terça-feira, 29 de maio de 2012

HQ Extreme!: A Ilha do Tesouro HQ de Robert Louis Stevenson por Penko Gelev

Tudo começa com a morte de um velho marinheiro e a descoberta de um mapa secreto do tesouro. O jovem Jim Hawkins parte na maior aventura de sua vida - mas será que ele viverá para contar a história? Descubra nesta nova e vibrante versão em quadrinhos do grande sucesso de Robert Louis Stevenson.

Do original e clássico, A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson(1850-1894), a HQ lançada pela Editora Companhia Nacional, pela coleção Quadrinhos Nacional, resumi, de forma bem rápida - em menos de 40 páginas - o conteúdo do livro de mesmo nome. Como ainda não li o livro original, não posso avaliar como ficou o resumo do livro, mas vou dar minha opinião quanto as ilustrações e demais.


A HQ começa com uma simples apresentação dos personagens da história, e de forma bem rápida, inicia seu primeiro capítulo, que narra a visita de um estranho pirata a uma pacata estalagem em algum lugar do mundo. Quando o tal pirata misterioso, cujo nome é Billy Bones, morre de um fatal derrame, Jim Hawkins, filho do dono da estalagem - já falecido - descobre que havia uma chave escondida em torno do pescoço do tal homem. Logo vê que a chave abre um baú misterioso trazido pelo pirata, e lá dentro ele encontra inúmeras moedas de ouros, armas, roupas, bússolas e etc. Até que um bando de piratas invade a estalagem a procura do tal baú, mas quando chega ao local, Jim já havia fugido com o baú. O bando então decide destruir a estalagem e ir a procura do que o tal caixote trazia. Jim, após verificar novamente o baú, encontra um livro trazendo um misterioso mapa que contém as coordenadas de uma ilha que esconde um riquíssimo tesouro que pertencera a um dos piores piratas que já existiu: o  Capitão Flint. Jim então com a ajuda de um médico amigo, doutor Livesey, o Lorde Trelawney e o Capitão Smollett, partem então, com uma tripulação, em direção á tal Ilha do Tesouro e com intuito de recuperar as riquezas deixadas ali.

Eu sinceramente achei a história fantástica, mas acho que a HQ não conseguiu transmitir isso por completo. Mesmo eu não tendo lido o livro, percebo que o enredo da HQ passou voando, e você nem sente que a história está fluindo. Não me prendi a versão em quadrinhos do clássico, e achei a história muito resumida mesma, que meros detalhes são jogados ao ar, e o leitor fica um pouco perdido durante a leitura.

Outro ponto ruim nesta HQ foi a diagramação do livro. É boa, mas o modo como os quadrinhos foram posicionados foram determinantes para que não ter gostado desta versão. O modo como foram posicionados cortava a ação de alguma parte da história e logo partia para outra cena. Muitas vezes o que se passava em um quadrinhos para o outro era completamente diferente. Posso dar como exemplo na parte em que Billy Bones morre de um derrame. Em um quadro ele está berrando com seu oponente em fuga - após uma breve luta - e logo depois, em outro quadro, está caído ao chão. A única coisa que liga a história são as legendas. E esse é o pior da versão em quadrinhos do clássico: são raros os balões de diálogos. A história se passa basicamente nas legendas abaixo das ilustrações, e poucos balões se destacam nas páginas.

Enfim, pra quem é fã exigente de HQs, talvez se decepcione um pouco com esse formato. E, acho eu, pra quem é fã de A Ilha do Tesouro, após ler essa adaptação também possa se decepcionar. O que me fez gostar um pouco da versão em quadrinhos foi por eu não ter lido o livro original, e também por não conhecer a fundo a história, então para mim foi novidade. E há também os extras nesta edição, contando sobre a vida do autor, curiosidades por trás do livro e entre outros.

FICHA DO LIVRO:

Título Nacional: A Ilha do Tesouro em quadrinhos

Ano de Lançamento: 2010

Número de Páginas: 47 páginas
Editora: Companhia Nacional
Tradutor: Ana Paula Corradini
Título Original: Treasure Island

Ano de Lançamento: 2006 

Número de Páginas: 47 páginas
Editora: The Salarya Book Company Limited


2 comentários:

  1. Nossa, eu já não tenho muita paciência com HQs, essa acho que vou passar mesmo!

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse eu não tenho vontade de ler não, mas achei legal o que falou. Acho que esse é o famoso problema de adaptação entre formatos diferentes. Tipo quando passa de livro pra filme, que tem que transformar palavras em imagens. Pra HQ é até parecido, mas cada um tem uma característica própria de valorizar a história. Normalmente quando eles fazem um assim, tipo o que você falou, acho que é mais pra incentivar imaginação de criança :B

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...