segunda-feira, 26 de março de 2012

Críticas de Filmes: Jogos Vorazes - Especial The Hunger Games




Hoje trago uma ótima notícia. Tanto para mim, quanto para vocês, leitores. Como vocês já devem saber, nesse mês de março estou fazendo um especial em homenagem a série The Hunger Games, que dia 23 desse mês teve a estréia de sua adaptação cinematográfica do primeiro volume da trilogia. Como eu havia prometido, haveria uma crítica do filme em questão, e como assisti hoje o filme, vim correndo para postar.

Não irei precisar colocar a sinopse, pois acho que todo mundo
já tá cansado de saber, rs

Bem, eu havia ganhado TRÊS INGRESSOS PARA A PRÉ-ESTRÉIA desse filme, mas por certos motivos, não pude ir, e mesmo ficando com raiva, esperei até segunda para assistir. Sei que isso apenas fez as minhas expectativas aumentarem, pois já havia pessoas comentando tanto no Twitter como no Facebook a grandiosidade e fidelidade do filme, mas quando eu assisti, eu mesmo, acho que as coisas não funcionaram bem assim - mesmo eu tendo gostando muito do filme!

Como todos sabem, a história se passa num futuro distante, onde tudo o que restou foram as ruínas da antiga América do Norte, que depois de ser reconstruída, um novo país emergiu, a grande Panem. Com ele, 13 Distritos, subjugados pelo poder da Capital, se arrastou pobremente para sobreviver por si mesmo, até que uma rebelião nasceu por entre eles, contra o governo opressor. Mas quem saiu ganhando foi a Capital, e um dos distritos - o décimo terceiro - foi destruído por completo. Depois da rebelião ter finalmente cessado, como um castigo "eterno", os Jogos Vorazes começaram a ter suas edições, onde uma garota e um garoto de cada distrito era enviado como tributos para uma arena, onde teriam que matar um ao outro. Até que na septuagésima quarta edição dos Jogos, Katniss Everdeen se voluntariou para ser um tributo no lugar de sua irmã Primrose.

Basicamente, esta é a história, que contada no filme é apenas uma introdução em forma de texto, e que deixa superficialmente informado a pessoa que não leu o livro. Depois as cenas que se seguem é logo a Colheita no Distrito 12, e algumas outras cenas de Gale e Katniss caçando.

Assinalando um ponto negativo já no começo do filme, acho que os primeiros cortes de cena foram mal posicionados. Para mim não surtiu muito efeito pois eu li o livro e foi fácil identificar alguns elementos, mas e as outras pessoas que não tiveram a oportunidade da leitura? Acho que fica meio difícil identificar o que se passava, como na cena em que Gale e Kat estão caçando, e um aerodeslizador aparece de repente, mas simplesmente some. Para quem não leu, não vai entender muita coisa como nós que tivemos a oportunidade de leitura. Acho que esse era um dos primeiros pontos a serem revisados no filme, mas não acho que incomodou muito.

As cenas seguintes da Colheita não possuiu sonoplastia no fundo, e mesmo que os produtores quisessem mostrar o drama das crianças e seus pais, acho que não caiu muito bem. Pelo menos não para mim. Não estou sendo crítico, mas foi algo que senti, pois na minha opinião se tivesse pelo menos algum som no fundo, acho que daria mais um clima, do que apenas o silêncio e a voz irritante da Effie Trinket!, rs.

Mas nesse momento, a atuação tanto de Josh Hutcherson e Jennifer Lawrence foram perfeitas. A expressão facial, o movimento corporal, tudo pareceu dançar numa mesma canção e dar vida as cenas do livro. E abrindo alguns parênteses, a escolha de personagens foi excelente!

Depois que os dois protagonistas - não vou dizer mocinho e mocinha pois isso não é uma novela, rs. - entram no trem - que viaja flutuando! - , partem direto para a Capital, mas antes podemos partilhar algumas das cenas em que Haymitch - bêbado para sempre! - entra com suas piadinhas, e que chegam a tirar alguns risos de nós. Não foi exatamente como no livro, mas por parte desse personagem, as modificações de falas e tal não foram problema.

Depois vieram os desfiles, e podemos ver entrar em cena o estilista - e confidente - de Katniss, Cinna! Lenny Kravitz fez um ótimo trabalho interpretando o personagem, mas não vi muitas cenas marcantes em que ele estava presente, apenas no desfile, na entrevista, e antes dos próprios Jogos. Não houve algo que sentíamos lendo o livro, algo como Cinna mais presente. Apenas poucas cenas com ele podemos ver. Não chega a ser um problema grande, mas acho que quando eu li uma entrevista - me esqueci aonde, rs - que os produtores do filme queriam dar friso na amizade entre Cinna e Katniss, achei que teria mais cenas do que essas poucas que encontramos.

O desfile então! Tinha tudo para me surpreender, estava muito ansioso para ver como seria as pelerines, o fogo na roupa e tudo mais, mas o que vi nem passava do que eu achava. E tipo, não é que fora maior do que eu achava, foi até um tanto inferior. SPOILER: o fogo apenas, no filme, queima dos ombros, acho, até a cintura, e no livro, temos a descrição de eles estarem vestindo algo como uma capa, chamado pelerine. Procurei no dicionário está palavra e é algo similar como uma capa, que no livro descreve estar também sobre a cabeça. Mas como não foi como eu imaginava, resta falar sobre os efeitos usados no fogo em questão. Não foi um dos melhores, mas ficou mediano. A cavalgada dos cavalos fazia com que o fogo ficasse ótimo, como se esvoaçasse para trás. Foi legal, mas acho que poderiam ter pensado em algo melhor.

Depois vêm os treinamentos. Cenas rápidas mas que foram essenciais para qualquer um. Gostei como os produtores exploraram de algum modo os "talentos" - nem posso dizer isso, pois os caras parecem nascer sabendo lutar! - dos Carreiristas, principalmente de Cato, Clove, Marvel e Glimmer. Sei que foram cenas bastante rápidas, apenas para constar no filme e dizer que ela estavam lá, mas acho que foram bem legais e tiveram grande efeito tanto como no livro. Logo depois vêm as apresentações particulares e individuais diante dos Idealizadores dos Jogos. Apenas vemos o trabalho de Katniss e sua raiva diante a ignorância dos Idealizadores, e depois de acertar em cheio a maçã na boca do porco, deixou bem evidente quem ela era verdadeiramente. Jennifer, sinceramente, nasceu para ser Katniss!

Mas as entrevistas são minhas melhores partes do filme. Caesar Flickerman interpretado por Stanley Tucci, entrevistador dos tributos de quase todas as edições dos Jogos Vorazes, é um personagem verdadeiramente carismático e que tem personalidade com todo seu humor positivo e amizade com os tributos, mesmo ele sabendo que eles vão morrer de qualquer jeito na arena. Temos algumas minúsculas cenas de outras entrevistas dos tributos, como de Cato, Glimmer, Clove e Marvel. Rue tem um certo destaque, mas logo somos levados para a entrevista de Katniss, que foi uma das mais legais - e digamos, engraçadas por conta de Flickerman - do filme. O mais legal foi o fogo no vestido da protagonista, que se incendiava quando ela rodava. Diante os efeitos do desfile, acho que esse fogo ficou bem melhor.

Depois é os Jogos, que mesmo eu tendo achado algo diferente da contagem regressiva, foi boa do mesmo jeito. é porque não houve algum som no começo do reality show, apenas a confusão na cabeça de Katniss, descrita no livro, mas que em minha opinião não teve efeito positivo. Se tivesse mostrado as lutas na Cornucópia - que no livro é um chifre cheio de suprimentos, e que no filme parece ser mais uma nave espacial do que o que devia ser... - e com um acompanhamento musical mais adequado, acho que daria mais aquela agitação no telespectador, do que ficar vendo apenas imagens sem sons, alguns gritos de desespero de jovens sendo mortos, e Katniss paralisada em seu lugar, e só depois de quase um século vários minutos, ela se meche e consegue fugir a tempo de não ser morta. Mas o que me agradou no final dessa cena que poderia ser melhor, foi a inteligência do tributo masculino do Distrito 9, que ficou escondido no fundo da Cornucópia, com alguns suprimentos, esperando todo o banho de sangue acabar para fugir. Mas ele não teve um destino bom, e seu fim foi cometido pela espada de Cato - um dos Carreiristas.

Katniss foge nesse momento, e logo cria-se sua sobrevivência na selva, tendo certos fatos que foram fiéis ao livro, como o incêndio que a impeliu para lutar contra os Carreiristas, onde teve que fugir subindo numa árvore, e seu breve encontro com a garota do Distrito 11, Rue, que lhe deu a dica de destruir um ninho de teleguiadas - insetos como vespas, ou abelhas, que possuem um ferrão e um poderoso veneno, que pode causar alucinações, ou em alguns casos, morte. Foram criados nos laboratórios da Capital. - e joga-los nos Carreiristas. Essa foi uma cena bem feita, mesmo na visão de Katniss que ficara tonta pelas picadas das teleguiadas, ela consegue recuperar um arco e uma aljava cheia de flechas e foge. A melhor parte também desta cena é o estado de Glimmer, que mesmo no livro tenha uma diferente imagem de como ficara depois das várias picadas, na adaptação fica ótima - não dizendo que morte é ótima, rs. - sobre os efeitos usados por todo seu corpo, não deixando algo berrante ou nojento.

Nesta parte há algumas diferenças, como o encontro com Rue, que no filme faz um pouco mais de sentido, mas a ideia de explodir os suprimentos dos Carreiristas sobreviventes veio muito subitamente, e novamente vem a questão de quem não leu o livro, não entender logo de cara o que se passava, só depois de algumas outras cenas dá se entender qual era a intenção das duas aliadas. SPOILER: a morte de Rue muitos disseram que foi muito triste, e que choraram litros. Eu não chorei, rs, mas ficou, em comparação com o livro, fantástica. Mais uma vez acho que Jenn nasceu para ser Katniss, pois quando sua aliada morre, seu choro, sua expressão, tudo o que ela faz, você sabe o que ela está passando, de sua impotência de não ter salvado Rue. E podemos ver a visão de Rue se iluminando, querendo dizer ela morrendo.

Logo depois Katniss se junta a Peeta que ainda está vivo depois de novas instruções do narrador dos jogos, Claudius Templesmith, interpretado por Toby Jones. Depois se segue vários fatos que não entrarei em detalhes. Logo vemos a luta novamente na Cornucópia, onde Katniss terá que pegar algo que lhe fará utilidade. Mas lá, Clove a enfrenta, e pela ajuda de Thresh, que por Katniss ter tentando salvar Rue, Clove acaba tendo um fim diferente do livro, e mesmo gritando pelo seu amigo Cato, morre do mesmo jeito.

O final do filme já chega e depois que apenas resta Katniss, Peeta e Cato - depois que Cara de Raposa morre ridiculamente - vemos os bestantes entrarem em cena. Bem, me decepcionei. Os bestantes em questão, descritos no livro, eram como lobos gigantes ou algo do gênero, e tinham as feições dos tributos mortos. Mas no filme é totalmente diferente, acho que são mais pit bulls enormer do que o que está no livro. E pela luta se der de noite no filme, quase não dá para perceber o rosto das mutações da Capital.

A luta com Cato não foi boa, por que a câmera constantemente está trocando de ângulo. Não dá pra fixar o olhar em algum ponto, pois logo vemos de outro lado, e não sabemos quem é quem na luta, já que Katniss tenta matar Cato, e Cato tenta matar ela, e Peeta ainda entra no meio de toda essa luta, tudo isso em cima da "nave espacial" Cornucópia, que é semelhante a um chifre. Depois que tudo se acaba, há o desfecho dos Jogos como o livro. O filme não acaba exatamente como no livro, pois acho que até foi uma opção da autora, já que ela foi uma das roteiristas e produtoras.

Enfim, basicamente é isso o filme. As cenas adicionais foram maravilhosas e também essenciais. Deu pra dar uma compreendida nos fatos que ficam ocultos no livro porque é sobre a narrativa de Katniss. Outros detalhes negativos, são meros detalhes como já disse agora mesmo, pois o filme é muito bom. Para uma adaptação, acho que teve uma nota, de 0 a 10, uns 8 para 9. Entre isso. Recomendo com toda a certeza e já estou aguardando pelo segundo filme, que foi confirmado para dia 22 de novembro do próximo ano.

5 comentários:

  1. Oi Joshua
    concordo com você em todos os pontos.
    Acho que fizeram o filme, mas pra quem leu o livro, porque a cena da mata meu marido ficou boiando quando desceu o aerodeslizador.
    E algumas cenas adicionais foram fundamentais para o entendimentos dos jogos, como a sala de operação onde controlavam a arena, e as conversas do Seneca com o presidente Snow.
    Apesar do corte de muitas cenas de violência, as mortes foram bastante fiéis ao livro e eu gostei muito adaptação.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Mas o filme é muito bom mesmo, e até deu vontade de rever, rs.

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu fui na pré estréia do filme aqui em Sampa e não me arrependi, gostei muito e achei que foi bem adaptado, tirando dois fatos: Ninguém perdeu a perna (spoiler neh kkkk) e não contaram a história dos avox mas tirando isso o filme é perfeito.

    Abraços

    Att. Guilherme www.burnbook.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses detalhes do livro são meros detalhes, mas há cenas que acho que foram desnecessárias, mas não tiraram o brilho do filme!

      Abraços, Joshua

      Excluir
  4. Concordo em tudo com Joshua,e no filme os ferimentos foram mais leves do que no livro,tipo,a Katniss durante a explosao dos suprimentos nao perde a audiçao do ouvido esquerdo e o Peeta nao perde a perna como no livro,mas tirando isso acho que o filme foi perfeito.Eu fui uma das pessoas que chorou litros com a morte da Rue rsrsrs,e outra coisa que chama atençao no filme em relaçao as mutaçoes/bestantes e a morte de Cato é o tempo que no livro ele fica sendo devorado por bastante tempo até que a Katniss acerta ele com uma flecha e no filme é muito rápido a Katniss lança logo a flecha mas isso nao interferiu em nada na qualidade e no sucesso do filme.
    Abraço,
    Alice.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...