sexta-feira, 16 de março de 2012

Resenha: Em Chamas de Suzanne Collins - Especial The Hunger Games

Depois de ter lido recentemente Jogos Vorazes, tive a oportunidade de logo em seguida ler o segundo volume da série The Hunger Games, Em Chamas. E antes de iniciar a resenha, informo que essa é a segunda parte do Especial The Hunger Games, que clicando aqui vocês poderão saber do que se trata.

Mas antes de ler esta resenha, saiba que ela poderá contar com spoilers do primeiro livro.

Sinopse: "Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem."

Após a conclusão da leitura de Jogos Vorazes, vemos que Katniss Everdeen e Peeta Mellark venceram a competição sangrenta e revogaram uma regra do jogo, onde apenas um jovem poderia vencer, mas depois de "desafiarem" a Capital, nada será como antes.

Primeiramente Katniss é cercada de riquezas, como vencedora, assim como Peeta. Ela então começa a ajudar as pessoas do Prego e da Costura, não deixando de ainda caçar com seu melhor amigo Gale, que virou mineiro após completar 18 anos, mas essa amizade começa a passar dos limites tornando-se algo bem mais do que um relacionamento.

Quando Katniss sente-se em casa novamente, o presidente Snow faz uma visita inesperada em sua casa e lhe dá um aviso um pouco intimidador, acerca de seu ato de "rebeldia" na arena. De início, a nossa protagonista não entende o que está acontecendo, até que se dá por conta do que o que fez no final dos Jogos, desencadeou levantes por todos os 12 Distritos, como em tempos atrás antes dos Jogos, quando os 13 Distritos se uniram para se rebelar contra a Capital, mas logo foram vencidos e o décimo terceiro Distrito foi simplesmente arruinado e riscado do mapa, após ser obliterado.

Mas as coisas não podem só piorar, quando os Jogos completam a septuagésima quinta edição, o que significa o Massacre Quartenário, onde de 25 e 25 anos, os Jogos Vorazes passam por um tipo de aniversário, onde qualquer coisa inesperada pode acontecer. E é isso que acontece. O presidente Snow anuncia que o Massacre daquele ano não terá o dobro de tributos sorteador, e sim, será uma escolha entre os tributos do ral de vencedores. Um tributo masculino e um feminino. E do Distrito 12 há apenas uma vencedora, e esta é Katniss Everdeen. Então, após reconhecer que voltará para os Jogos fazendo apenas um ano do anterior, Katniss terá que correr contra o tempo, pois a fagulha fora acesa, e logo tudo explodirá em chamas!

Bem, esta é basicamente a hsitória de Em Chamas. Ao contrário do primeiro, o livro não aborda tanto o tema de luta e ação em um misto de aventura e cenas de tirar o fôlego. O foco do segundo volume é a rebelião dos doze distritos, o levante em que os habitantes de Panem irão se juntas contra a Capital. O livro discute também sobre as emoções de Katniss, que logo se vê dividida entre Gale e Peeta - mas isso não significa que The Hunger Games seja sobre um triângulo amoroso.

O livro possui mais tensão, e há uma reviravolta por causa de um simples ato que Kat e Peeta cometeram no final da septuagésima quarta edição dos Jogos. Mas com apenas essa fagulha, todos os distritos parecem se unir em um único levante contra a Capital, e isso não ficará nada bem para a nossa protagonistas.

Os personagens por sua vez amadureceram bastante. Mesmo Katniss parecendo ainda um bicho do mato, ela se abriu um pouco mais nesse segundo volume, e em sua narrativa, ela compartilha com o leitor o que está sentindo, até seus segredos e sobre como se vê entre tantas pessoas, entre tantos amigos e inimigos, que querem o seu bem ou mal. Katniss até fica confusa em alguns pontos do livro, enquanto divaga entre pensamentos sobre como salvará as pessoas a quem ama do poder da Capital, pois ela sabe que o governo autoritário - porem camuflado - está se voltando contra ela e agora ela é o alvo de todos.

Peeta ainda ama Katniss e chega a fazer tudo por ela, mesmo que ela não retribua de todo. Ele entende o coração dela, e quer seu bem, e agora ele dará a própria vida para que ela viva. Peeta não mudou muito desde o primeiro livro, mas em algumas cenas deste podemos ficar surpresos novamente em sua entrevista com Caesar Flickerman.

Gale por sua vez teve um pouco mais de destaque do que no primeiro livro que quase ele não aparece. Gale parece querer revelar seus verdadeiros sentimentos para Katniss, mas sentimos um pouco de temos nisso, pois ele sabe que ela terá que casar com Peeta - já que nos Jogos do ano passado, eles se passaram por um casak de namorados, e agora, terão que casar (mesmo que "forçados") por causa da Capital. Mas Gale não deixa de acreditar em Kat, e mesmo sendo um pouco fechado, nós sabemos pelo que ele passa interiormente.

Os outros personagens continuam brilhantes como sempre ao toque de Suzanne Collins. Haymitch é como uma válvula de escape na tensão da obra, e é praticamente dele que as piadas fluem, mas isso não ofusca o seu temperamento forte e grave - a e ainda sua bebedice. Effie Trinket continua espalhafatosa como sempre, mas sua personalidade irritante pareceu ficar mais amena nessa segunda parte da história. O presidente Snow agora se mostra um verdadeiro inimigo não só para Katniss, mas para toda a Panem, e ele tem poder para isso com o auxílio de seu exército aos milhares de Pacificadores. Cinna, o estilista de Kat ainda é um personagem muito bom e que eu gosto muito, mas nesse livro ele tem um certo "final", não um "final" de "morte", mas um "final" que te deixa perguntando-se o que lhe aconteceu.

O final que não me agradou muito. Bem, não vou tirar os méritos do livro, mas achei um pouco confuso o ponto de vista de Katniss. Ela simplesmente divagou e divagou, e logo pulava para outra cena, e a autora parece querer nos deixar sedentos para ler a continuação sem dar um final pelo menos conclusivo para o segundo volume. Collins acelerou muito o último capítulo, e na hora de explicar o que estava mesmo acontecendo, limitou-se a algumas frases e palavras e concluiu a obra com uma frase que te faz ficar bastante curioso e tenso pelo terceiro e último volume. Achei apenas que a autora pudesse revisar esse quesito, mas isso não tirou o brilho do livro.

A parte gráfica do livro continua perfeita, assim como o tordo na capa em alto relevo e o título. O vermelho da cor da capa condiz com o título Em Chamas, e o lado de dentro do livro é simplesmente um trabalho bem feito.

E só pra finalizar a resenha, para as pessoas que quando forem ler achar um pouco de ausencia de ação e lutas no livro, aviso que apenas a terceira parte, intitulada "O Inimigo", terá algumas lutas por conta que os Jogos começam nesse ponto.

Bem, o que tenho a dizer é: leiam!

Um comentário:

  1. É, mais uma vez parece ser necessário ler a trilogia kkkk
    Parabéns pela resenha. Aliás, suas resenhas que estão mostrando que os livros podem ser mais interessantes do que eu imaginava até então. Antes eu imaginava uma coisa completamente diferente do que reamente é (só não sei porque rs)

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...