sábado, 12 de maio de 2012

Resenha: Halo de Alexandra Adornetto

Três anjos são enviados à Terra com planos de se misturarem aos humanos para assegurar a paz e trazer a bondade. Gabriel, o Herói de Deus, um antigo guerreiro que se disfarça de professor de música; Ivy, serafim abençoada com poderes de cura; e Bethany, a mais nova e inexperiente do grupo, enviada como uma jovem estudante para aprender sobre a humanidade. Após Bethany se encantar com a vida humana, ela começa a viver todas as experiências de uma adolescente normal, até se apaixonar por um rapaz e coloca toda a missão em risco. As forças do mal se aproveitarão dessa situação para pôr seus planos malignos em prática. Um romance de tirar o fôlego, que responderá a pergunta: será que o amor é forte o suficiente para vencer as forças do mal?

Em uma missão na Terra, três anjos descem até a pacata cidade de Venus Cove, com o objetivo de combater as forças das trevas e promover a paz e a comunhão no coração dos habitantes. Gabriel, Ivy e a jovem Bethany então encarregados desta missão, mas nada será tão fácil assim... mesmo para anjos!


Narrado pela jovem anjo Bethany Church, em sua primeira missão na Terra, ela narra os acontecimentos e seus envolvimentos nesse "novo mundo", que mesmo aparentando ser um país das maravilhas, poderá ser bem perigoso, bem diferente do Reino dos Céus, sua morada natal. Mas as coisas começam a complicar na escola em que foi matriculada estrategicamente. Sua missão, afinal, era ajudar os humanos a não errar no caminho, mas depois de se encontrar nos corredores da escola com o jovem Xavier Woods, ela começa a dar sintomas de paixão por ele, e logo, escondida de seus dois irmãos, Gabriel e Ivy, os dois começam a namorar, o que para um anjo é algo totalmente errado.

A história caminha assim, lentamente, até a página 200 e poucos. Sem nenhum evento que prenda o leitor, a autora apenas descreve - no ponto de vista de Beth - a evolução do romance entre eles dois, cheios de cenas melosas, onde a maioria dos diálogos tem como frase predominante "Você me ama?", "Eu te amo e sempre te amarei"... e por ai vai. Para um leitor exigente, rapidamente se cansará com a leitura sem nenhuma reviravolta, mas pra quem decidir e dar uma chance pro livro, verá que só na metade da obra terá algumas cenas que de alguma forma irá prender o leitor, mas mesmo assim, na minha opinião, o livro não superou todas as minhas expectativas.

Sobre a reviravolta na metade do livro, isso se dá pela chegada de um aluno a escola totalmente sombrio que logo faz amizade com ingênua Bethany. Ingênua porque na verdade ela não consegue se decidir em situações extremas, e muitas vezes entristece seu irmão Gabriel, que sente que a missão não está sendo como queria. Sobre o aluno novo, uma espécie de bad boy, se chama Jake Thorn. Bethany se sente de alguma forma atraída pelo novo aluno - mesmo namorando Xavier - mas não espere o famoso triângulo amoroso em Halo, mesmo sendo um YA Book. A autora não desenvolve este elemento, ao contrário, cria um antagonista em Jake, e saber quem realmente ele é, chega a ser óbvio, até mesmo através de suas atitudes quanto a Beth.

Resumindo, acho que o livro devia ter no mínimo umas duzentas e poucas páginas. A autora alongou de mais os fatos, e parte do livro o amor entre Beth e Xavier é frisado. Chega até ser maçante! No meu caso, peguei o livro pra ler por curiosidade, até mesmo pela capa que é muito bonita. Mas encontrei algo totalmente diferente do que eu achava. Não que o livro foi ruim, mas como já disse, não superou minhas expectativas.

Sobre a protagonista, ela mesmo se faz odiosa. Bethany Rose Church chega a ser uma garota difícil de se entender, com uma mentalidade infantil, e mesmo sendo um anjo, não consegue saber quais são as intenções das pessoas a sua volta, justamente com Jake Thorn. Beth na verdade não consegue se defender, e só tem olhos para seu amor com Xavier, esquecendo-se de sua missão, de seu compromisso com seus irmãos Gabriel e Ivy... Sinceramente não gosto de Beth.
Xavier Wood, após perder sua ex-namorada em um incêndio, nunca teve outro relacionamento com alguma garota, mesmo que todas quisessem namora-lo. Ele apenas ignorava, mas quando Bethany entrou em sua vida, as coisas começaram a mudar, e logo começaram a cultivar uma espécie de romance. Ao contrário de Beth, Xavier sabe pensar e a única coisa que quer é proteger o amor, mesmo que custe sua vida.
Quanto a Jake Thorn, como falei, ele só entra em cena na metade do livro, e digo de antemão, espere dele muita confusão. Na verdade, mesmo fazendo o papel de malvado no livro, acho que como antagonista foi zero. Ele nem assusta, e cá entre nós, ameaçar através de poemas é meio que ridículo. Você não pode me entender agora, mas quando for ler terá uma ideia.

Enfim, Halo não é um livro extremamente ruim. Como já disse e repito, só não superou minhas expectativas. Para mim, esse primeiro livro foi uma introdução a série - mesmo tendo umas 500 páginas de introdução - que é bastante promissora. No final desse primeiro volume, a autora deixou algumas lacunas em aberto, mas espero que nos próximos livros preencha todas.

Recomendo, mas não para leitores exigentes. No começo pode ser bem fraquinha a leitura, mas dê uma chance e vá até o final, mesmo não tendo um resultado muito positivo.

Sobre a capa, a ilustração é maravilhosa. A diagramação do livro não fica para trás, mas sem algo de especial. A Editora Agir fez um ótimo trabalho. E mais uma coisa, nesse mês será lançado a continuação de Halo, Hades. Demorou pra chegar aqui no Brasil, mas chegou, rs.

FICHA DO LIVRO:

Livro 1 - Halo - Alexandra Adornetto
Título Nacional: Halo
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 472 páginas
Editora: Agir
Tradutor: Regina Lyra e Adalgisa Campos da Silva
Título Original: Halo (Austrália)
Ano de Lançamento: 2010 (Austrália)
Número de Páginas: 496 páginas (Austrália)
Editora: HarperCollins (Austrália)

3 comentários:

  1. Apesar da capa ser bem bacana, o livro não chamou a atenção em nenhum momento. A história até parece ser interessante, mas não para o momento. Acho que quero distância um pouco de anjos rs

    Parabéns pela resenha \o/
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu amo a capa desse livro.
    Já tô quase terminando de ler e gostando muito
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Esse é um daqueles livros que eu nunca tive vontade de ler. HUAH E isso de saber que ele serve mais como uma introdução me desanima mais ainda, não costumo gostar. Escrever um livro inteiro só pra depois me contar a história... Lança tudo junto de uma vez u.u
    E eu poderia até dar uma chance, mas tem tanto livro melhor por aí, né?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...