ela. Recomendo sim :D

      Abraços, Joshua

      Excluir
  4. O nome é estranho rs mas vindo da diva do suspense, sem dúvida deve ser essa maravilha toda que você fala. Não tenho o livro, mas vou procurar o quanto antes para ler. Ótima resenha como sempre
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, é um pouco diferente o título, mas que tem muito a ver com o livro, quando for ler, irá entender. Enfim, o livro também possui outro título opcional, se não me engano é E não sobrou nenhum, só acho que esse título joga um spoilão no leitor, e deixa evidente que ninguém vai sair da ilha vivo mesmo... Enfim, Agatha é uma ótima escritora, só tenho a dizer isso. Se pude,r leia mesmo.

      Abraços, Joshua

      Excluir
  5. Oi Joshua ;D

    Aiiii, eu necessito ler Agatha!!! Eu sei.. é vergonhoso eu nunca a ter lido, mas os livros dela não sao do meu genero favorito hehehe..

    Adorei a resenha, ja tinham me falado deste livro.. quem sabe eu começo por ele ^^

    Beijocas!
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que não chega a ser vergonha. Ela é uma escritora bem antiga, e se encontra poucas edições atuais dos livros dela. VocÊ encontra, atualmente, livros da autora, pela Editora Nova Fronteira acho. Ela é a casa editorial da maioria dos livros dela, e algumas pela Editora Globo, Record... mas quando puder, leia sim, mesmo não sendo seu gosto literário, mas recomendaria pelo menos avaliar a obra, pois é muito boa sim. Só acho que quando você for ler esse livro e terminar, não confie em sua primeira imprensão da autora, tente outros livros dela.

      Abraços, Joshua

      Excluir
  6. Acabo de ler Assassinato no Expresso do Oriente, e não gostei tanto. Tenho muitos problemas ao ler Agatha Christie, mas boto fé que esse livro eu vou gostar.

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li, e tem resenha aqui no blog, rs. Foi o primeiro livro que li dela, comprei em um box de 3. Olha, tem pessoas que não tiveram resultados positivos da obra da autora, como no seu caso, mas recomendo que você tente outros livros dela, isso é importante, pois talvez você goste de um, e odeie outro. Já aconteceu isso comigo. Quando li Os Elefantes não se Esquecem, achei o livro muito monótono e que só ganhou movimento no final, mas em outros livros, como O Natal de Poirot, achei muito bom, então isso varia de livro.

      Abralis, Joshua

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...