quinta-feira, 17 de maio de 2012

Crítica de Filme: Battlheship - A Batalha dos Mares

Alex Hopper (Taylor Kitsch) é um oficial naval do navio USS John Paul Jones, comandado pelo almirante Shane (Liam Neeson). Alex é noivo de Sam (Brooklyn Decker), filha de Shane, apesar de não ser bem visto por ele. Já em alto mar, eles precisam unir forças com a tripulação do navio USS Samson, comandado pelo irmão mais velho de Alex, Stone (Alexander Skarsgaard), ao encontrar uma força alienígena desconhecida, que ameaça a existência da humanidade. Um grupo de cientistas, comandados por Cal Zapata (Hamish Linklater), e de especialistas em armas, como Cora Raikers (Rihanna), também compõem a equipe. Acompanhando tanto o lado dos humanos quanto o lado dos alienígenas, Battleship apresenta a intensa disputa pelo controle da Terra.

Baseado no clássico jogo Batalha Naval, Battleship - A Batalha dos Mares é um ótimo filme em todos os seus aspectos. É impossível você não achar fantástico o enredo do filme, que é bem frenético e um roteiro que não se perde em nenhum momento e nem sendo clichê.

Assisti o filme ontem a noite, em uma das últimas sessões. Já tinha lido algumas críticas que foram positivas, mas na minha opinião nenhuma chegou a descrever como realmente é o filme, pois na verdade isso é um trabalho bem difícil, se tratando que o filme é muito bom.


O filme começa mostrando a pacata vida de Alex Hopper, que nem se importa com seu futuro profissional e também com sua vida pessoal. Seu irmão mais velho, Stone, tenta fazer o possível pra coloca-lo nos eixos, até que toma a decisão de pôr Alex na marinha. Um tempo depois, Alex se torna um oficial naval, que aparentemente deveria ser um homem exemplar, mas que na verdade continua sendo o mesmo Alex de antes. Quando, numa cerimônia onde todos os fuzileiros navais de diversos países estão reunidos perto do Havaí, o pior começa. Uma invasão alienígena ameaça a vida humana, com armas bem superiores ao armamento naval e com ferramentas tecnológicas que o ser humano nem pode imaginar. Quando um campo de força é lançado sobre o mar por parte dos "forasteiros", cobrindo o Havaí e três outros navios, é ai que o conflito do filme começa. Uma estranha nave descera no mar, e dela três outros navios - que parecem naves mesmos - são cuspidos para fora e a batalha tem seu início. Com o objetivo de sobreviver ao ataque alienígena, os três navios vão fazer frente a batalha com todas as forças. Mas eles estão ali sozinhos, impedidos pelo campo de força, basicamente estas são as regras ninguém sai, ninguém entra.


No meio dessa batalha, o oficial naval, Alex Hopper (Taylor Kitsch), a especialista em armas Cora Raikers (Rihanna), a noiva de Alex, Sam (Brooklyn Decker) e seu irmão Stone (Alexander Skarsgaard) juntos com uma tripulação corajosa, irão fazer de tudo para destruir os alienígenas. Pois a batalha pela Terra, começa pelo mar!


Sinceramente, eu nunca iria imaginar um filme baseado no jogo de tabuleiro Batalha Naval que tanto joguei na minha infância - e ainda jogo raramente. O jeito como os produtores do filme desenvolveram a ideia de uma adaptação cinematográfica em cima do jogo clássico foi bem interessante, pois em uma parte do filme você logo se lembrará de Batalha Naval. Parece ser bem irônico, mas é isso que acontece no filme - não apenas isso, mas em uma parte da batalha - os aliens e os humanos jogam Batalha Naval! O motivo, ambos os radares dos dois lados não funcionam devido ao campo de força, então logo um tiro de algum dos lados terá que ser feito a base do chute, como acontece no tabuleiro: você tem que adivinhar onde seu inimigo está!


A atuação dos atores não é algo de se apreciar. Não é que foi ruim, mas você nem percebe ou crítica esse quesito. Para mim foi ótimo, não foram personagens marcantes, mas foram suficientes para dar vida ao filme. Taylor Kitsch como Alex Hopper soube dar vida ao protagonista, e falando de Alex e seu desenvolvimento durante o filme foi algo evidente. No começo, indisciplinado e o tipo de cara que é a base de "deixa a vida me levar", mas logo, quando a batalha explode, toma uma posição e muda suas atitudes, pois agora não é apenas sua vida que está em jogo, mas de toda a Terra. A participação de Rihanna é mínima. Em seu primeiro papel como atriz - Cora Raikers - , na minha opinião ela foi bem, e se demonstrou segura em sua atuação. Sua personagem não foi marcante, nem aparece tanto no filme, foi mais como uma presença feminina, dividindo-a também com a noiva de Alex, interpretada por Brooklyn Decker que vive a pele de Sam, filha do almirante da marinha Shane (Liam Neeson) que é uma personagem crucial para o desfecho do filme. Há outros personagens, mas dei destaque a esses.


Sobre os efeitos especiais, foram ótimos. O filme não se sustenta apenas nisso, como muitos falaram. O filme tem poder o suficiente para se garantir tanto pelo seu enredo, e também tanto pelos seus efeitos. Como já disse em muitas outras críticas, se você atentar apenas para um ponto negativo no filme, você vai passar a imagem que o filme é todo ruim. Sempre é bom apreciar o filme no geral.

Pra terminar, uma coisa que afirmo: o filme é muito bom. Esqueça os boatos de que o filme sendo dos produtores de Transformers - Hasbro - vai ser igual e péssimo. Esqueça tudo isso e assista o filme sem medo, pois na minha opinião você não vai se arrepender...

12 comentários:

  1. Nossa as imagens são lindas, hein? adorei a Resenha fiquei com vontade de ver mais... Vou tentar da uma escapada no fim de semana para ver o filme! obrigada pela dica ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado, rs.Ah, e tenta sim, pois o filme é muito bom mesmo!

      Abraços, Joshua

      Excluir
  2. Oi!
    Estou louca pra ver esse filme, e não sabia que era inspirado no jogo :O Que legal vei, HSUDHDUSHU vou ver assim que der *-*
    Sua crítica foi ótima, tem muita coisa aqui que eu não tinha ideia que acontecia.
    AAAAA, Preciso ver \o/
    Beijos!
    Jups,
    Up Sagas
    www.upsagas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, o filme é muito bom, tanto no enredo, roteiro e tal, quanto nos efeitos especiais! É sim, baseado no jogo de tabuleiro :D Ah, valeu, e muita coisa acontece mesmo no decorrer do filme!

      Abraços, Joshua

      Excluir
  3. Olá, Joshua.
    Nem tinha me interessado muito no filme, mas vendo sua resenha acho que isso pode mudar. O filme parece ser bem bacana, e o bom é que os efeitos não "atrapalham". Só não esperava que a participação da Rihanna fosse pequena. Não que isso seja ruim, mas minha imagem era outra.

    Abraços e parabéns pela crítica!
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bem bacana, e não se sustenta nos efeitos especiais como Transformers... A Rihanna participa, mas não é como uma participação visível, você sabe que ela está lá, mas possui poucas falas, mesmo estando sempre ao lado do protagonista...

      Abraços, e valeu :D

      Excluir
  4. Oi Joshua
    jurava que era a Rihanna na última foto hsuahshua
    Eu adoro jogar batalha naval, mas sei lá ver um filme sobre isso...hum, não sei.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, mas é a Rihanna mesmo, aushauhsuash, ela tá meio diferente nesse filme, mas é ela mesmo na última foto, kkkk. Eu tbem adoro jogar Batalha Naval, mesmo que seja duvidoso um filme desse jogo, vale a pena assistir :D

      Abraços, Joshua

      Excluir
  5. Eu assisti esse filme ontem e até já estou com a resenha pronta pra colocar lá no CC xD
    Sabe, eu não tava levando a sério não e até que me surpreendeu. Não concordo com a ideia de que não seja clichê, mas concordo que pro estilo ficou muito bom. Antes de ver o filme eu não conseguia imaginar como eles iam usar isso da Batalha Naval e quando fui assistir nem lembrava que era baseado, mas quando começaram a usar deu pra entender na cara e foi uma das melhores coisas. Até a Rihanna ficou melhor do que eu achei que ia ficar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vou querer ler a crítica com certeza :D É no início eu fui por causa dos efeitos especiais, pelo que vi no trailer, mas o que encontrei no filme foi muito mais além do que isso. Sobre o clichê, foi mais pela ideia de usar o jogo tabuleiro, não foi algo forçado ou algo sem ideia. Foi uma exploração inteligente do jogo clássico, e não foi algo clichê do tipo que você pensa que não tem nada a ver... rs. Sobre a Rihanna, a participação dela não foi marcante, mas como disse na crítica, foi bem segura, e espero ver outros papeis dela nas telonas.

      Abraços, Joshua

      Excluir
  6. Eu costumo querer ver todos os filmes com o Liam, mas não consigo me convencer a assistir um filme com a Rihanna hahahaha

    Abraços

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, mas Lu, veja sim esse filme, pois até a Rihanna que é novata nas telonas deu um show de bola em seu papel, apesar de não ter muito destaque, rs.

      Abraços, Joshua

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...