terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Resenha: O Herói Perdido de Rick Riordan da série Os Heróis do Olimpo


Quem ainda não leu a série Percy Jackson e os Olimpianos, aviso para que pensem duas vezes antes de ler esta resenha, pois pode conter spoilers.

Sinopse: "Personagens novos e conhecidos do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os Heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério. Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes – semideuses dos quais todos já ouvimos falar… e muito"

Como todo mundo sabe - presumo - a nova série Os Heróis do Olimpo é uma continuação da saga Percy Jackson e os Olimpianos, que foi um sucesso e ainda é. Quando a antiga série terminou, os que terminaram de ler - como eu - ficaram bem tristes pelo final, mas Rick nos surpreendeu, deixando uma ponta solta, uma Segunda Grande Profecia que se relacionava a sete outros semideuses.
Até ai, tudo bem, mas é então que Rick anucia sua mais nova série de mitologia grega, Os Heróis do Olimpo. Demorei um pouco pra ler o primeiro livros - foi lançado no começo do ano passado - mas enfim eu li, e todas as minhas expectativas foram superadas.
"- Acho que ouvi você dizer que essa coisa era segura - gritou Jason, tentando falar mais alto que o vento.- Em circunstâncias normais - ele afirmou - E esse não é o caso. Venha!"
Página 18
O livro já começa bem estranho. Jason acorda em um ônibus escolar sem saber por que está lá, sem saber quem é, sem saber de onde veio... sem saber de nada! Ele está sentado ao lado de uma linda menina, que se diz sua namorada, Piper, e logo um outro garoto fala que são melhores amigos, Leo. Não demora até que ele se situe no local - pelo menos ele consegue raciocinar um pouco onde está: Escola Vida Selvagem para jovens delinquentes.
O ônibus onde ele está tem o destino para o famoso Grand Canyon, e quando chegam lá, o professor Glessom Hedge lehs dá exercícios para fazerem, responderem um teste e etc. Só que de repente uma estranha nuvem negra desce sobre o local e ventos fortes começam a açoitar os alunos que correm para se refugiarem num prédio próximo.
Piper e Dylan - um garoto metido a besta - ajudam os outros alunos entrarem, quando Dylan dá um soco em Piper e ela cai no chão. Jason de algum modo se sente ofendido e vai ajudar Piper, quando Dylan mostra o seu verdadeiro eu: um venti - espíritos da tempestade.
"Um silêncio desconfortável tomou conta do grupo. Piper via em seus rostos que vários tentavam traduzir aquelas palavras. Sabia que era latim, mas não sabia por que o seu - ela esperava - futuro namorado de repente começara a falar como um padre católico."
  
Página 103
Depois disso é o livro, que é recheado de surpresas. Mas o que mais me chama a atenção é como Riordan, em todo tempo, desde a anterior série, tinha um ás na manga. Eu nunca iria imaginar uma hsitória dessas, e o que mais me surpreendeu foi novos monstros, novos personagens, novas histórias. O autor soube dar uma nova cara ao livro, uma nova roupa, e em comparação a antiga série, ela é totalmente diferente.

O autor soube manipular a história, e ao seu momento, adicionar novos personagens, como Jason, Piper e Leo. De algum modo não sentimos tanta falta de Percy - que é mencionado poucas vezes - ou de Annabeth, que tem rápidas partes em que ela está presente. Mas enfim, o autor mesmo ocultando alguns personagens, ele revelou novos, e até carismáticos, e ninguém deixou a desejar.
A narração desta vez não é em primeira pessoa, e sim, em terceira. E há um detalhe, os capítulos se alternam de dois em dois o ponto de vista do personagem. É o mesmo estilo dos autores de Guerra dos Tronos e A última Música.

De início, a narração chega a ser estranha, mas logo somos conquistados e torna-se natural a leitura, que flui. O autor apostou e teve um ótimo resultado. A narração de Jason é engimática, cheia de mistérios e pergunta, em que ele se faz, perguntando-se o que está acontecendo. A de Piper é um tanto melosa, mais sentimental, e ela partilha o que sente por Jason, já que ele é seu namorado, mas o maior problema é que ele não se lembra desse fato. E a narração de Leo é mais divertida, e ele é um dos personagens de alívio humorístico, além de partilhar seu drama por causa da morte de sua mãe aos oito anos e etc.
"Pararam perto do topo do Pikes Peak. Lá embaixo o mundo estava encoberto por nuvens. O ar era rarefeito, Leo mal podia respirar. A noite caíra, mas uma lua cheia brilhava e as estrelas eram incríveis. Ao sul e ao norte, picos de outras montanhas surgiam entre as nuvens, como se fossem ilhas... ou dentes."
Página 316
Não sei mais o que falar da história. Se eu falar mais soltarei alguns spoilers, rs. Mas o que quero dizer é que se você tiver medo de arriscar essa leitura, achando que será bem diferente da outra série - o que é - saiba que essa leitura é bem melhor - não tirando os me´ritos da saga anterior. Rick criou um mundo novo, com elemento que nem ao menos eu iria imaginar. Há mais ingredientes explorados, e isso tudo tornou a narrativa simplesmente maravilhosa. Rick continua com seu humor e piadinhas em torno do livro, e isso deixou o livro melhor ainda

Sobre o final, achei muito de repente, não que tenha sido ruim, só achei que terminou deixando algumas coisas soltas. Espero que tudo se resolva no próximo livro, O Filho de Netuno.

O trabalho gráfico da editora Intrínseca foi show de bola. A diagramação perfeita, e erros de ortografia encontrei em pouca quantidade, mas nada que irrite a leitura. A capa é uma obra de arte e as letras do título tem um brilho dourado metálico que deixou o livro ainda mais legal.

Enfim, o que tenho a dizer é: recomendo!

5 comentários:

  1. Oi ..

    Como ainda não li PJ, passei longe da resenha, haha.
    Mas enfim, sou doido pra ler os livros do tio Rick. Dizem que são muito bons ^^

    Abraço!

    João Victor – Amigo do Livro
    • Administrador/Dono
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que você pode ler a resenha normalmente, mas fica por sua escolha, é porque talvez eu possa ter revelado alguma informação das outras séries, uahsuahs;

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler essa série, Riordan é um ótimo autor, gostei muito de PJ e do 1º volume de As Crônicas dos Kane, gosto da narrativa dele. Espero poder ler esse livro o quanto antes.

    http://sempre-lendo.blogspot.com/

    Abraços
    Juan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juan, uma coisa eu digo é que é bom se arriscar nessa nova série. Quero logo ler a continuação.

      Abraços,
      Joshua

      Excluir
  3. Ainda vou ler esse livro.Resenha maravilhosa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...